Mastite Tardia – nós cuidamos…

O apoio amplo e eficaz à lactação é essencial para as nutrizes que apresentam mastite.

Paciente, com bebê de 6 semanas, apresentou dores no corpo e febre, e no dia seguinte inchaço da mama esquerda, com vermelhidão e dor. Não observou diminuição das freqüências das mamadas, não tem nenhuma lesão na mama.

Geralmente, a mastite é diagnosticada clinicamente a partir da presença de sinais característicos, como uma área localizada e dolorida em um seio em associação aos sinais sistêmicos, como febre e mal-estar.

A técnica de amamentação deve ser amplamente aplicada, e a mãe deve ser orientada a esvaziar a mama com freqüência (e por completo), fazendo massagens circulares por toda a mama, e realizando a retirada de todo o excesso.

Os clínicos devem tratar a mastite precocemente e recomendar a manutenção da amamentação, uma vez que essa inflamação não representa nenhum risco ao lactente, para prevenir uma complicação freqüente, o abscesso na mama. Este apresenta sinais clínicos semelhantes à mastite, exceto pela presença de uma área de consistência firme e que, freqüentemente, apresenta flutuação. A ultra-sonografia da mama pode confirmar este diagnóstico.

A avliação do médico e o acompanhamento de um consultor em amamentação é de extrema necessidade, visto que é necessário um trabalho periódico para que não ocorra um desdobramento infeliz.

Caso clínico acompanhado pelo MamaMia.

informacao.mamamia@gmail.com

Fabiola Costa – (21) 9899-4885

Um comentário sobre “Mastite Tardia – nós cuidamos…

  1. Eu estou com mastiti e dói muito até de baixo do braço, quando comecei me sentir mal e meio febriu achei que fosse garganta quando a febre subiu pra 39 tive certeza que era garganta então como estou amamentando fui ao médico ele contatou a mastiti me receitou um antiflamatório e analgesico agora estou melhor e posso amamentar normalmente disse ele foi o que fiz mesmo com umpouco de dor eu consegui amamentar meu filho de 9 meses e adora mamar

Deixe um comentário

