Manual Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias

Para auxiliar os profissionais de saúde a recomendar ou contraindicar um medicamento, vacina, cosmético e fitoterápico durante a amamentação, o Ministério da Saúde (Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno) com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), lançou em fevereiro de 2010 o Manual Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias.
Segundo evidências científicas, a maioria das drogas é compatível com a amamentação. Poucos são realmente os fármacos formalmente contraindicados ou que requerem cautela ao serem prescritos, devido aos riscos de efeitos adversos nos bebês. O manual traz de maneira didática, marcado nas cores vermelha (uso contraindicado), amarela (uso criterioso) e verde (uso compatível), a classificação desses medicamentos. Essa sinalização auxilia o profissional a checar, rapidamente, a segurança do uso de um determinado medicamento e outras substâncias durante a amamentação. Todas as informações são resultado de ampla revisão da literatura científica.

Com este manual, espera-se que os profissionais de saúde tenham condições de optar, sempre que necessário, por drogas de baixo risco para a mulher e a criança. Tornando, assim, a amamentação mais segura, quando a mãe não puder abrir mão de determinado tratamento.

 

Baixe clicando aqui: manual uso de medicamentos durante ALM

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s