Cesárea agendada: os riscos que o bebê corre quando o parto é marcado sem necessidade.

Pesquisa americana mostra que crianças que nascem antes de 39 semanas de gestação podem sofrer com problemas respiratórios .

Revista Crescer – Ana Paula Pontes

O parto cesárea agendado antes de 39 semanas de gestação aumenta a chance de o bebê ter problemas respiratórios. Outros fatores podem levar, ainda, a uma internação da criança na UTI neonatal. Essa é a constatação de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Foram avaliadas 13.258 cesáreas eletivas (quando a cirurgia é agendada sem a paciente estar em trabalho de parto). Destas, 35,8% aconteceram antes de 39 semanas. O resultado mostrou que os bebês nascidos com 37 e 38 semanas apresentaram mais risco de complicações, entre elas problemas respiratórios e hipoglicemia.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cesárea representa 45% dos partos, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que é de 15%. “Muitas cirurgias são feitas sem necessidade, apenas por comodismo, tanto dos pais da criança, que querem se organizar melhor, quanto dos médicos, que não precisam desmarcar consultas para realizar um parto a qualquer momento”, diz Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês (SP). A situação se agrava ainda mais se houver um erro na idade gestacional, fazendo com que o bebê nasça prematuramente.

Já, se a mãe entra em trabalho de parto e, no meio do caminho, é preciso realizar uma cesárea, o risco de problemas pulmonares é menor. Isso porque, durante o processo, o bebê sofre uma compressão no útero da mãe e, segundo Pupo, há uma série de transformações que acontecem na criança de maneira que ela fica mais preparada para sobreviver fora do útero. “Não se deve interferir num processo natural, a não ser em casos específicos em que há risco de vida para a mãe e o bebê”, enfatiza o ginecologista.

A data provável dos partos é em torno de 40 semanas de gestação. E, se mãe e filho estiverem bem, esse prazo pode se estender até 41 semanas e 6 dias.

Os benefícios do parto normal

Para o bebê: esse tipo de nascimento é bom para a criança porque segue o processo natural. Ela nasce na hora certa, a não ser nos casos de prematuros. Existem várias evidências e especulações de que o trabalho de parto não é meramente uma atitude física de expulsão do bebê, e sim uma alteração de padrão hormonal em que há liberação de hormônios pela mãe e bebê que sinalizam que o momento de nascer está chegando. Outro beneficio é que o tórax do bebê é comprimido ao passar pelo canal de parto, o que faz com que ele expulse secreções das vias respiratórias, tornando-o mais adaptado a respirar.

Para a mãe: além do aspecto psicológico, da satisfação da mulher em poder dar à luz, a recuperação é mais rápida e são menores as chances de complicações após o procedimento, como sangramentos ou infecções, por exemplo.

154 comentários sobre “Cesárea agendada: os riscos que o bebê corre quando o parto é marcado sem necessidade.

  1. Saudações!!!

    O meu ñ e bem um comentario e sim uma pergunta, a 2 meses tive um gestação de 26 semanas interrompida por parto cesariana, meu bebezinho Nicolas Yuri nasceu vivo, mas após 7 dias de vida ele veio a falecer, fiquei arrasada, até hoje sinto o meu coração em pedaços, me sinto muito triste, mas acabei de descobrir que estou gravida novamente,sei que o medico ñ ira aprovar, mas irei lutar por esse bebezinho, gostaria de saber se o meu bebezinho ou eu corremos algum risco? Desde ja agradeço sua atenção, muito obrigado.

      • se deus permitiu esse bb nada vai empedir de vc pegalo nos braços fique com deus flor!!

      • OLHA CREIA EM DEUS POIS EU PERDI 2 E ABAIXO DE DEUS VEIO UM MISSIONARIO NA MINHA IGREJA QUE PROFETIZOU QUE EU IRIA ENGRAVIDAR POIS O MEU MEDICO DISSE QUE EU NÃO IRIA ENGRAVIDAR MAS POI NÃO DUROU UM MES E FUI A OUTRO MEDICO E GRAÇAS A DEUS EU ENGRAVIDEI HOE ESTOU COM 37 SEMANS NA CONTAGEM REGRESSIVA PELO MEU FILHO ISAAC SABE PORQUE JÁ DEU TUDO CERTO POR QUE DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO É ´SÓ VC CRER FICA NA PAZ !

      • ola sou tais ..tive uma menina de 38 semanas cesaria ,faz 2 e 3meses e estou de 36 semanas de gestação ..sera que terei novamente cesaria …obrigada

  2. Bom dia!

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua atenção, fiquei muito feliz por você ter respondido minha pergunta.
    Minha gestação até as 24 semanas estava tudo correndo as mil maravilhas, o meu ginecologista passou uma ultra sonografia morfológica e foi ai que descobri que o meu líquido amniótico a via diminuído, no dia seguinte procurei o meu ginecologista e ele me falou que ele iria tentar segurar ate eu completar 28 semanas e o meu bebezinho pelo menos completar 1 quilo, passou uma injeção para amadurecer o pulmão e o coração do meu bebezinho, mas ñ deu certo, após uma semana e meio me internei em uma terça-feira para fazer outra ultra e exame de sangue, no hospital Daniel Lipp, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, e após 2 dias repedi os mesmos exames e o medico constatou que o líquido continuava diminuindo e minhas plaquetas e amacias estavam baixando muito e me deu a triste noticia de que iria ter que interromper a minha gravidez, no dia seguinte as 11:26hs, de parto cesariana dei a luz a um lindo menino de 33 centímetros e 780 gramas, que foi direto para UTI neonatal e após 7 dias ele veio a falecer de falência múltipla dos órgãos, hoje após 2 meses que perdi o meu bebezinho Nicolas Yuri descobri que estou grávida novamente, sei que o meu medico será contra mas estou disposta a levar essa gestação até o final.
    Tenho um filho Douglas Yuri de sete anos, a gestação dele foi perfeita e de parto normal.
    E a gestação de meu filho Nicolas Yuri, até a 24 semanas estava tudo normal, depois que veio os problemas. Ajude-me, por favor, me de sua opinião, pois já que o meu ultimo parto foi cesariana e agora menos de um ano irei fazer outra cesariana, será que o meu bebezinho irá correr algum risco.
    Moro na rua: 29 nº 340, casa 02, Jardim Primavera, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, CEP: 25.215-400.

    • ola amiga o que deus nos da é só para mostrar que somos fortes bastante para superar tudo perdi um bebe e logo depois de 6 meses tive outro e deus me deu perfeito se deus te deu essa oportunidade novamente é por que vc será uma vencedora convien em vc e muito em deus grande bjs no seu coração meu msn é simonecrema@hotmail.com

    • boa tarde
      estou gravida de 7 meses , minha gravidez está normal , mas a dois anos tive uma gravidez de complicaçoes desde do quinto mês , tive perda de líquido , placenta infartada por causa da da pressão alta e causando eclampsia .tive que tirar o bebÊ com 31 semanas nasceu com 2 k passou12 dias na uti neonatal mas graças a Deus tive vitória. Minha NOEMI sobreviveu hj pesa 25 k com 2 anos .quando engravidei desse beb~e muitos me criticaram cahando que ia ser complicada como a de antes mas graças a Deus tudo está ocorrendo bem totalmente diferente.
      assim será com você .

