Aleitamento materno: aprendizado intensivo no puerpério imediato

Pesquisa realizada na PUC Campinas, muito interessente pensar na importância da informação para combater o desmame precoce.

Objetivo: Verificar o benefício de uma aula (padronizada e individualizada) sobre amamentação durante permanência no Alojamento Conjunto.
Método: 208 mães primigestas foram entrevistadas sendo avaliado o conhecimento sobre amamentação após o parto (102 mães) e antes da alta (106 mães). Foram feitas análises de freqüência das variáveis, acertos (Qui-Quadrado), ganho escore (Wilcoxon) e modelo de regressão para dificuldade de amamentar (&5%). Resultados: Não houve diferença de acertos entre a 1ª. e a 2ª. prova das mães com aula só na alta. Houve aumento de acertos da 2ª. prova entre as mães que receberam aula após o parto. Não houve diferença entre os grupos na 1ª. prova, e na 2ª. as mães que receberam aula após o parto apresentaram melhor desempenho. Com relação ao escore 1 (acertos na 1ª. prova) não existe diferença entre os grupos. Com relação ao escore 2 as mães que tiveram aula após o parto apresentaram melhor desempenho. Apenas a variável aula foi significativa. O ganho escore, entre as mães com aula só na alta, chegou a ser negativo. Mães com PN inadequado, parto cesáreo e mamilo não protuso tem mais chance de ter dificuldade para amamentar. Conclusão: Os grupos tiveram desempenho semelhante no 1º. momento. O que distinguiu o conhecimento antes da alta foi ter tido ou não aula antes da 2ª. prova. Boa assistência no PN pode diminuir a chance da mãe ter dificuldade para amamentar. A assistência dispensada na rotina da unidade não está sendo efetiva. É necessário padronizar a fala.

Leia na íntegra aqui: ALM aprendizado intensivo

Fonte: puc/campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s