Gravidez e Amamentação.

Não há motivos para mulher parar de amamentar pelo fato de estar grávida novamente, desde que a gravidez esteja evoluindo bem.

Antigamente, havia o medo de que o roganismo da mãe ficasse muito sobrecarregado, uma vez que teria que nutrir três pessoas ao mesmo tempo. O aspecto emocional tem aqui um papel  fundamental. Se a mulher estiver tranquila a esse respeito, pode continuar amamentando até o outro neném nascer, e se necessário continuar amamentando após o nascimento os dois bebês.

Caso haja histórico anterior de aborto ou parto prematuro, é importante observar com critério a evolução da gestação, pois a sucção estimula a produção de ocitocina, hormônio que pode induzir o trabalho de parto, se  os hormônios da placenta estiverem em desequilíbrio.

Porém se tudo na segunda gestação estiver correndo sem maiores problemas, não há necessidade real de desmamar o primeiro bebê.

O leite torna-se colostro novamente após o nascimento do bebê, mesmo se a mãe mantém a amamentação do filho anterior a té a data do nascimento. O recém-nascido deve ser amamentado primeiro para receber os benefícios do colostro.

Para aquelas que mesmo assim desejam desmamar o bebê. O mais importante é que o desmame não seja feito muito rapidamente, pois poderá ser emocionalmente traumatizante tanto para o bebê quanto para a mãe. As mamadas podem ser substituidas por outros alimentos. Lembrando que,  mais importante que a nutrição nesse momento é mater o equilíbrio psíquico, então carícias, afagos, aconchegos são indispensáveis, para compensar a perda do contato íntimo com a mãe.

Por: Fabíola Costa

Um comentário sobre “Gravidez e Amamentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s