  3. Boa tarde Fabiola!

    Desde já agradeço sua atenção, e lhe peço por favor, assim que souber a resposta entre em contato, pois só tenho consulta marcada com o meu obstreta para o dia 10/04/09 e gostaria de chega nesta consulta mais tranquila, pois se eu já estiver sabendo de alguma coisa, ficarei bem mais tranquila e á vontade para conversar com o meu obstreta.
    Fabiola desde já agradeço sua atenção e compreenção, muito obrigado de coração, beijos.

    Att:

    Michele

    • ira CORRER TUDO BEM eu tive um filho as 40 semanas pensava quue ia ter parto normal e depois disseram que tinha que ser cezariana e tive correu tudo bem e depois engravidei de novo foi novamente cezariana e correu tudo bem so tem que ter fe e tive fillho com 16 e outra com 17 por isso voce tambem vai conseguir tenha fe

  4. Boa noite Fabiola, pode anotar meus números por favor:
    021-2776-6137 / 021-9319-8692, assim que tiver uma resposta me comunique por favor, desde já muito obrigada de todo coração.

  5. Boa noite Fabiola!

    Desculpe-me por estar sumida, e que o meu pc deu problema, mas agora ja esta tudo resolvido.
    Gostaria de saber se vc ja tem alguma resposta sobre a pergunda que lhe enviei? Desde já agradeço sua atenção e paciencia, mil beijos.

  6. gostaria de saber e minha 3 gravidez e meus partos todos foram cesarianos pois nao tenho dilataçao minha pelve e muito fechada,agora estou gravida do 3 filho e uma menina eu posso marcar acesariana pois estou enorme as pessoas me perguntao se estou gravida de gemeos e ja nao dormo a noite, minha ultima mestruaçao veio no dia 24 de janeiro estou entrando para 38 semanas gostaria que alguem me ajudasse porque meu go quer esperar mais ela com 30 semanas e 5 dias estava medindo 34.5 cm e pesando 1.k980gr irei fazer meu ultra esta semana de novo pra saber opeso e o tamnanho…

    • Oi Gisele,
      Eu entendo que o final da gravidez é muito cansativa, os bebês ficam enormes, porém peso e estatura não são motivos para marcar cesárea. Se vc. não tem nenhuma doença como pressão alta, diabetes ou qualquer outra doença na gravidez, se sua gravidez é normal, não vejo a mínima necessidade de marcar a cesárea. O ideal é que vc. espere entrar em trabalho de parto, para que seu organismo demonstre a maturidade do bebê. Mesmo você já tendo feito duas cesáreas, o parto normal é possível. Se parto normal não é a sua escolha, pelo menos entrar em trabalho de parto é muito importante para o bebê.

      Não sei se você sabe, as ultras tem uma margem de erro de 10%, então seu bebe pode ser menor do que você imagina.

      Seu médico está certíssimo tem que esperar

  7. oi DR. E QUE NA 1 GRAVIDEZ A MEDICA CONSTATOU QUE NAO DAVA PRA FAZER PARTO NORMAL POIS A MINHA PELVE E FECHADA E NAO TENHO DILATAÇAO NEM CONTRAÇOES NA 2 GRAVIDEZ ESPEREI ATE O ULTIMO MOMENTO JA NAO AGUENTAVA MAIS EO MEDICO QUERIA MARCAR MEU PARTO SO PRA 2 SEMANAS DEPOIS DO DIA QUE TINHA IDO NELE MAS COMO NAO ESTAVA AGUENTANDO ELE ME PASSOU OS EXAMES PRA SABER COMO ESTAVA O NENEM AI FOI CONSTATADO QUE JA NAO TINHA MAIS NENHUM LIGUIDO JA ME INTERNARAM NO MESMO DIA TENHO MEDO DE ESPERAR DESTA GRAVIDEZ TAMBEM PORQUE JAESTAVA MUITO ACIMA DO PESO GUANDO ENGRAVIDEI E AGORA ESTOU ENORME MAS MINHA PRESAO ESTA NORMAL SO SINTO MUITA QUEIMAÇAO NO ESTOMAGO EAS VEZES POR ELA MECHER DEMAIS DOI MUITO CINTO COMO SE ELA QUISE-SE SAIR E ESTOU INCHANDO AS VEZES DEMAIS HA ELA ESTA COM 43.5 CM E NAO 34CM COM 30 SEMANAS E 5 DIAS MAS AMANHA IREI AO MEDICO PRA FAZER UMA NOVA ULTRA E VER SE ESTA TUDO BEM FICO PREOCUPADA COM A NENEN E QUE MINHA CUNHADA PERDEU O SEU O ANO PASSADO QUANDO IA DAR A LUZ NA OUTRA SEMANA O MEDICO EXAMINOU E ESTAVA TUDO BEM QUANDO ELE FOR VER NOVAMENTE O CORAÇAO TINHA PARADO DE BATER O CORDAO UMBILICAL TINHA DADO UM NO NAQUELA HORA FOI MUITO SOFRIMENTO PRA TODOS ,MESMO ASSIM DR. SEI QUE IREI FAZER O PARTO CESARIO POR CAUSA DAS 2 CESARIANAS ANTERIORES NAO POR OPÇAO MAS POR GARANTIA DE SEGURANÇA ATE MESMO PRA NENEM HOJE ESTOU COM 96 KL E TENHO 1. 57 DE ALTURA ESTOU MUITO ACIMA DO MEU PESO FICO MEIO RECEIOSA COM TUDO ISSO OK ACHA OBRIGADA PELA ATENÇAO ….

  8. hoje fui ao medico minha filha ja esta encaixada e o medico disse que nao tem como fazer um parto normal porque minha bacia e totalmente fechada nao tenho dilataçoes mas estou sentindo dores nas costas fiz o ultra e minha placenta eo pulmao da nenem esta maduro mas esta no grau 2 …

  9. oi dr. Eu to c 39 semanas e ja tive um parto por ventosa e outro por cesariana. No 1o meu bebe faleceu. O 2o tem 2 anos mas tinha o cordao enrolado ao pescoco. Nao sera melhor marcar o parto?

  10. Dra. no dia 30/12/2009 tive meu bebe de parto cesareo com 37 semanas e 2 dias de gestação, ela nasceu bem, mas passados 2 dias(dia 01/01/2010) veio a falecer (com pneumotorax) e eu to ainda muito abalada, sei que o resguardo é de 30 dias, mas com 20 dias tive relações e tô com medo de ter engravidado, corro algum risco de estar gravida? E se estiver, eu e meu bebe corremos algum risco de vida? Por favor me esclareça pois estou apavorada…Desde já muito grata

  11. eu estou gravida de 29 semanas ja fiz duas cesarianas
    posso ter um parto normal
    me disseram que eu terei parto normal por que sinto muitas dores nas virilhas como se alguma coisa estivesse forçando
    estou pensativa por que medisseram que quem ja fez duas cesareas corre o risco de romper o utero na hora do parto normal minha filha menor tem 2 anos
    beijoss

  12. Minha irmã está na primeira gestação, hoje ela está com 40 semanas e 5 dias, o bebe pesa 3850 quilos, ela teve perda de secreção á uma semana e está com 2 cm de dilatação á 7 dias e o obestetra apenas dia para esperar, que ainda não chegou a hora, como moro em cidade do interior de Pernambuco uma cesariana aqui custa em torno de 900 reais e quando acontece eses tipos de problemas eles preferem não encaminhar para outro hospital e sim cobrar essa quantia pelo parto cesariana , pois a minha irmã já está preocupada com o bebe, ela sente colicas e muitas, está com muita dor de cabeça, estamos muito preocupados, já tentei um encaminhamento para grandes hospitais na capital, mas eles dizem que não é necessário, mim digam como posso agir, pois já não sei mais o que fazer ela não tem condições de pagar este valor estipulado, apenas quero que minha subrinha venha ater o direito de viver.

