O que é APOJADURA?

Hoje resolvi escrever  sobre a apojadura, atendi um caso pela manhã de uma moça com o seu bebê, que havia passado pela apojadura com um diagnóstico de MASTITE,  este diagnóstico resultou na introdução do leite artificial e na  dificuldade em amamentar. É importante deixar claro que a APOJADURA é um processo fisiológico da lactação. O diagnóstico errado, ou o tratamento realizado de forma inadequada pode comprometer o SUCESSO do ALEITAMENTO MATERNO.

A APOJADURA, é uma ação hormonal que tem por objetivo dilatar os alvéolos, local onde é produzido o leite, e todas as estruturas da mama envolvidas com a lactação, o objetivo desse processo é proporcionar maior produção de leite.

O organismo produz uma grande quantidade de líquido dentro das estruturas da mama, dando uma sensação de mamas cheias de leite, esse líquido não é leite e sim água nos tecidos.

Esse processo inicia a partir do terceiro dia pós parto. Os estudiosos entendem a APOJADURA, “como uma espécie de preparação mecânica da mama para a posterior descida de leite, uma vez que o fenômeno provoca a dilatação das estruturas por onde posteriormente irá passar o leite.” (APRÌGIO-1999).

O que piora o processo?

  • COMPRESSAS, BANHOS QUENTES.
  • USAR REMÉDIOS PARA DIMINUIR PRODUÇÃO OU EJETAR LEITE.
  • DEIXAR DE AMAMENTAR.

O que alivia o pocesso?

  • COLOCAR O BEBÊ PARA MAMAR SEMPRE QUE ELE DESEJAR.
  • FAZER MASSAGEM E TENTAR RETIRAR LEITE PARA ALIVIAR A PRESSÃO INTERNA.

É importante lembrar que nesse momento ainda temos o colostro circulando e que esta é uma secreção viscosa como “mel”, difícil de ser visto ou retirado.

Caso não consiga resolver, procure um profissional especializado ou o banco de leite da sua cidade.

escrito por:  Fabiola Costa – fonoaudióloga, psicanalista e doula

Maiores Informações: (21)99899-4885

informacao.mamamia@gmail.com


12 comentários sobre “O que é APOJADURA?

  1. nossa Fabíola, gosto muito de ler tudo o que escreve, e acredito q tem uma preocupação em tornar notóriodiferentes casos para o nosso entendimento…. parabéns……… gostaria de saber se tinha como me enviar uma resposta( para e-mail) de uma pergunta que tenho a mmuito tempo: porque pesa-se a criança ao nascer, o tratamento uda conforme o peso da criança no pós natal imediato?

  2. Olá hj meu bebe completa 10 dias de vida, tive apojadura no 3 dia, meu leite saia muito pouco e as bombinhas que comprei eletrica e manual n davam mais conta, por 1 semana fui ao hospital de dia e de tarde tirar meu leite e tentar diminuir o edema e o inchaço de minha mama, contratei uma pessoa especialista em aleitmento para vir em casa me ajudar, a dor era tanta q tive depressao pos parto e minh medica mandou tomar remedio para secar meu leite, agora estou dando aptamil 1 e o restinho que sobrou do meu leite para meu bebe.

    Na verdade até agora n sei o que resolve essa tal de apojadura, fiquei muito triste em n conseguir amamentar meu filho.

    • Thays,
      A apojadura é um processo normal da lactação, dói muito sabemos disso. Mas o que se deve fazer na apojadura é colocar o bebê para mamar, fazer uma compressas de água gelada para aliviar um pouquinho a dor, e esperar passar. Geralmente dura 3 a 5 dias e depois tudo volta ao normal. Ficar retirando leite toda hora ajuda também, mas deixa a mama muito mais dolorida.
      Att,
      Fabiola Costa

    • tudo isso aconteceu em 10 dias, e nenhuma das medidas foi resolutiva. Tanto por tão pouco…
      Em 10 dias não se faz diagnóstico de depressão pós parto…
      Apoio emocional, é o melhor remédio nessa fase.
      Amamentar requer paciência e preparo, o preparo que não é feito em meses de consultas pré natais…

    • Pela sua história vemos que o problema não foi que vc não conseguiu infelizmente vc foi mal orientada por uma medica que nada entende de amamentação ou depressão pós – parto, triste saber que outras mulheres passam o mesmo que vc!
      Talvez se vc tentar a relactacao ainda consiga amamentar mais seu bebê !

  3. Pingback: O que é, como e por que ocorre a apojadura nas mamas

  4. Eu tive isso e nem sabia. Mais insistir e amamento até hoje, meu Bebê vai fazer 7 meses. Amo amamentar, vou continuar até pelo menos 1 ano. O vinculo que temos está cada dia maior por causa da amamentação.

  5. Uma dúvida, quando você diz ‘”ejetar’ é tirar o leite com ajuda de aparelhos? Me lembro que na primeira gravidez fiquei com seios duros, e tentei tirar com a bombinha, mais não saia, e doía muito tentar tirar com aquilo, daí não fiz nada, meu filho mamou normalmente até dois anos e meio. Estou grávida novamente, então se acontecer isso, o correto a se fazer é agir normalmente, nada de bombas, certo??
    Porque o banho quente não ajuda??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s