A escuta que faz a diferença!!!!

DSC02378 - edtAna e Elena – clientes MamaMia
Oi meninas,
Um email pra contar o que aconteceu comigo essa semana…
Na quinta feira amanheci com uma super dor de garganta e um pouco de febre. Pela lei de Murphy, na quarta o Fabio tinha viajado, então eu estava sozinha pra cuidar da Elena. Pra ficar boa logo, tomei um tylenol e me enchi de mel, limão e propólis, não sem antes ligar pra pediatra dela e consultar se isso estava ok. Na quinta eu ja me sentia melhor, mas continuei com o propolis porque a garganta ainda arranhava.
Sexta feira acordei praticamente boa, e fui pra casa de Rui Barbosa com ela pro nosso passeio matinal. Ela havia mamado às 7:30, pouquinho, mas achei que estivesse com sono. Quando deu 10:30, ela começou a fazer aqueles barulhinhos caracteristicos, e ofereci o peito a ela. Ela não pegou e começou a chorar muito (sabe aquele choro alto de irritação?). Achei que ainda era sono, e de fato ela dormiu de novo. Chegando em casa, às 11:30, ofereci o peito novamente, e de novo a mesma situação. Ela começou a espernear e virar o rosto na direção contrária do peito. Isso vindo de uma menininha que mamou bem desde a primeira hora de vida, e que sempre foi relojinho (de 3 em 3 horas). Fiquei nervosa!
Liguei pra pediatra dela, mas ela estava viajando (olha a lei de murphy de novo). Liguei pra uma amiga pediatra, que aconselhou que eu a levasse ao Centro Pediatrico da Lagoa. Lá, ela foi examinada e o médico disse que ela estava bem, e que eu deveria voltar pra casa e esperar. “Esperar o que?” eu perguntei. E ele: esperar que ela resolva mamar ou que algum sintoma apareça…
Isso já eram 15:00h, e toda vez que eu oferecia o peito tinha a mesma reação. Eu tentei até dar o leite na colherzinha, mas ela cuspiu! Agora, imagina ficar sentada em casa, sozinha, esperando, e a menina sem mamar o dia inteiro! Foi então que, chorando, eu liguei pra Fabiola, a doula que me acompanhou na gravidez. Ela fez então a pergunta que nenhum médico havia feito: “Você comeu alguma coisa diferente esses dias?” E então eu me lembrei do propolis, e fiquei sabendo que ele é usado tradicionalmente no desmame. Ela me disse pra fazer a unica coisa possivel – tirar muito leite e beber muito liquido, pro leite renovar. Dois copos cheios de leite depois, às 16:30h, depois de 10 horas sem mamar, finalmente a Elena aceitou o peito e tudo se normalizou a partir de então! :-)
Como a experiencia de ver minha filha recusar o peito e cuspir o leite foi terrivel, resolvi escrever esse email a vocês, com os seguintes conselhos:
  • NÃO TOMEM PRÓPOLIS QUANDO AMAMENTANDO, e
  • TENHAM UMA DOULA!
Beijos grandes,
Ana, mãe da Elena

20 comentários sobre “A escuta que faz a diferença!!!!

  1. Bem, as mamaes tem mesmo que ficar espertas quanto a isso, mas para mimq que tem uma bebezão de 1 ano e 3 meses, e quer tirar o peito, é uma boa opção!
    Eu particularmente não sabia, vou tentar, me receitaram (familia e amigas) colocar propolis no seio, mas ele adorou e mamou feliz da vida assim mesmo!
    já estou tentando tirar ha dias, ficou 52 horas de peito, mas teve febre emocional de tanta vontade e hoje de 2 x já.
    Mas fica ai essa dica, vou tentar se conseguir volto pra contar…
    se tiver alguma mamãe passando por isso e quiser dividir, escreva que eu comento.
    até mais.

  2. Camila,
    Não posso deixar passar o seu comentário, o desmame ele é gradativo mesmo. Não gosto e não concordo com os métodos de desmame, que causam aversão no bebê. O desmame ele deve acontecer naturalmente, seu bebê está te dando sinais que não está preparado para se separar de você, trabalhe essa passagem com mais cautela. Você pode diminuir a ida ao peito gradativamente, oferecendo a ele outras possibilidades como um suco no copo, uma fruta gostosa. Limitando a ida ao peito, como na rua não pode mamar, em alguns horários você diz a ele que não quer dar o peito e assim vai fazendo ele se desinteressar pelo peito.
    Demora um pouco mais é mais saudável para ele.
    Beijos.
    Fabiola Costa

  3. Nossa, isso me ajudou muito, to aqui, pleno domingo com uma dor de garganta e já tava pronta pra tomar propolis, já que nao podemos quase nenhum remédio, achei que não teria problema mas resolvi consultar! Obrigada

  4. Agradecidíssima! Estou com um bebê de um mês e fui acometida de um febrão, por isso pensava em usar própolis.Obrigada por compartilhar sua experiência. Abraço!
    Fabiana

  5. Puxa vc salvou o meu dia… Estava agora indo tomar cha c gotas de própolis qdo resolvi buscar antes na internet… Muito obrigada mesmo!!! Já tinha lido sobre desmame então sua informação é muito coerente…
    Bjos

  6. Obrigada! Dou dd mamar a 6 meses e antes de engravidar sempre usei propolis. Hoje estou com a garganta irritada e consultei e vi seu post. Obrigada oir compartilhar sua experiência tão importante pra nós mamães. Bjs.

  7. Muito obrigada pelo post 🙏🏻… Estou com dor de garganta e ia tomar própolis… Resolvi pesquisar antes e super me ajudou, meu baby de 4 meses e meio agradece ❤️.

  8. Oi. Li e mudei de opinião, tô com um menino de 1 ano e 1 mês e uma baixa dor de garganta e ia tomar propolis. Desisti, pois não quero desmamar ainda, amo amamenta-lo. Obrigada por dividir sua experiência. Aproveitando ele tem fimose grau 1 tá bem feichadinha, passo postec e tá um furinho tamanho do um O. Affff isso tem tirado minha paz, não quero que ele faça cirurgia. Alguém pode me dizer alguma coisa? Experiência, conselho, indicar um urologista sei lá. Aflita aguardando resposta, moro em João Pessoa PB

  9. Muito bacana essa informação sobre o uso do própolis!!! Tenho um bebezinho de 8 meses que ama mamar!!! Pensei em usar o própolis pq li que o uso diário de 5 gotas por dia funciona como repelente natural por meio do suor!!! Ainda bem que resolvi pesquisar antes…. amo amamentar!!! Obrigada!!!

    • Muito obrigada por compartilhar oque aconteceu com vc , estou amamentando e estou com a garganta ruim e já estava indo tomar o própolis …. obrigada 🥰🙏🙏🙏

  10. Que bom que escreveu!!! A minha est! Com 1 ano e 1 mes e ainda mama bastante no peito, antes de engravidar eu sempre tomava água com limão e propolis em jejum, ai na gravidez so água com limão p1 ajudava na azia. Mas hj depois de todo esse tempo e em tempos de covid com tudo quanto é propaganda pra fortalecer imunidade, lembrei dele! Que bom que escreveu não vou tomar kkkk

Deixe um comentário