    • Querida Maria Goretti, Imagino sua aflio para ajudar sua irm. difcil te dizer o que fazer, sem avaliar a sua irm. Me parece que ela est iniciando um trabalho de parto, uma gestao normal pode ir at 42 sem, ento ainda est em tempo de nascer. Perder secreo no final normal. comum as mulheres dilatarem aos poucos, no necessariamente a dilatao acontece rapidamente., colicas so normais tambm. A dor de cabea tem que ser avaliada. No tenho como avaliar se sua irm precisa de uma cesrea, pelo que voc me diz ela est no caminho certo para o parto normal. Tenham tranquilidade. O corpo da mulher perfeito para parir. Voc precisa acam-la. Usar a gua nas sua diferentes formas, banhos quentes, bolsa de gua quente, quando sente clica, ajuda a aliviar a dor.

      Mande notcias! Boa sorte. Beijos, Fabiola

  13. Oi dr.O que faço para sumir o inchaço que fica acima da cirurgia cesariana? Tem alguma dica para mim, desde já agradeço se puder me ajudar.

  14. oi Doutor!Eu tive duas cesárias por falta de dilatação que não passa dos 3 centimetros;agora estou grávida de novo,estou de 36 semanas e o médico disse que será cesária,não marcou pra fazer e disse que quando sentir contração ou outra dor é pra ir ao hospital aí ele vai ver se está na hora;mas eu estou meia apreensiva,o que faço?espero ou não???
    espero sua resposta,por favor me ajude!!!

  15. oi estou na 37 sem e 2 dias e meu medico marcou o cesario p quarta vou esta com 38 sem e 2 dias estou com medo..corre algum risco??p mim e p minha bebe eh menina por favor mim responda estou muito preocupada o q faço?agradeço…

  16. ESTOU COM 37 SEMANAS FIZ UMA ULTRAÇÃO O BEBÊ ESTÁ 3.500KL O MEU MÉDICO DISSE QUE VAI TER QUE FAZER CEZARIA PORQUE TENHO VARIOS MIOMAS E ESTOU COM SOBRE PESO 1.56 E 98 KL EIDADE MATERNA AVANÇADA 42 ANOS SO QUE ESTOU COM UMA TOSSE COM MUITO CATARO AMARELO GROSSO QUE SO SAI PELA BOCA ESTOU MUITO PREOCUPADA POR FAVOR O QUE FAÇO GRATA..

    • hellen nossa sei que só podem ser feitas 3 cesárias eu vou fazer a terceira agora dia 20 e queria arriscar daqui 2 anos outra mas será que podemos ?
      estou preocupada mas acho que eles desligam para não acontecer uma quarta.

  17. eu ja tive 1 parto cesaria e 3 nomais estou ora ter nenem, descobri q tenho hepatite c minha primeira medica me falou q e perigoso eu ter cesaria por q ja tive 3 partos normais, procurei outro medico q me disse o contrario q posso ter sim cesaria pr operar pra não ter mas filhos .
    so q estou com medo, não sei o q fazer ter normal ou cesaria e qual tem mas risco do bebe pegar hepatite c.
    e no caso de amamentar tem perigo .
    grata debora 6 de outubro

  18. Oi dr estou com 36 semanas e sinto muitas dores na região da virilha nem consigo andar direito isso é normal? Desde Ja agradeço

  19. Olá Estou com 33 semanas,e minha nene esta com 43 cm e esta com 2.485g,estou com sobrepeso e eclampsia.O meu go diisse para marcar a cesarea para o dia 30 do prox. mes!è seguro?

    • Janaina, Pr eclampsia sinal que a qualquer momento as coisas podem no caminhar bem, vc. precisa controlar o peso e a presso. Tirar o beb antes de 40 sem, quando no tem problema algum sempre arriscado, porm correr o risco de eclmpsia pior ainda. A cesrea serve para salvar vida! Beijos.

  20. ola. dr. quero tirar uma duvida tive 2 cesareas, a minha ultima filha esta com 2 anos e agora estou gravida novamente mais gostaria do parto normal. eu tentei no primeiro mais nao tive nada de dilataçao e quando tiraram meu filho ele ja estava quase morto, na segunda gravidez tive problema de pressao. quero saber se posso tentar um parto normal, nao quero mais ser cortada.

  21. Eh evidente que muitos medico sabotam as chances de um parto normal com historia do tipo “voce nao tem dilatacoes, nao tem passagem…etc” Eu ja tive 2 gestacoes e nas duas nao senti dores de contracoes, tive o sinalzinho (tampao), fui ao hospital, apos algumas horas e um remedio para induzir o parto minhas filhas nasceram, saudaveis e ate hj nunca tiveram problemas graves (uma tem 15 e a outra tem 5 anos). Estou novamente gravida de 39 semanas e como estou pensando em fazer uma laquedura vou ter que optar por uma cesariana, mas sinceramente minha expectativa era de outro parto normal.
    Gostaria de deixar aqui registrado que : EH UM MITO O PARTO NORMAL EH MARAVILHOSO UMA EXPERIENCIA UNICA E NECESSARIA LUTEM POR ESTE DIREITO E NAO SE DEIXEM ENGANAR POR MEDICOS QUE APENAS PENSAM EM MARCAR CIRURGIAS AS 6 DA MANHA PARA FAZER DINHEIRO COM NOSSA SAUDE.
    Abraco a todas
    P.S: Claro, cada um pensa e age como quer e um medico etico sabe o que recomendar e respeita a opiniao do seu paciente.

    • Oi Nadia,

      Obrigada pela sua contribuição preciosa, realmente o parto normal deveria ser a escolha de todas as mulheres e a cesárea apenas para a ocorrencia de complicações.

      Você ja pensou na possibilidade de fazer o seu parto normal e depois ligar as tormpas por videolaparoscopia, sabia que hospitais públicos fornecem esse tipo de esterelização no programa da família.

      Procura informação, acho que vc. não precisa fazer cesárea.

