Notícias: SMAM 2010 em Terezópolis – RJ.

A Secretaria de Saúde abre nesta segunda-feira, 02, às 10h, no auditório da Secretaria a abertura oficial da Semana Mundial da Amamentação – SMAM – 2010 em Teresópolis. Com ações educativas que visam chamar a atenção da sociedade para o aleitamento materno, o evento irá contar também com palestras, exposições, teatros e apresentação de documentários, tudo a partir do tema: “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida”.

Esse evento faz parte da política pública nacional. Desde 1994 nosso município oferece às mães, bebês e familiares a importância da amamentação não só para a criança, mas como também para a mãe. “Não é só importante para o bebê, tem todo um valor, uma complexidade muito maior quando se fala em amamentação. Esse é um momento para chamar a comunidade para os benefícios e a vantagem desta prática”, disse a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, pediatra Maria da Conceição Salomão.

A pediatra enalteceu a importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida do bebê com a complementação de outros alimentos por mais dois anos ou mais. “O leite humano é específico para o bebê humano. Na realidade os benefícios não são só para a mãe, são para o bebê e toda a sociedade quando você tem isso valorizado. O aleitamento é exclusivo até seis meses, porque contêm todos os elementos necessários para o bom desenvolvimento e crescimento do bebê”, explicou.

No material de divulgação a Secretaria destacou um espaço para mostrar os dez passos para um bom começo de vida.

1- Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;

2- Treinar toda a equipe de cuidados de saúde capacitando-a para implementar esta norma;

3- Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo de aleitamento;

4- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento;

5- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6- Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;

7- Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos- 24 horas por dia;

8- Encorajar o aleitamento sob livre demanda;

9- Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;

10- Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório;

De acordo com Maria da Conceição a recomendação é do aleitamento até os dois anos de idade, mas se a mãe sentir que o bebê quer continuar sendo amamentado, os dois vão chegar a um momento certo de parar. Quanto mais tempo à criança se alimentar com o leite materno vai ser melhor para ela e para a própria mãe.

Segundo informações, a Secretaria de Saúde conseguiu um projeto, enviado pelo consulado do Japão, que irá agraciar o município. No início seria feito na cidade um bando de leito, mas este não pode ser disponibilizado devido o serviço público não possuir uma unidade hospitalar. Mas será implantado – futuramente – em Teresópolis, um posto de coleta de leite humano. As mães que quiserem doar o seu leite vão poder levar até esse posto de coleta. “Temos uma parceria com o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, que vai pasteurizar esse leite que depois vai retornar para a nossa comunidade”, afirmou. O leite vai ser oferecido para os hospitais e para os bebês que necessitam, principalmente para os prematuros.

A Semana Mundial da Amamentação será encerrada no dia 6 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura.

Fonte: http://odiariodeteresopolis.com.br/

Um comentário sobre “Notícias: SMAM 2010 em Terezópolis – RJ.

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s