Cirurgia de Mama e Amamentação.

As cirurgias para redução das mamas podem acacrretar diminuição da produção de leite se não forem preservados a vascularização, a inervação e os ductos lactíferos. São imprescindíveis boas vascularização e inervação mamárias para uma adequada produção de leite,  a preservação dos ductos lactíferos, para um bom escoamento do leite produzido.

A lesão de grande quantidade de vasos e nervos não permitirá uma boa nutrição dos alvéolos mamrários com consequente diminuição da produção de leite, podendo alterar também a sensibilidade do conjunto mamilo-aréola que, mesmo sendo sugado pelo bebê, acaba mandando menor estímulo a hipófise anterior, consequentemente diminuindo a produção de prolactina e a posteriori a produção de leite.

Para as mulheres com mama cirurgiada o monitoramento do ganho de peso do bebê e das eliminações de urina e fezes, determinam a necessidade da entrada ou não de complementação com fórmulas.

A complementação pode ser realizada por relatcação, pois o uso de qualquer outro instumento pode interferir na dinâmica da amamentação. É importante ressaltar que a relactação deve ser introduzida após o esvaziamento completo das mamas.

Diferentemente das cirurgias de redução, as cirurgias para aumento das mamas não interferem na quantidade de leite materno. O que é comum observar é uma maior dificuldade inicial emperceber quando as mamas estão cheias e vazias, pois a sensação é de mamas sempre cheias. No entanto passados os primeiros momentos a mulher aprende a interpretar a sua mama e não ocorrem maiores dificuldades.  A sensibilidade areolar também pode comparecer aqui dependendo do tipo de cirurgia.

Por: Fabiola Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s