      Beijos,
      Fabiola Costa

      Boa sorte,
      Fabiola

  22. boa noite
    tenho 2 filhos um com 18 meses e outro com 3 meses ambos foram parto por cesariana, a 1 cesariana foi porque tinha uma colestase gravidica induziram me o parto estava todo para parto normal mas o bebe entrou em sofrimento e fizeram uma cesariana de urgencia tinha 39s +5 dias do 2 foi cesariana por ter uma cesariana recente o bebe nasceu com 36s + 3 dias rebentou a bolsa das aguas daí ter sido mais cedo mas meu filho ficou internado na neo porque gemia quando respirava começou a piorar precisou do CPAP e voltou a piorar e teve que ser ventilado, não me davam esperanças mas graças a Deus esta bom mas não sabem o que se passou.
    minha duvida e a seguinte tomava cerazette porque estava a amamentar mas ja parei. posso continuar a tomar cerazette mesmo não estando a amamentar? posso engravidar tomando cerazete? meu periodo ainda nao veio devo ficar preocupada? quais os riscos qu corro se estiver de novo gravida com 2 cesarianas recentes? nunca esqueci nenhum dia de tomar a pilula
    por favor responda preciso de saber estou preocupada
    aguardo resposta para o email

    • Despois que pra a amamentao importante vc. contactar o mdico para saber a necessidade de mudar o remdio. O rsco de ter um terceiro filho depois de duas cesreas, vc. tem que perguntar para o seu mdico, pois ele que sabe como est a sua recuperao ps operatria. Att, Fabiola Costa

  23. Olá…estou gravida de 30 semanas e minha medica pediu para que eu tomasse as injeções para madurar o pulmão de minha linda bebezinha, disse que ela não chega nas 40 semanas que preciso ficar de repouso pq tive umas contrações quando ainda estava na 22 semanas e fiquei sabendo que quando a mãe no caso eu preciso tomar a injeção a bebe pode ter refluxos devido a estas injeçoes. Isso é verdade?

    • Oi Fatima, bem vinda… A injeo que a mdica passou de corticide apenas para amamdurecer o pulmo do beb mais rpido, geralmente ela usado em caso de provvel parto prematuro. Vc. est com alguma doena associada a gestao, que possa levcar ao parto prematuro? importante verificar isso com mais clareza, solicite orientao de outros mdicos.

    • Eu tomei do meu segundo filho com 37 semanas e ele não teve nada ele esta com 1 ano e um mês .Agora do meu mais velho que esta com 5 anos teve refluxo quando nasceu e eu não tomei a injeção porque minha bolsa estorou com 38 semanas mas ele tomou …..os meus partos foram cesarios mas agora estou achando que estou gravida de novo estou sem reação.bjs

  24. Oi gostei muito de saber de varios casos de gestaçoes diferentes gostaria de imformaçoes se possivel ja tive tres gestaçoes as duas primeiras tive aborto no inicio e a terceira perdi 28 semanas fiz exames posteriores e medica disse que tenho fator de imunidade se eu voltasse a engravidar teria que tomar uma injeçao na barriga todo mes me falem a respeito por favor

  25. oi meninas tantas preucupaçoes olha estou gravida pela 4 vez e ja tivi 3 cesariana o ultimo parto foi a 2 anos e nasceu prematuro e agora com 32 semanas de gravidez já estou sentindo cólicas dormência nas pernas e um pequeno sagramento a medica passou dactil e celestone para o bebe eu estou muito preocupada queria chegar a te as 37 semanas de gestação pois estou com 34

    • oi taty vc pode me dizer si correu td bem na sua quarta gestaçao pois queria tentar um quarta gestaçao mas tenho medo pois tbm tenho 3 cesarianas,si vc puder me responder te agradeço desde ja.

      • oi taty nao precisa se preocupar eu fiz a 4 e deu tudo serto nenhum problema vou fazer a 6 cessarea e operar engravidei tomando remedio eu so confio em deus fica tranquila beijos neia

  26. tenho algumas amigas q já engravidou é esse e meu primeiro filho depois de escultar varios casos resolvi ter cesáreo to com 29 semanas gostaria de saber setem o tempo certo tem q nascer com 40 semanas o primeiro dia da ultima mistruação foi 13 de fevereiro de 2011

  27. Dr: tire a minha dúvida que é parecida com a da sirlene, nua gestação normal , no momento to com 28 semanas se ao decorrer dos meses continuar a gestação tranquila,qual a idade gestacional certa pra o bebe nascer no parto cesáreo ?e partir de que mês informamos o médico que queremos ter cesáreo

    • A cesareana um procedimento de emergncia, ela deve ser realizada se existe alguma complicao, deve acontecer se a gestante ou o beb estiverem correndo risco de vida, se isso no ocorrer vc. dever esperar o parto normal que pode acontecer da 37 a 42 sem.

  28. oi minha filha esta com o cordão no pescoço e eu estou gravida d 39 semanas e 2 dias, será q minha filha aguenta esperar nascer daqui 2 dias? É q a cesárea só ta marcada pra daki 2 dias, tto com medo d a bolsa esstourar antes. Eu só tenho 16 anos.

    • Garciele, O cordo no pescoo no sinal de enforcamento, no se preocupe, os bebs se enrolam e desenrolam vrias vezes. Muitas vezes na hora da ultrasonografia ele est enrolado e na hora do parto j se desenrolou, isso aconteceu comigo, meu beb estava enrolado e quando nasecu no estava mais. Fique tranquila. Bjs. Fabiola Costa

    • Se não for amamentação exclusiva(amamentação de dia e de noite), se vc. estiver usando complemento, pode engravidar sim. O aleitamento contraceptivo é aquele em que a mãe amamenta o bebê em livre demanda e exclusivamente, sem usar complemento, água, chá.

      Se vc. já mesntruou tb aumenta a possibilidade de engravidar.

      Consulte seu médico.

  29. Bom dia!!!Gostaria mto de uma opiniao.Há 4 meses tive uma gestação de 28 semanas interrompida por pré-eclampsia,meu bebe faleceu e agora estou grávida de novo…Essa será minha quarta cesárea,,,Voce acha arriscado?

  30. oi eu já tive duas cesareas e a ultima tem 1 ano e 2 meses agora descobri que estou grávida denovo, o parto tem que ser cesarea ? eu corro algum risco ? por favor me responda que estou muito preocupada

  31. Bom dia.
    Oi, tive dois filhos e foram cesareas e a ultima vai fazer um ano no dia 14/11/2011,meu filho morreu ele nacseu de 8 meses, ainda posso ter outra cesaria e com quanto tempo posso emgravidar novamente, e quantas cesarias pode ser feita.

  32. Bom dia.
    Oi, tive dois filhos e foram cesareas e a ultima vai fazer um ano no dia 14/11/2011,meu filho morreu ele nacseu de 8 meses, ainda posso ter outra cesaria e com quanto tempo posso engravidar novamente, e quantas cesarias pode ser feita.

    • Porque vc. não sobreviveria ao seu parto? Meninas de 16 anos tem filhos e amamentam sem grandes problemas. Você precisa fazer um bom pré-natal, ler e se informar bastante. Ser mãe é maravilhoso, mas dá um trabalho enorme. Leia sobre amamentação, amamentar seu neném é super importante para ele crescer saudável e não ficar doente toda hora. Qualquer coisa estamos aqui para te ajudar. Um beijo.

  33. Tenho 4 filhos de parto cesária e em 3 tive complicações, estou com 31 anos e quero ter mais um filho, mas tenho certeza que será outra cesariana. Corro muitos riscos de uma 5ª cesária?

    • Oi Priscila,
      É importante você conversar com o médico que te acompanha, ele que saberá te dizer as condições do seu útero para uma nova gestação.

