Vamos comemorar, doando? Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

“Temos o orgulho de ter o melhor banco de leite do mundo e sua inovadora tecnologia de pasteurização do leite materno exportada para diversos países.
A comemoração do dia 19 de Maio como o “Dia Mundial de Doação de Leite Materno” a partir de 2012.
E desejamos comemorar esta data, demonstrando a importância da amamentação exclusiva e a doação de leite materno aos Bancos de Leite espalhados por todo o nosso país.
Hoje o Brasil conta com mais de trinta centros de referências em todas as regiões brasileiras.
Queremos convocar todas as mamães potencialmente doadoras do nosso país e participarem desta campanha conosco! Neste dia, faça o seu cadastramento em um dos bancos e seja uma doadora. Será uma mobilização nacional apoiada pelo Ministério da Saúde e a Rede Fio Cruz.
Seu leite poderá salvar a vida de centenas de bebês em UTI´S neonatais!”
Coloque o selo da campanha em seu blog e site e ajude-nos a fazer do Brasil o maior país doador de leite materno do mundo!
Uma parceria MamaMia, Aleitamento Materno Solidário para incentivar a doação de leite humano.

13 comentários sobre “Vamos comemorar, doando? Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

    • Que bom Aretusa, se cada um fizer um pouquinho ns conseguimos mudar o cenrio de doao de leite no Brasil. Obrigada pela divulgao! Abraos fraternos, Fabiola Costa – MamaMia.

  1. Que lindo ter o dia da doação de leite, pois eu ja doei 175 litros de leite ao HCI de ijui/RS e ainda continuo doando, minha filha tem 7 meses e eu tenho 40 anos, eu acho que vou doar até 200 litros. Gostaria de saber a amior doadora do Brasil e do mundo.
    Obrigada Neusa

    • Eu já doei 1245 frascos de leite humano, sendo os frascos aqueles de maionese de 500 gramas. O Banco de Leite Humano aqui em Blumenau diz que sou a maior doadora de leite do Brasil. Fui doadora de leite humano aqui em Blumenau por 2 anos 2 meses e 22 dias. Tenho uma filha de 9 anos (Sofia) que mamou até os 5 anos e minha Isabel tem 2 anos e 7 meses e continua apaixonada pela amamentação….
      Abraços Cássia Cristina Theiss

  2. Boa tarde!

    Desculpe não responder antes, pois só acessei o site ontem. Sou auxiliar de enfermagem na Prefeitura Municipal de Blumenau, Santa catarina, também sou formada em nutrição. Quando minha filha Isabel nasceu em 9 de janeiro de 2009, precisei do auxílio das colaboradoras do Banco de Leite Humano, onde as mesmas prontamente me acolheram e me convidaram a ser doadora deste precioso alimento. Fiquei confusa no início, pois a insegurança e a incerteza no sucesso da amamentação aliada à ação hormonal também trás muitos conflitos no pós parto, mesmo abordando o tema amamentação no meu dia-a-dia. Porém, sempre gostei de desafios e resolvi abraçar a causa e nos primeiros 15 dias foi meu esposo fez a ordenha manualmente para mim, pois tive tendinite gestacional e não tinha forças para realizar a ordenha sozinha. A primeira vez que vieram buscar o leite contribui com 2 frascos e a partir daí minha produção vinha aumentando conforme a retirada do excesso de leite. Cheguei a extrair 21 frascos de leite em uma única semana. Após o término da licença maternidade, voltei a trabalhar, mas não apenas trabalhava as 8 horas no meu local de trabalho, fazia minha graduação em nutrição com estágios, relatórios, TCC, era mãe, esposa, dona de casa,….minha mãe auxiliou no que ela podia, porém ela também já era idosa e tinha suas limitações. Costumo dizer que somos uma família doadora pois muitas vezes todos (meu esposo, minha mãe, minha filha mais velha, colegas de trabalho seguraram as pontas para extrair o leite durante o horário de trabalho…) abdicaram do lazer ou de algo para me auxiliar. Também recebi críticas, (sim não foram só elogios), e também de colegas de trabalho dizendo que eu havia abandonado o lazer e a mim mesma para me dedicar a doação. Quando decidi diminuir a doação, passei por grande luto pois esta rotina já fazia parte do meu cotidiano e precisei amadurecer a ideia que isso precisava chegar ao fim. Foram 1245 frascos de 400 mL doados em 2 anos, 2 meses e 22 dias. Hoje muitas vezes me pergunto de onde tirei tanta energia. Continuo amamentando minha filha Isabel que agora tem 3 anos e quando vejo no jornal aqui da região a falta de leite humano na rede de banco de leite humano, tenho vontade de ser doadora novamente. Porém minha contribuição hoje, é participar de eventos do banco de leite aqui em Blumenau e região dando meu depoimento, o banco de leite também utiliza minha imagem no carro que faz a coleta e também no espaço físico, já participei de reportagens de emissoras de tv aqui da região, no Jornal de Santa Catarina e no Diário Catarinense e também no site da Fiocruz, nao link da Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil. AuxIlio as puérperas no meu local de trabalho, já havendo um aumento sutil em puérperas que amamentam seus filhos sempre dando ênfase sobre a importância da amamentação e também a doação do excesso de leite. Gosto sempre de enfatizar que todas as doadoras têm igual importância, não importando o volume de leite doado e sim a contribuição e o gesto. Espero que tenha contribuido com vocês. Se precisarem de algo a mais, estou a disposição. Um forte abraço. Cássia.

  3. oiiiii Cássia… meu nome é Ivane, moro em Jaraguá do Sul, nossaaaaaa…… fiquei admirada com a gde qtidade d leite q vc doou. Tambem sou doadora, minha filha Vitória completa dois meses amanha dia 22. Tambem tenho uma boa produção de leite, chego a doar em média 20 vidros de 350ml por semana. Fico feliz em poder ajudar a salvar vidas e alimentar os bebezinhos da UTI e UCI do Hospital e Maternidade Jaraguá. Minha filha tambem não consegue mamar todo o leite, pois tem muito. ABRAÇOS…. Ivane Leu.

  4. Parabéns a vcs o leite materno é muito importante para as crianças crescerem saudáveis e protegidas. a minha esposa Michele Maximino chega a doar 2,5 litros de leite por dia, acreditam??

  5. Parabéns a todas as doadoras pelo esforço e dedicação, meu nome é Waldirene Goetten sou enfermeira do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Jaraguá, e quero agradecer a nossa doadora Ivane Leu que, num período de 7 meses e 10 dias doou ao BLH 292 litros de leite. Abraço a todas as doadoras e mais uma vez obrigada Ivane Leu.

Deixe um comentário

