MÉTODO CANGURU – Manual Técnico de Humanização ao Recém Nascido de Baixo Peso.

imagem capa da apostila

Este manual integra o conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de promover a humanização do atendimento perinatal e apoiar a expansão do Método Canguru no País.
A base do manual é a Norma de Orientação para a Implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru (Portaria 1.683 de 12 de julho de 2007, MS), que é parte importante dos esforços dirigidos a propiciar uma atenção de qualidade, humanizada e individualizada às gestantes, aos recém-nascidos e às suas famílias.
Um dos pilares desses esforços é o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN), instituído pelo Ministério da Saúde em junho de 2000, que tem como principal estratégia garantir a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do pré-natal e da assistência ao parto e ao puerpério. Esse programa amplia as ações já adotadas na área pelo Ministério da Saúde, como os investimentos nas redes estaduais de assistência à gestação de alto risco e o incremento do custeio de procedimentos específicos.
Outra estratégia adotada pelo Ministério da Saúde é a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), a qual vem contribuindo para a qualificação da atenção ao recém-nascido desde 1992, época de seu lançamento no Brasil.
Complementando essas providências, a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, já referida, reúne conhecimentos acerca das particularidades físicas e biológicas e das necessidades especiais de cuidados técnicos e psicológicos do casal grávido, da gestante, da mãe, do pai, do recém-nascido de baixo peso e de toda a sua família. Abrange também a equipe de profissionais responsável por esse atendimento, buscando motivá-la para mudanças importantes em suas ações como cuidadores.
Resultado de trabalho intenso realizado pelo Ministério da Saúde, com o apoio de consultores, este manual demonstra que é possível prestar uma atenção perinatal segura, de elevada qualidade e, ao mesmo tempo, solidária e humanizada.

faça download do manual completo:  apostila método mãe canguru

4 comentários sobre “MÉTODO CANGURU – Manual Técnico de Humanização ao Recém Nascido de Baixo Peso.

  1. ola! eu fiz o curso de capacitação do método canguru e amei;por isso quero parabeniza-los pela iniciativa,e dizer q na minha cidade na maternidade onde eu fiz o curso esse método é usado e ótimos são os resultados obtidos,parabéns!!

  2. estou começando a implantação da 1 etapa do metodo na unidade neonatal em que trabalho e gostaria de saber se consigo pedir e receber a cartilha para as maes canguru.
    obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s