  34. estou gravida do meu segundo filho estou com 34 semanas ,meu primeiro foi cesária com 37 semanas de gestação entrei em trabalho de parto estava pronta para um parto normal com cólicas e dilatações mais a bolsa rompeu e era escura meio verde foi feito cesária de emergência,a gravidez todo foi complicada e no pós minha pesão foi 22por11,está gravidez estou com muitas varizes minha vagina está com uma veia enorme que vai até o anus não consigo fazer caminhada mais sinto muitas dores nas pernas e estou cheia de veias e as dores muito forte e constante engordei apenas 9kg meu medico prefere parto normal eu também mais como nessas ultimas semanas estou com a vagina enorme e as veias muito enxadas estou com dúvidas o que faço?ah meu filho Pedro tem 5 anos.

  35. Oi estou com 36 semanas de gestaçao, e há 3 semanas atrás estive enternada com ameaça de parto prematuro, será se chego até a 40 semana.

  36. Olá tenho uma dúvida.è que a 3 anos fiz uma cesáriana por não ter dilatação,pq minha bacia é muito estreita.estou grávida de 40 semanas e 4 dias.gostaria de saber se eu posso pedir no sus para tirarem logo o bebê.já que eu sei q não tenho passagem.
    e se eles podem atenderem meu pedido.

  37. Esquecí de complementar,na ultima ecografia que fiz a 2 dias atrás meu bebe ta com cerca de 4kls e 187gramas.e quase 54 cm fiz 40 semanas e 4 dias hoje.
    a médica que fez meu parto a 3 anos disse que minha bacia é estreita e que eu ñ tenho a mínima possibilidade de ter filho normal.gostaria de saber se eu posso agendar a cesariana pelo sus já que tenho 40 semanas e 4 dias.
    e se eles podem fazer esse procedimento.
    Eu estou muito desconfortável pra dormir,estressada demais,ânciosa ñ estou aguentando mais.

  38. oi, estou na minha 3 gestação, mas a primeira tive um aborto espontanio com 13 semanas e na segunda tive ruptura da bolsa com 21 semanas, tive que fazer cesaria, o nenem nao sobreviveu e acabei descobrindo que tenho um problema de coagulação, fiz um tratamento e hj estou gravida de 26 semanas, faço o uso de heparina 2x ao dia e o uso do asinfantil 1 ao dia, esta tudo bem com o bebe, mas eu sinto muitas dores nas costas, dores de cabeça e colicas, sera que conseguirei ter parto normal, obrigada desde ja pela atenção.

  39. Olá ,sei que o parto normal é o mais indicado que cada bebê tem seu tempo ,mas a minha pergunta é o seguinte tenho uma filha de 14 anos o parto dela foi meio frustrante ;internei com contrações fiquei 36 horas em trabalho de parto ,a bolsa foi rompida com 7/8 de dilatação,fui pra sala de parto com dilatação total e ela acabou nascendo de cesariana pois depois de mais de duas horas fazendo força ela rodou e se encaixou no lugar errado e não conseguiram desvira la,os batimentos dela estavam bem baixos e foi realizada a cesaria de emergencia,agora 14 anos depois estou gravida novamente estou com36 anos morrendo de medo de passar por tudo isso de novo ,e quando o bebe nascer eu quero fazer laqueadura .
    Sei que cada gestação é unica e o que aconteceu no passado “pode” não acontecer agora mas tenho muitas duvidas e minha obstetra só quer falar desse assunto mais perto do parto ,o que você acha tem chance de acontecer tudo de novo minha filha era bem grande ao nascer e este bebe tbem como vc acha que devo me preparar ,e a laqueadura????
    me ajude .
    Obrigada!!!!

  40. Ola! Tenho 23 anos e estou gravida de 25 semanas, com 19 anos tive um filho com 39 semanas e 5 dias entrei em trabalho de parto era pra ser normal fiquei um dia e uma noite sentindo as dores fui examinada varias vezes nesse período e quando tomei a injeção só dilatei 8 cem nesse tempo todo, por fim eu ja tava ficando toda roxa, ai me levaram pra cesárea meu filho nasceu todo roxinho com 54 cem e 3.945g, ficou um pouco no oxigênio, mais gracas a Deus deu tudo certo. Ele mamou ate os 3 anos e 3 meses e logo eu engravidei de novo, hoje tenho medo de passar por todo o sofrimento que passei, quero fazer uma outra cesárea tenho uma consulta com o medico ainda esse mês, gostaria de saber a sua opinião com quantas semanas eu já poderia marcar a cirurgia. Desde já obrigada!

  41. Boa tarde,Gostaria de saber se posso esta gravida,lembrando que tenho um bb de quase 8 meses,nascido de parto normal,eu não tomava nenhum anticocepcional apenas uso camisinha.So que as preliminares acontecia sempre sem camisinha iclusive teve ate penetração,mas nunca meu marido ejaculou dentro. Minha menstruação depois do parto veio uma unica vez dia 31 de dezembro 2011.Hj já são 06 de fevereiro 2012 e minha menstruação ainda não feio,será que estou gravida novamente?????

  42. a medicina é avançada nos casos de livrar os riscos ao bebe e a mãe durante o pre natal — quem gosta de parto normal faça se se sente forte o suficiente mais no meu caso estou vivenciando uma gestação com muita dores e não quero coroar com o parto normal mesmo sabendo dos beneficios ja passei por um um normal e agora não quero outro alem de querer fazer uma ligadura de trompas e não adianta ninguém me dizer que existem outros meios de ante concepção pois tenho dois emprregos e dois bebes para cu idar e não quero me preocupar com a droga do comprimido e nem com as hemorragias que o diu possa causar fora o perigo de sua expulsõa e nem com a droga da borracha da camisinha que é um saco pois tenho alergia todas as vezes que a uso .

  43. OI estou com 40 semanas e 3 dias sera que meu bebe pode nascer normal ainda ou vai ter que ser cesario nao sinto dores nenhuma.

    • Pode sim Joelma…Se tudo estiver correndo bem com a sua gestação ela pode ir até 42 semanas. Aguarde o trabalho de parto.

  44. Tive um bebe com 25 semanas e ela passou so 6 dias comigo, ate agora não conseguiram mim dar explicação p o q aconteceu, o problema foi o liq. q aparentemente meu organismo n produzia o suficiente, gostaria de saber quando posso engravidar de novo e se e possivel acontecer com uma proxima gestação. Tinha perdido outro bb com seis semanas.

    • Infelizmente Adriana não tenho como te dar explicações sobre o seu caso. Somente quem te acompanhou pode saber o que aconteceu. Nem tenho como saber se terá algum problema na próxima gestação, o ideal é conversar com algum obstetra de sua confiança.

  45. A DPP era para o dia 28 de Abril mas devido ao cordão umbilical está ao redor do pescoco o médio adiantou o parto para o dia 11 de Abril! O cordão apresenta risco suficiente para adiantar o parto??

  46. Olá meu nome é nathane Barbosa, estou com 36 semanas meu bebe pesa 3,850
    meu medico disse que nao poderei telo normal pel tamanhoo; queria saber se posso pedir uma agendamento da cesariana com 37 semanas. /?

