SMAM 2013 – Aconselhamento, precisamos aprender a aconselhar!

“Sabei escutar, e podeis ter a certeza de que o silêncio produz, muitas vezes, o mesmo efeito que a ciência.”

A prática do aconselhamento é uma das etapas mais difíceis do acompanhamento em aleitamento materno. É bastante comum observamos no dia a dia clínico, que o aconselhamento está sempre carregado de conceitos e pré-conceitos. Ouvir sem julgar é uma arte e como qualquer arte deve ser aperfeiçoada. Decidimos então, que ao longo desses meses vamos falar profundamente sobre aconselhamento, baseado nos módulos do curso de aconselhamento do ministério da saúde, em textos publicados, pesquisas e no dia a dia do MamaMia.

Iniciamos com texto abaixo falando um pouco sobre o aconselhamento com os nossos pares, Drº Luis Tavares foi bastante lúcido nesse texto, ele destaca o quanto é importante manejamos o aleitamento materno também com nossos colegas de trabalho, aconselhar, apoiar, escutar e escalercer, aos enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, nitricionistas, fisioterapeutas e etc.

Hoje publicaremos um texto do Jornal de Pediatria que diz:

“Aconselhamento é definido por McKinney et al. como ““uma relação interpessoal na qual o conselheiro assiste o indivíduo na sua totalidade psíquica a se ajustar mais efetivamente a si próprio e ao seu ambiente”.” É considerado, ainda, como “”ajuda na tomada de decisões das pessoas para resolverem os seus próprios problemas, abrangendo informações objetivas que possibilitam uma melhor utilização dos recursos pessoais”.”
É importante entender a diferença entre o simples ato de aconselhar e aconselhamento. Aconselhar ou dar conselho é dizer à pessoa o que ela deve fazer; aconselhamento é
uma forma de atuação do profissional com a mãe onde ele a escuta, procura compreendê-la e, com seus conhecimentos, oferece ajuda para propiciar que a mãe planeje, tome
decisões e se fortaleça para lidar com pressões, aumentando sua autoconfiança e auto-estima.”

Boa leitura!

Aconselhamento em amamentação e sua prática

 

 

Deixe um comentário