Amamentação e Métodos Contraceptivos

É um dito comum dos ginecologistas que anticoncepcionais como a pílula sem estrogênio e as minipíluas (píluas que contém um hormônio só – progestógeno), não interferem na amamentação.

Venho observando na minha prática clínica, que a utilização precoce desses medicamentos, interfere na quantidade de leite materno produzido.

Muitas mulheres observam diferença comportamental no bebê tais como:  recusa ao seio, necessidade de manter-se mais tempo mamando, perda de peso… E não relacionam os sintomas da criança, ao uso do anticoncepcional. As mulheres rapidamente, sentem-se incapazes de nutrir seus bebês e em raros momentos responsabilizam o anticoncepcional pela queda de produção. Não raro, perdem a amamentação por conta desse fato. Pois a queda na produção de leite materno, entra no ciclo de necessidade de complemento e futuro desmame.

É importante ressaltar, que os anticincepcionais, mesmos os que são próprios para a amamentação, podem interferir na produção de leite materno.

Claro! que nem todas as mulheres apresentam dificuldades. A idéia desse lembrete não é fazer terrorismo ao uso do anticoncepcional na amamentação. Mas sim, fazer um alerta!

EXISTEM OUTRAS FORMAS DE PREVENÇÃO!!!!

1) LAM –  Método de Amnorréia Lactacional – Uma mãe que amamenta de forma exclusiva (sem introdução de chás, água ou fórmula), e permanece em amenorréia ( sem menstruar), ela tem proteção frente a gravidez superior a 98% durante os 6 primeiros meses que seguem o parto.

Importante:

  • O sangramento vaginal anterior aos 56 dias pós-parto não altera o estado de amnorréia. Esse sangramento não é menstruação.
  • Se a criança não mama exclusivamente, de dia e de noite, se já foi introduzida alimentação, sucos, papas de fruta. A mulher corre risco de engravidar.

2) MÉTODOS DE BARREIRA – os métodos de barreira devem ser utilizados com lubrificante, devido a escassa secreção vaginal, que é determinada pelos baixos níveis de estrogênios.

  • Camisinha
  • Diafragma
  • DIU

Veja mais sobre os métodos de barreira em:

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/presentations/100107_10333.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s