    • Nathane,
      Marcar a cesárea nunca é a melhor opção, a não ser que a gravidez esteja em risco, o ideal é esperar o trabalho de parto. Att. Fabiola Costa

  47. é seguro esperar parto normal até 42 semanas mesmo depois de uma cesarea à 6 anos … minha mé dica disse que pode romper o utero… estou com medo… estou com 40 semanas 4 dia

  48. aos nove meses e oito dias tive minha filha,não sei se ela naasceu viva ou morta,o médico me falou que ela tinha nascido morta,mas não acreditei pois ao nascer ele colocou o oxigênio nela para ver se ela reagiria,ele me contou uma história mas não acreditei até hoje guardo uma enorme magoa deles.Sei que se esle tivessem feito algo estaria com minha filha.Meu esposo e eu ficamos desesperados pois tinhamos feitos muitos planos.Agora estou com medo de engravidar, se eu conseguisse engravidar de novo gostaria que fosse cesariana será que conseguiria.

    • Deus te ama, e é um amor imensurável que não da pra calcular, nem imaginar de tão grande que é. Não tenha medo dos problemas da vida, Deus não vai deixar você só, Deus nunca te abandona, fique firme, olhe pra frente. Pode estar difícil sim, pode estar doendo, mas saiba que não existe nada que seja impossível quando entregue nas mãos de Deus. É isso mesmo, deposite toda sua força, toda sua fé, tudo o que você tem nas mãos de Deus, Tem um versículo que diz, Confia os teus cuidados ao Senhor, Ele te susterá; jamais permitira que o justo seja abalado.. Tem outro que diz: Espera pelo Senhor, tende bom ânimo, e fortifique-se o teu coração, espera pois pelo Senhor.. Espere no Senhor, Ele cuida de você, não temas, olhe com os olhos da fé, Deus está sim trabalhando por você. Ele está te escutando, ouça o que Ele diz… Não desanima, Deus é contigo ♥

  49. OLA,DR ESTOU GRAVIDA DE 21 SEMANAS DE REPOUSO COM LIQUIDO PELO FATO DE PERDA DE LIQUIDO AMINOTICO ATE 14 SEMANAS BELEZA DEPOIS DA INJESTAO DA VITAMINA NATALE TDO MUDOU O BEBE ESTA BELEZA CORAÇAO E CORPO E CELEBRO FORMADO ESTOU NAS MAOS DE DEUS….

  50. Olá DR, estou grávida de onze semanas e tenho um problema chamado placenta previa, e a medica já está falando em marcar a cesariana estou com tanto medo, me ajuda por favor

  51. bom dia sou avo minha filha esta na 37 semana mas esta sentido muitas dores o bebe esta com o cordão umbilical ao pescoço e os mesdicos falarão que é normal ??? Tenho muitas duvidas

  52. tenho um filho d 6 anos e estou gravida novamente,dessa vez e uma menina , tive o Juan d parto cesaria

    ,tenho possibilidades d ter um parto normal ou sera cesariana d novo,moro em guaianazes sao paulo,e tenho 24 anos!dsd ja agradco

    • Simone,
      Ter uma primeira cesárea não é indicação para ter uma segunda cesárea. Em SP existem vários grupos de apoio a gestantes que podem te fortalecer para o parto normal, procure um, tire todas as suas dúvidas, e acredite em você! Bjs.

  53. Boa tarde Drª : Tenho 30 anos e tive 2 partos normais,mas agora estou de 35 semanas,estou com diabetes gestacional e triglicerides muito alto tomo insulina 2x ao dia.
    Minha GO quer marcar a cesaria para 37 semanas devo fazer?devo tomar as vacinas?Por favor me responda gostaria muito de ouvir sua opinião,já q tenho um
    neo de 8 meses morto com 10 dias de vida.Desde ja muito obrigada.

    • Adriana, é importante você conversar com seu médico, se não está confiando na conduta, procure uma segunda opção ou um grupo de apoio para gestantes. Isso pode te ajudar! bjs.

  54. ola gostaria que me tirasse uma duvida tenho 23 anos e 4 filhos e estou gravida de novo gostaria de saber se eu posso operar pra nao engravidar mais nao me dou bem com anti consepcional e as injeçoes me incham muito.

    • Diana, essa dúvida você deve tirar com o seu obstetra, só ele pode te informar as suas reais condições. Att, Fabiola Costa

  55. Boa tarde,em 2010 tive um filho e fiz laqueadura de trompas,mas agora descobri que estou gravida novamente,mas como pode? estou gravida pq? se vc fiz laqueadura,tenho muitas duvidas e medo tb,pois todos os outros foram parto cesaria,entao como fazer a 5º cesaria?

  56. Olá drª gostaria de me explicasse a diferença entre fazer uma laqueadura e ligadura, são procedimentos diferentes? estou grávida de meu 3º filho e pretendo encerrar. Desde já muito obrigada!! amei o seu site

  57. ola fabiola eu me chamo janice sou de sao joaquim sc.estou na minha 03 gestação sendo qe dos meus dois primeiros tive cesaria isto poq o medico disse qe eu tenho e ñ tenho condisoes para ter parto normal.tenho condisoes pois tenho espaço sufiçient, e ja ñ tenho porq tenho problemas de convusões. Gostaria muito qe vc me respondese se eu posso ou ñ vim ater parto normal depois de duas cesarias e tendo convusões. Desde ja eu acradeso uma boa noite bjosss.

    • Janice,
      Quem vai avaliar suas condições é o médico, a parteria ou a enfermeria obstetrica que te acompanha. Não conheço seu quadro de convulsão, não tenho como saber se a convulsão vai interferir no trabalho de parto.

  58. oi! estou na quinta cesária, e o médico disse que meu útero pode romper por contraçoes tenho várias e as dores são horríveis estou com 35 semanas e um dia, fiquei no hospital durante duas semanas pois o liquido havia baixado, pedi para voltar para casa contra a vontade do medico o hospital é longe acho que leva duas horas para chegar lá, ele disse que se rompesse não daria tempo, mesmo assim estou em casa, mas perco liquido constantemente e as dores continuam, colicas e contraçoes meu bebe esta com 2,660 e mede 46 centimetros, vc acha muito risco eu fazer cesaria com 37 semanas????

    • A cesárea é uma cirurgia para resolver problemas e no seu caso pelo que vc. relatou não existe a possibilidade de fazer parto normal. Respouso nesse momento é importante,.

  59. Olá, na ultima ultrassom que fiz com 31 semanas o medico disse que minha bebe estava encaixada e desde então tenho sentido contrações e estou com secreções e sinto muita pressão na pélvis como se a bebe estivesse empurrando será que posso ter parto prematuro hoje estou com 33 semanas.desde ja agradeço pela resposta.

  60. oi,estou com 37 semanas e 4 dias minha preçao estar subindo e estou sentindo faltar de ar sera q é preciso fazer uma cesaria estou com medo de faltar ar pra minha filha é a minha primeira gravidez tenho apenas 20 anos

    • Beatriz, a pressão alta sem controle é indicativo de cesárea, é importante observar com critério. Consulte seu médico.

      • oi tudo bem? entao estou gravida da6 cesarea qual e o riscos que coro estou de 30 cemanas

  61. Olá!

    Meu nome é Juliana e tenho certas dúvidas, se é que posso chamá-las dessa forma.

    Bem, tenho dois filhos, um com 12 anos e meio (nascido em 25Abr2000) e uma menina com 8 anos e meio (nascida em 09Fev2004), e estou grávida pela última vez, assim espero (rsrs).

