Preparo para a amamentação: tratamento de mamilos invertidos e não-protráteis durante a gravidez.

“Há relatos de que cerca de 7 a 10% das mulheres grávidas que desejam amamentar possuem mamilos invertidos ou não-protráteis (Hytten & Baird, 1958; Alexander, 1991), o que pode resultar em problemas para a amamentação (White et al, 1992). Acredita-se que o preparo antenatal melhore a protratilidade do mamilo e, portanto, as chances de sucesso na amamentação; por décadas, tem sido uma prática comum examinar mulheres grávidas que desejam amamentar para determinar se elas têm ou não mamilos invertidos ou não-protráteis. Os dois método de preparo mais comumente recomendados em vários países são exercícios de estiramento do mamilo, um deles conhecido como exercícios de Hoffman (Hoffman, 1953), e o outro, as conchas de seio (Waller, 1946).
O valor de ambos os métodos foi questionado pelos achados de um estudo controlado recentemente divulgado – daqui em diante referido como o
“Experimento Southampton” (Alexander et al, 1992).
Neste estudo, não se identificou qualquer benefício em termos de amamentação para qualquer um dos tratamentos, entretanto a amostra era muito pequena para excluir a possibilidade de um efeito clinicamente importante. Os achados indicaram que o uso de conchas pode levar a um aumento no número de mulheres que interrompem a amamentação em torno da sexta semana após o parto. O experimento aqui divulgado, maior e portanto, estatisticamente mais poderoso, foi realizado com o objetivo de esclarecer se os tratamentos são benéficos, prejudiciais ou se não fazem diferença para a amamentação. Utilizou-se (ver seção de análise) um desenho fatorial (Cochran & Cox, 1957) para permitir uma estimativa dos exercícios ou conchas (principais efeitos), assim como explorar se a combinação dos dois tratamentos levaria a um efeito adicional (interação).
Um outro objetivo do estudo foi avaliar se os tratamentos tinham ou não algum efeito sobre a idade gestacional ao nascimento e em particular, se havia um aumento no número de bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação naquelas mulheres que foram alocadas para fazerem os exercícios de Hoffman.”

 

Leia o estudo completo: preparo para amamentação

Fonte: ibfan

Deixe um comentário