Ministério da Saúde lança novo documento da OPAS sobre a saúde materno-infantil.

“Além da sobrevivência:

Práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças”

Produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde, o documento, com 50 páginas, defende que “a combinação das práticas recomendadas (…) é única, na medida que supera a linha de divisão entre atenção ‘materna’ e ‘neonatal’ e, assim, contribui para a atenção contínua a mães e recém-nascidos”. O livreto busca levar informações e incentivar três práticas no parto e pós-parto.

Clampeamento tardio do cordão umbilical.

Contato pele-a-pele imediato e contínuo entre mãe e seu recém-nascido.

Início precoce do aleitamento materno exclusivo.

Embora, claramente, existam várias práticas essenciais de atenção durante o parto, as três que serão revisadas geralmente não recebem atenção adequada, ou requerem ênfase renovada, já que têm efeitos positivos para o estado nutricional, o qual, na maioria das vezes, não é um elemento incluído na discussão sobre as práticas de atenção ao parto.

Em segundo lugar, pretende-se demonstrar que estas três práticas são factíveis e seguras, quando implementadas em conjunto, para benefício de ambos, mãe e recém-nascido. Algumas recomendações prévias sugerem que várias práticas de atenção à mãe e ao recém-nascido podem não ser compatíveis umas com as outras.

Por exemplo, o clampeamento do cordão logo após o parto, recomendado até pouco tempo como uma parte do manejo ativo do terceiro período do com o propósito de colocar o recém-nascido em contato com sua mãe imediatamente depois do parto. As práticas de atenção ao parto têm sido descritas, em geral, sem considerar a atenção simultânea da mãe e do recém nascido (ex. os guias de manejo ativo, via de regra, não mencionam o recém-nascido). O presente trabalho oferece um modelo integral com passos, baseados em evidência atual, que podem ser adaptados fácil e rapidamente a uma variedade de cenários onde ocorre o parto.

Para obter um exemplar: baixe aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s