Consultoria em Amamentação Atendimento Domiciliar

Camilla e Davicópia

Consultoria no pós-parto:

Iniciar o aleitamento materno, entendendo o modo como ele acontece, ajuda muito na estabilidade do processo.

Este acompanhamento acontece no pós-parto, podendo acontecer na maternidade eu em casa. Geralmente consiste de noções básicas de como amamentar o bebê, observação da mamada, pega, postura, formas de sugar, orientações preventivas para evitar fissuras e empedramentos, manejo da apojadura, ordenha e armazenamento de leite materno.

SOS Amamentação:

Acompanhamentos domiciliares com retorno frequente até o término do processo.

  • Dificuldade de pega
  • Bebê com dificuldade de sugar
  • Bebê que não pára de chorar
  • Dores no mamilo
  • Dores no seio
  • Queda de produção

Retorno ao Trabalho:

Encontro consiste na organização prática e emocional da mulher e do bebê para o retorno ao trabalho. Da parte prática cabe, ensinar o manejo com o leite materno, a instruir sobre os utensílios utilizados para  retirar, acondicionar e transportar o leite humano. Quais utensílios para oferecer o leite ao bebê, como e porque utilizá-lo.

Relactação Adotiva:

Preparação da mulher que vai receber o filho(a)  adotivo que deseja amamentar, este acompanhamento requer um tempo e precisa de um trabalho diário da mulher até o bebê chegar e um trabalho semanal com a consultora antes e depois da chegada do bebê.

Acompanhmento do bebê prematuro.

A prematuridade tem as suas particularidades e o acompanhamento da díade mãe/ bebê prematuro também se dá de forma diferenciada. O trabalho inicia no pós parto com o bebê ainda internado, se estende após a alta até a efetivação do aleitamento.

atendimento individual:

  (21) 99899-4885 

65 comentários sobre “Consultoria em Amamentação Atendimento Domiciliar

  1. Oi Fabiola,

    passei para te dar as boas novas e agradecer imensamente a diferença que você fez em nossas vidas. Hoje estive no pediatra e o Pedro ganhou 400g e cresceu 3 cm em apenas 10 dias da sua visita!!!! Lembra que em 1 semana de vida ele só havia engordado 20g, crescido nada e eu amamentando com aquele bico horrendo de silicone???? Então, estamos radiantes!!!! Obrigada por sua atenção, paciência, experiência e segurança que me passou desde o início. Beijos, Sabrina

    • Parabéns Sabrina! A sua persistência, junto com o que aprendemos juntas possibilitou o sucesso!
      Amei saber das notícias! Desejo muitos meses de amamentação para vocês!
      beijos.
      Fabiola

  2. …Boa tarde…entrei no site pra ver…se me informava…sobre amamentação…tenho duas filhas ..uma 18 anos e a outra 11 meses..minhas eternas paixoes…amores..e tudo isso..queria saber se durante a amamentação…deveria fazer vitaminas..pois meus exames estão bons..porem me sinto fraca apos amamentar…sem energia..tenho uma fome de leão ..porem perdi um bom peso que adquiri na gravides..apenas queria …uma informação sobre isso..tomar vitaminas..prejudica o bebe ou a mim ..agradeço a informação se puderem…desde ja…obrigada…neusa

  3. oi minha bebê esta com 2 meses e 11 dias e ela não estava mamando direito, tive que dar complemento porque ela não ficava satisfeita e chorava muito, mesmo com a insistência ela não pegava e hoje ela pega de vez em quando o peito e mesmo assim tenho que complementar porque ela não mama muito, ela não passa de 8 minutos no peito e mesmo alterando ela não pega, gostaria de saber se existe alguma forma de faze-la pegar o peito corretamente. obrigada desde já!

    • Olá Pamela,
      É importante você procurar alguém com experiência em amamentação que possa te ajudar na hora da amamentação. Precisamos saber o que está acontecendo na prática para traçar uma estratégia de retirada do complemento e manter apenas o seio materno, mas para isso é preciso ver vocês duas. Você pode me ligar se desejar, tem meu telefone no topo do blog.
      Beijos,
      Fabiola

  4. OLÁ!
    HOJE MEU FILHOTE COMPLETA 3 MESES E MEIO. MINHA LICENÇA MATERNIDADE ACABOU NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 17 DE JANEIRO. O PEDIATRA DO MEU FILHO ME DEU UMA DECLARAÇÃO PARA QUE EU APRESENTASSE AO TRABALHO PARA FICAR ATÉ O 5º MÊS EM CASA COM AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA AO SEIO. ENTRETANTO, A PREFEITURA DA MINHA CIDADE, A QUAL TRABALHO, SOU PROFESSORA, NÃO ACEITOU O LAUDO DO MÉDICO, POIS SEGUNDO ELES, DEVE CONSTAR QUE O FILHO TÁ DOENTE E DIZER QUAL DOENÇA. NÃO CONCORDO COM O MÉDICO TAMBÉM NÃO QUIS REFAZER POIS ACHOU ANTIÉTICO DISCRIMINAR O QUE TÁ ACONTECENDO COM O BEBÊ. O QUE PODEM ME INFORMAR A RESPEITO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO,

    KARINE PESSÔA.

