Candidíase nas mamas, isso acontece…sabia?

Por: Fabiola Costa

A candidíase nas mamas é uma infecção na aréola e no mamilo, produzida pela Candida albicans. Reconhece a candidíase quando o mamilo e a aréola apresentam uma cor rósea que contrasta com a cor escurecida dos mamilos na fase da amamentação, pode aparecer fissuras entre o mamilo e a aréola.  As mulheres referem ardor, queimação intensa e persistente nos mamilos, mesmo nos intervalos das mamadas.  Pode aparecer pontinhos brancos na boca do bebê, ou vulvovaginite (corrimento e coceira na vagina) na mãe, porém a ausência desses dois sintomas não desconsideram o diagnóstico.

Ao suspeitar da candidíase no seio ou a presença de placas brancas na boca do bebê,  deverão ser  tratados mãe e criança, contactar o pediatra e o ginecologista para que ambos prescrevam o tratamento necessário para mãe e bebê.  A dupla deve ser tratada, mesmo se um dos dois não manifestarem os sintomas.

Para evitar a reinfecção deve dobrar os cuidados com a higiene, tais como fervura de todos os materiais que entram em contato com o leite materno, com as mamas e com a boca do bebê,  tais como: conchas, sutiã, bombas de tirar leite, tolhas, paninhos de boca,  fraldas, brinquedos. A mãe deverá evitar protetores de mamilo, e o sutiã deverá ser trocado diariamente e lavado cuidadosamente.

Não é necessário suspender a amamentação, visto que mãe e bebê serão tratados.

Referência Bibliográfica:
Aleitamento Materno – José Dias Rego – Ed. Atheneu
Manejo Clínico da Lactação – V. Valdés, A. Sanches, M. Labbok – Ed. Revinter

Um comentário sobre “Candidíase nas mamas, isso acontece…sabia?

  1. Oi fabiola, eu estou passaandopor isso estou com candidiase, nos seios, e estou sofrendo muito, sao muitas dores, estamos nos tratando desde quarta passada, mais sinto muitas dores, dores intensas, estou pedindo a deus que n me deixe desistir da amamentaçao, estou com muito medo de acabar desistindo,pois as dores n melhora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s