    Quando tive meu primeiro filho, tinha 17 anos e não tinha acesso à informação que tenho hoje. Gosto muito de ler, de pesquisar artigos publicados na/pela Febrasgo, enfim. Nesta primeira gestação, minha médica fez de tudo pra me convencer a fazer uma cesariana marcada (insito que contra minha vontade), com a justificativa que o bebê era muito grande, que não estava encaixado e outros argumentos que me passaram medo e acabei marcando a cirurgia entre 37-38 semanas de gestação. Deu tudo errado, meu bebê pesava 3,100 kg, media 49 cm (pequeno) e quase morreu, pois nasceu roxinho, com parada cárdio-respiratória, tendo que ser ressucitado pelo neonatologista do hospital e o pediatra que eu havia escolhido, que também estava presente durante a cirurgia (Ápgar 5 e 6). Eu tive dificuldade para respirar durante o parto e, quando o bebê nasceu, me sedaram para que eu não acompanhasse “de ouvido” o corre-corre que fizeram para salvá-lo, daí é que eu tive dificuldade respiratória mesmo! Quando acordei, minha médica me disse que ocorrera uma complicação com o meu filho, que ele havia apresentado uma parada cárdio-respiratória, que havia sido ressucitado e que eu tive uma “leve” parada respiratória durante a cirurgia, sendo esta última provavelmente um efeito causado por um medicamento utilizado na anestesia chamado Dimorf e que, por isso, ela não utilizaria em mim medicamentos fortes contra a dor no pós-operatório (morfina), pois poderia ocorrer este fato novamente. Conclusão, na cesariana marcada, meu filho quase morreu, eu passei uma dor indescritível assim que passou o efeito da anestesia, pois me medicaram apenas com LISADOR via oral (que não cura nem minhas dores de cabeça, quando as tenho). Sendo assim, tenho muito trauma de cesariana.

    Com 21 anos de idade, quase 4 anos depois, tive minha segunda gestação e o parto foi completamente diferente do primeiro, mas vale salientar que ainda não tinha o acesso à informação que hoje eu tenho. Tive ruptura da bolsa das águas com 36 semanas e 5 dias de gestação, entre 3 e 4 horas da madrugada, momento em que liguei para meu OUTRO médico e fui para o hospital. Por volta de 7 horas, ele chegou lá e eu estava tranquila, sem dores, com tímidas contrações, querendo um parto normal de qualquer jeito, devido à experiência terrível que tive com o primeiro parto. Lá, o médico também tentou me convencer a fazer uma cesariana, me colocando medo ao alegar que “com a bolsa rota, havia grande possibilidade de ocorrer um PARTO SECO” (onde já se viu isso!!!), que era muuuito arriscado para o bebê, que havia grande chance de eu contrair uma infecção (esta sim era uma possibilidade, mas pode ser resolvido tranquilamente), contudo eu acreditei, fiquei novamente com medo e sucumbi à uma nova cirurgia. Comecei a chorar, praticamente implorando para ele não deixar nada acontecer com minha menina e para me dar muuuuuito remédio para dor. informei o anestesiologista sobre o problema ocorrido no outro parto e ele me tranquilizou bastante, explicando que eu não precisava ter passado por toda aquela dor, que a sensação de dificuldade respiratória era normal, que ele me monitoraria com muito zelo etc, e assim aconteceu. Minha cesariana foi uma benção, minha filha nasceu super saudável, com Ápgar 9 e 10, e eu não senti NADA de dor. Ouso dizer que foi a mesma coisa de não ter operado, passou a anestesia e foi como se não tivesse passado por uma cirurgia.

    Minhas conclusões são: na cesariana marcada, há grande risco do bebê sofrer complicações respiratórias e, em contrapartida, esperar entrar em trabalho de parto é muito benéfico para o bebê, pois naturalmente há produção de hormônios que o deixam pronto para sobreviver fora do útero, diminuindo substancialmente o risco que haver complicações respiratórias, dentre outras.

    Por fim, estou com 31 semanas e 5 dias na presente data e meu novo médico quer marcar uma cesariana tampouco quer me deixar entrar em trabalho de parto. Eu não quero isto! O que eu gostaria mesmo é tentar um parto normal (afinal, minhas cesarianas estão muito bem cicatrizadas) ou, ao menos, entrar em trabalho de parto, mas não achei no meu plano de saúde um médico que se dispusesse a tentar um parto normal ou me deixar entrar em trabalho de parto. Estou muito triste com isso. Já li a respeito de protocolos médicos para PNAC, sobre o que pode ocorrer, o que deve ser feito, que medicamentos usar, que medicamentos não usar, li sobre dados estatísticos de ruptura uterina e de riscos durante uma cesariana (que são bem maiores que os riscos de ruptura…).

    Nesse sentido, solicito especial fineza de me esclarecer tecnicamente sobre o porquê de eu não poder entrar em trabalho de parto ou de nem ao menos tentar um parto normal, quais os riscos que tenho e o que eu posso fazer, tendo em vista que estou com pressão normal (11X6), gestação saudável, sem maiores riscos, exames todos normais. Não se preocupe com linguajar técnico, no que eu tiver dúvida, pesquiso e descubro o que é.

    Agradeço desde já a paciência e a compreensão.

    Juliana

  62. estou com 29 semanas e vou fazer cesária pois o hospital de minha cidade não oferece muitos recursos se por acaso tiver que ser cesária, e o meu obstetra não arrisca fazer normal pois ele é de outra cidade e se por acaso eu entrar em trabalho de parto não poderá me atender por isso prefiro fazer cesária com o médico que me acompanhou desde o inicio e sendo particular fico tranquila. o hospital é um lugar que não há muitos médicos e a falta de higiene é muito grande..

  63. Olá boa tarde! estou grávida pela primeira vez e meu parto estava previsto para o dia 20 de dezembro, já se passaram 7 dias e nada. Bati uma ultrasonografia e ela está sentada. já pesquisei sobre sinais de parto e pelo que vi~nenhum deles até agora eu tive. e agora o que faço? devo ir para a materndade?

    • Olá boa tarde! estou grávida pela primeira vez e meu parto estava previsto para o dia 20 de dezembro, já se passaram 7 dias e nada. Bati uma ultrasonografia e ela está sentada. já pesquisei sobre sinais de parto e pelo que vi~nenhum deles até agora eu tive. e agora o que faço? devo ir para a materndade?

    • Diana,
      Provavelmente esta data de 20 de dezembro corresponde a 40 sem de idade gestacional, a gestação pode se estender até 42 semanas, quando tudo está correndo bem!

  64. bom dia vou operar e o medico marcou um exame pra saber se o bebe esta encaixado e se eu tiver fico por la msm no hospital to com 38 semanas sera que tem algum risco

  65. to preocupada pq tenho tireoide tem algum problemas.faço 9 meses dia 2 quando e que pode ser marcado a operaçao pra nao ter mas filho quero que seje antes das dores pq tenho possibilidades de ter normal me responda por favo tire essa duvida obrigada …

  66. ola! gostaria de pergunta se corro algum risco se eu engravidar novamente ja tenho 4 filhos dois foi normal e 2 foi césaria mas a ultima que ja tem 4 anos eu estava ja sentindo dor e ja esta de 10 em 10 minutos quando a medica disse q eu teria q fazer uma césaria ,ai eu perguntei por que tenho q fazer uma cesariariana ele disse e pra mim não ter que ficar sofrendo pra ser mas rapido ,mas acabou que complicou depós de ter tido minha filha eu dei emoragia emterna e uma parada-cardiorespiratoria fiquei enternada mas ums 3 dia e hoje posso engravidar sem meno ou corro algum risco obg?