  5. Oi!! tenho gemeas identicas de 2 meses e20 dias elas começaram na maternidade tomar complemento na mamadeira,mas agora elas não querem nem saber da mamadeira tento,tento e nada,elas so querem mamar o peito estou com medo de elas não desenvolverem .o que devo fazer?

    • As crianças NÃO precisam de complemento. O aleitamento é EXCLUSIVO até os 6 meses. Quanto mais elas amamentam mais você produz e o seu leite vai ser suficiente.

      Procure orientações de um especialista.

  6. Gostaria de saber como fazer para que meu bebê de 02 meses, que chupa chupeta volta a mamar no peito.
    Será que o método da relactação será eficiente ou terei também que retirar a chupeta?

    • Retirar a chupeta essencial para o retorno ao aleitamento materno, a suco que o beb~e faz na chupeta completamente diferente da suco no peito. O mtodo da relactao um exelente artifcio para ajudar no retorno ao seio. importante vc. procurar um consultor em amamentao para te auxiliar nas questes prticas. Att, Fabiola Costa

  7. Estou precisando de ajuda! Meu bebe tem 1 mes e graças a Deus esta crescendo e engordando normalmente, segundo o pediatra. Mas infelizmente so estou conseguindo amamentar no seio direito, pois o esquedo não tem bico e meu filho não se adaptou muito bem ao bico de silicone. Com isso além de um seio estar maior que o outro, estou começando a ter muita ardencia no bico e dores musculares e ate tendinite devido a amamentar apenas de um lado. Aguardo contato e desde ja agradeço Vivian Vellasco

  8. Gostaria de saber se vou sentir muita dor no peito, pois não vou poder amamentar; tomo medicamrntos controlados.To com muito medo.

  9. olá. Meu nome é Renata. Sou mãe dos gêmeos Arthur e Heitor. Nasceram com 36 semanas. Hoje estão com 16 dias. Estou tendo certa dificuldade para amamentá-los. Eles estão tomando complemento em mamadeira e já pegaram a facilidade da mesma. Eles conseguem sugar o meu seio, mas às vezes não sugam. Esperneiam, se esticam, choram, sugam muito pouco e largam. Em outros momentos sugam muito bem. Como tenho que dar de mamar de 3 em 3 horas, confesso que essa situação me angustia um pouco. Tenho ordenhado um pouco do meu leite para que eles não deixem de bebê-lo. Se tiver alguma dica que possa me ajudar, ficarei bastante grata.

    • oi acabei de achar este site e acredito que Deus me enviou uma luz, minha esta com 12 dias e não quer pegar no meu peito, até por que ela já esta com facilidade do bico da mamadeira, já comprei conhas, bomba, bico de silicone, bebo água, tomei canjica e até mesmo um remédio que espirra no nariz e nada meu leite desce muito pouco mesmo, puxo na bomba e quase não vem nada, e já estou insegura e me sentindo mal, pois minha vira o rostinho quando boto no meu peito e pra piorar eu quase não tenho bico. Será que ainda da tempo de fazer ela mamar no meu peito por preciso de ajuda pois me sinto mal em não conseguir dar de mamar. Preciso d ajuda por favor..

  10. Olá, boa tarde. Tenho um filho de 39 dias e a cada dia que passa sinto que meu leite esta diminuindo, quero muito continuar amamentando e não sei o que fazer. Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Chris Lanna,
      è importante que algum consultor em amamentação vá até a sua casa para observar o que acontece. Para aumentar a produção de leite é importante que o seu bebê retire o máximo possível de leite da mama, caso ele não consiga permanecer por muito tempo, você pode esvaziar a mama com uma bomba para extrair leite, de preferência da marca MEDELA que é a que eu recomendo. O aumento do leite acontece a medida que ele é retirado da mama, pois o seu cérebro entende que só precisa produzir e aumentar a medida que o peito fica “vazio”. Se voc~e está complementando com leite na mamadeira, diminui ainda mais o estímulo no mamilo o que interfere diretamente na produção de leite. Seria interessante fazer uma relactação veja o vídeo, assim você estimula ainda mais a mama. http://youtu.be/TwlYNGnw_To
      Esse desconforto que ele está tendo pode ser por conta do leite artificial, consultar um gastropediatra seria importante.
      Att.
      Fabiola Costa

  11. olá fabíola queria saber se por estar pegando o seio de forma incorreta o meu bebê pode começar a rejeitar o meu peito?pois ele está com 45 dias e até agora tudo ia muito bem ele ganhou peso mas a famosa pega está incorreta e ele agora começou a rejeitar o meu peito chora de fome mas naum pega,procurei um grupo de amamentaçâo aqui em uberaba mais a enfermeira disse que ele já está grandinho e ele naum vai se acostumar a pegar de forma correta estou desesperada pois está ficando traumática a hora do mamar,pois ele tem fome e naum comsegue saçiar-se!!!! abraços

