Desmame aos 3 meses: porque isso acontece?

Um bebê alimentado exclusivamente no seio materno, em livre demanda, sem a introdução de complementos, não desmama por livre e espontânea vontade aos 3 meses.

Essa semana recebi alguns telefonemas de mulheres solicitando atendimento, pois seus bebês que estavam com quase 3º meses e não queriam mais mamar no peito, rejeitavam a possibilidade de chegar perto da mama ou de deitar na posição de amamentação.

Todas as mulheres estavam complementando a amamentação com fórmulas e usando mamadeira, cada uma com seu motivo particular, mas todas iniciaram a complementação muito precocemente, antes do primeiro mês de vida do seu bebê.

Então, como podemos articular as dificuldades enfrentadas no terceiro mês de vida, pensando pela perspectiva do que levou esses bebês a “rejeitarem” o seio materno e privilegiarem o bico da mamadeira?

As complicações mais comuns no inicio da amamentação são:

– Dificuldade de pega, por não ter experimentado a amamentação no pós-parto imediato.
– Dificuldade de pega durante a apojadura, pois a mama fica túrgida e se não houver um esvaziamento da aréola, não ocorre uma boa flexibilidade do mamilo dificultando assim a pega e consequentemente conturbando a amamentação nos 3 dias que seguem a apojadura, podendo levar ao desmame ou a introdução do complemento;

– Dificuldade no manejo do aleitamento, tempo de oferta, livre demanda, boa pega, peito cheio e peito vazio, o que pode acarretar perda de peso e consequente introdução do complemento;

– Desinformação do profissional de saúde que acompanha a mulher, por não saber outras alternativas para oferecer o leite ao bebê, e acaba priorizando a mamadeira.

Não existe no mercado nacional e internacional nenhum bico de mamadeira que simule a perfeição do bico da mãe. O complexo aréola/mamilo que o bebê abocanha quando mama, preenche toda a cavidade oral, não permitindo a passagem de ar e nem de leite para nenhum outro orifício além da faringe. Os bicos de mamadeira mesmo os fisiológicos e os ortodônticos, que hoje são os mais vendidos no mercado nacional e internacional, não apresentam a mesma estrutura de preenchimento da boca que o seio materno, sobrando sempre espaço dentro da boca do bebê.  Além disso, o bebê quando mama no seio materno, usa um conjunto de músculos faciais, fazendo 4 movimentos diferentes durante a sucção. Quando mama na mamadeira faz apenas 2 movimentos faciais, usando poucos músculos faciais.

Com três meses os bebês começam a perceber o mundo ao seu redor. Sorri para a mãe e para outras pessoas, faz sons guturais tais como gugu, angu, gaga e já reconhece a chegada da alimentação. Então muito rapidamente o bebê percebe que o alimento que sai da mamadeira satisfaz a sua necessidade de fome e aquilo que sai do peito alimenta a necessidade de contato da mãe. Ele começa a perceber a diferença entre o peito e a mamadeira e acaba optando por um, que geralmente é a mamadeira. Além disso, aqueles movimentos musculares que eram feitos de forma diferente, também contribuem para o desmame, pois o bebê privilegia o movimento mais fácil, o da mamadeira, deixando de lado o movimento mais especializado que faz no seio materno, essa é a famosa confusão de bico, privilegiar a mamadeira porque o movimento muscular é mais simples.

Então é importante ressaltar que, se você está com problemas no início da amamentação, se o bebê não está ganhando peso; se você julga que seu leite não é suficiente; se está com dificuldade para colocar o bebê no peito, procure um profissional especializado em aleitamento materno.

Não agarre essa dificuldade inicial, que é comum a todas as mulheres, como uma dificuldade para sempre, procure resolver aos poucos. A amamentação é um logo processo de adaptação entre você e seu bebê.

Por: Fabiola Costa – fonoaudióloga e doula

2 comentários sobre “Desmame aos 3 meses: porque isso acontece?

  1. Olá, por favor, se pudesse me dar uma luz, agradeceria muito! Estou exatamente nesta situação. Minha menina tem 2 meses e 10 dias e não quer mais pegar o peito. O q devo fazer?

    • Olá, a minha bebe tem 2,5 meses q rejeita quase sempre a mama…. eu tenho muito leite e ela quando não quer a mama, tiro com a bomba e ofereço o leite no biberão e ela bebe…. Quando está adormecida ou com pouca fome ainda vai pegando se esta com muita fome, chora e irrita-se assim que lhe aproximo a mama, que poderei fazer para que ela volte a mamar?
      Obrigada pela ajuda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s