  67. ola estou de36 semanas e sinto muita dor nas verilhas e nas costas as vezes guamdo amdo o bb parece ate que ta saimdo fui no meu go ele me pasou inibina afff nao aguemto mais e fis uma utra hj e o bb ja ta emcaxado me ajude iso e normal?

  68. Ola.estou gravida de 36 semanas e estou sentindo muita colica. Gostaria de saber se essas colicas podem ser por eu ter tido duas cesareas e meu utero esta esticando a cicatriz?

  69. Oi tou cm 32semanas e 5 dias e o meu medico marcou para min tira o meu bebe cm 8 meses e 20 dias pois ele ta grand sera que tem ploblema corre algum risco ?? Me axud por favou tou cm medo!

  70. Oi…dia 20/10/13 faço 38 semanas de gestaçao e meu bebe ainda nao encaxou ..será q devo marcar uma cesária…me preocupo pois tenho 5 filhos e todos nasceram de 37 semanas.estou muito preocupada

  71. Bom estou gravida de 19 semanas,e tenho um filho de 6 anos,fiz os exames de rotina para minha surpresa no resultado deu que tenho DIABETE e hepatite B,fiquei desesperada,meu bebe tá correndo risco ?

  72. Nao concordo bem com a tese ha muitos partos complicados como o meu por exemplo nao tenho passagem os medicos falam assim porque nao e eles que ficam sentindo toda essa dor sao homens e nao sabem o que dizem pimenta nos olhos dos outros e refresco amargo penso assim

  73. Vítima da Cesariana Agendada

    Se pudesse, aconselharia todas as mulheres a optar pelo parto normal, ou pelo menos a passar pelo trabalho de parto antes de uma eventual cesárea.
    Sou uma vítima da cesárea agendada, aquela sem trabalho de parto e sem a menor consideração para com o bebê. Hoje, com 20 anos e depois de alguma leitura em artigos científicos a respeito, concluo que teria sido mais benéfico, e até mais ético, se minha mãe tivesse me abortado.
    Nasci antes do tempo, com 38 semanas, por conveniência de um médico insensível e pelo medo que minha mãe sentia da dor. Um paradoxo, pois ela relata que a dor do pós-operatório que sentiu, após a cesariana, foi muito mais cruel que a dor que sentiu em seu primeiro parto, que foi normal.
    Além de ter nascido com icterícia (o menor dos problemas) e dificuldades respiratórias, tive problemas de aprendizado no colégio e, principalmente, de socialização. Fui uma criança incompreendida, já que meus próprios pais me condenavam duramente por minhas limitações, e sofri de grave depressão, da qual só consegui me libertar há alguns meses com auxílio de acupuntura.
    “Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas (…) a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.

    Ela nunca foi capaz de voar.” (A lição da borboleta, autor desconhecido)

  74. Boa tarde to com um medo de doer tenho 3 filhos todos de parto cezarea e osdois ultímos c complicações por aderências estou gravida de 23 semanas e meu ultimo parto foi à 1 ano e 9 meses tenho reisco de morte pois minha ultima medica falou q minha barriga e horrrivel p operar e a cezaria ñ foi opção pois ñ tenho passagem por favor me responda c urgência desde já agradeço…

  75. Boa tarde .. queria tirar esse tempo pra pedi informações meu nome e Jordane Rodrigues de lima tenho 13 anos estou gravida de 5 mês e 28 dias minha gravides e de alto risco e meu parto vai se cesário queria saber si corre algum risco de acontecer algo comigo e meu Bebê .. Alias de minha gravides se de risco minha mãe não quer que eu cuide do meu Bebê quer da pra outra pessoa além de informações queria ajuda de todos seja como for tenho medo de entra em Depreção pós parto sofro muito todo dia choro por causa que minha mãe não quer que eu cuide diz ela que eu não tenho querer de qual quer jeito vou ter que dar :'(

  76. Ola boa noite! Tive um aborto com 21 semanas porque minha bolsa rompeu ! Corre risco disso acontecer denovo e eu ter outros aboro??

    Me ajude, obrigado!

  77. Ola!!
    Ja fiz 3cesarias a ultima a 3 anos, meus filhos nasceram tdsbem e saudaveis. Agora queria engravidar d novo, porem em tds os partos minha pressao subiu, no dia. Sera q corro algum risco s tentar pela 4 vez?

  78. bom dia ,na verdade gostaria de fazer uma pergunta ,tenho 8 filhos ,todos foram normal sem poblemas ,estou gravida de 33 semanas,vou fazer laqueadora ,o medico deve agendar por esses dias pra fazer a cirurgia ,como nunca fiz cesaria estou morrendo de medo ,essa operaçao é segura ?tem algum risco?

  79. ola estou gravida de 39 semanas e 3 dias ate hj nao sei se e normal ou cesaria pq na mesma hora que meu bebe esta de cabeça para baixo esta sentado estou com medo pq a cesaria nao pode passa e meu primeiro filho fui no hospital segunda me mandaram volta na segunda feira que vem meu parto ta marcado para dia 30 desse mes mais to com medo pq nao tenho experiencia e meu bebe fica nas duas posiçao pelo visto nao estou dilatando o medico disse que estou começando a entrar em trabalho de parto mais quer mim ver segunda de novo o que eu faço eu custei engravidar DEUS prometeu que ia mim da e mim deu o que eu faço

  80. oi eu queria que a senhora me disesse uma coisao o meu filho quando ele tinha 6meses eu fiquei gravida de novo e passei por cesareana de novo agora ele ta com 3anos corre risco de vida se eu engravidar de novo.

  81. Minha última cesárea tem exatos 1 ano e 2 meses , e descobri outra gravidez ..corro algum risco.. e o bebê ja que minha filha nasceu com hidrocefalia.?

  82. tenho uma filha de 1 que acabou de completar 1 ano que foi cesaria e estou gravida de 5 meses e 1 semana os medicos ja falaram que e cesaria tambem mas a minha preocupação e se vai ser antes de 42 semanas

  83. Eu acho que tudo depende da saúde de ambos se a gestante não corre risco de vida e nem o bebê tudo bem ter o parto normal, mas se tem risco é melhor agendar o parto. Eu falo pois eu tive que interromper a minha gestação de 26 semanas devido ao fato de ter dado a sindrome de hellp, graças a Deus eu estou viva e pude ver meu filho que viveu por 6 dias, devido a fragilidade e as complicações ele não resistiu, mas sei que foi melhor assim pois ele ficaria com varias sequelas.
    Sou a favor do parto agendado pois nem toda mulher esta preparada fisicamente para o parto normal

  84. Tive três partos cesarias e to grávida de 23 senanas vou ter q fazer denovo a cesaria quando sera agendado meu parto? Vou fazer a laqueadura junto

  85. Eu ja tenho quatro meses de gravida mais ñ sabia pq minha menstruação vinha normal so fiquei sabedo pq ninha barriga vinha crescendo muita.mais ñ fui no medico ainda neu bebê corre risco,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s