Princípios do Aconselhamento Aplicados ao Assistir em Amamentação na Perspectiva dos Profissionais de Saúde – por Eloísa Zen

“O objeto central deste estudo são as oportunidades que o Curso de Aconselhamento em Amamentação, desenvolvido no Brasil pelo Ministério da Saúde, proporciona a seus egressos no assistir a mulher em processo de amamentação.

A análise e a interpretação de todos os dados permitiu identificar, nas entrevistas iniciais, que a maioria dos profissionais operava com um modelo assistencial fundamentado em princípios higienistas. Apenas um pequeno grupo se mostrou previamente atento às questões singulares e subjetivas da mulher em decorrência de vivências pessoais e profissionais e/ou de uma maior sensibilização quanto a estes aspectos no processo de amamentação. Após o Curso, a análise do conteúdo das falas permitiu identificar que, a maioria dos que apresentaram acentuada contundência em relação aos referenciais do modelo higienista, revelou um sensível despertar para as questões da mulher e todo o seu entorno social. A mudança de postura, de verticalizada e impositiva, para uma atitude mais atenta em relação à oportunidade de expressão da mulher, em suas questões singulares e subjetivas, foi identificada nesta visível sensibilização. Segundo esta perspectiva, torna-se razoável inferir que o Curso, apesar de não apresentar transformações concretas, cria no profissional a oportunidade reflexiva de uma nova forma de pensar sobre sua postura no assistir à mulher que amamenta que, ao ser ouvida, pode ser compreendida.”

Belíssimo trabalho da psicóloga Eloísa Zen, vale muito a pena ler!

Baixe aqui:eloisazen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s