  12. A forma incorreta de abocanhar o seio se caracteriza quando a mãe sente dores, quando ocorrem as fissuras, quando o bebê não ganha peso suficiente. O que você entende por pega incorreta? Você não comeu nada com cheiro forte, alguns alimentos causam repulsa no bebê? Se tudo está indo super bem a 45 dias, não é a pega incorreta que está atrapalhando concorda? Preciso de mais dados para entender o que está acontecendo.
    Bjs.

  13. olá fabíola o meu seio tem fissuras e sinto dores mas assim mesmo ele estava mamando e ganhando peso,como eu naum consegui nínguem para me ajudar continuo amamentando dessa forma pois é uma dor suportável e a minha vontade de amamentar é maior,restringi tudo q faz mal para o bebê até perdi muito peso!!!!!o que será que aconteçeu?????

  14. Ás vezes um remédio, um perfume, um hidratante, pode causar repulsa. Já tive uma cliente que colocou própolis na garganta e o bebê não pegava no peito de jeito nenhum. Ela teve que ordenhar as duas mamas, para o cheiro e o gosto do própolis sair, só depois o bebê pegou.
    A melhor forma de melhorar a pega é estimulando o reflexo de busca do bebê, aquele movimento que o bebê faz com a boca para abocanhar o mamilo, ele tem que abrir a boca toda para melhorar a pega. Isso é o mais importante. Você pode também segurar um pouco o queixinho para que o movimento de sucção seja amplo. É importante para o bebê, não começar a mamada sugando e sim disparando o reflexo de busca, pois iniciar com sucção faz com que ele “mastigue” o bico e não abra a boca o suficiente para uma boa pega. Tudo isso tem uma relação com o tipo de bico, a amplitude de mandíbula do bebê e o tipo de sucção que ele faz. Sinceramente não acredito que a pega errada ocasionou a repulsa. Acho que tem mais coisa aí?
    Bjs.

  15. olá fabíola vç naum saberia me informar se em uberaba minas gerais,tem alguma consultora q possa me ajudar????como eu te disse o meu bebê tá rejeitando meu peito e eu nem sei porque!!!!! hoje ele só mamou leite do peito na chuquinha!!!!!! me deixou hiper chateada!!!!! abraços

  16. olá fabíola estou escrevendo para contar que agora está tudo certo,tomei as rédeas da amamentação de novo, meu lindo bêbe engordou, o meu seio naum está mais machucado!!!isso quer dizer que eu corrigi a pega dele no seio sozinha,to super feliz me sentindo a super mãe.beijos

  17. olá novamente fabíola é possível o leite diminuir????pareçe q o meu diminuiu bastante????será possível!!!!aguardo resposta,desde já agradeço pela atenção!!!!

  18. Desculpe Ana Paula, sua pergunta não entrou no meu sistema, por isso não tinha visto. Como assim seu leite está diminuindo? Como você consegue saber que ele diminuiu?
    Bjs

  19. Meu bebê tem 50 dias, nasceu com 4,040 kg e por conta disso começou desde a maternidade a tomar complemento. Tenho leite, não sei se suficiente, mas acontece que ele já quase não quer mamar no peito. Hoje mamar no peito para ele tá parecendo tortura, hora ele mama, hora rejeita totalmente, ficando irritadíssimo. Por conta da fórmula tem muita prisão de ventre. Já não sei o que faço. Poderei estar a disposição dele para amamentar por mais 2 meses, será que vale a pena tentar a mamada só no peito para durar tão pouco? Seria ruim pra ele depois desse tempo ter que diminuir o “peito”? Gostaria de saber sua opnião.

    • Olá, Luciana! Meu caso é bem parecido com o seu. Uso complemento desde o primeiro mês e desde os 50 dias estou reduzindo para amamentar mais. Às vésperas de completar 3 meses, estamos com dificuldades na hora de mamar. Como resolveu seu problema? Talvez sua experiência possa me ajudar. Obrigada! Letícia

  20. Fabiola, boa tarde! Vc pode me indicar algum especialista em amamentação que faça essa consultoria em SP – capital? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    • Matrice – Contatos por telefone podem ser feitos com a Fabola Cassab no celular (11) 9622-3737. Pode dizer que foi a Fabiola Costa do MamaMia que indicou. Beijos

  21. olá passei só pra dizer q agora meu bebê tem sete meses já está comendo papinha de legumes amaaaaaaaaaaaaaaa mamar no peito nem sabe o q é mamadeira
    tive paciencia e agora colho os frutos q a amamentação proporciona então eu recomendiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimo amamentar sempre!!! bjos e sorte
    a todas mamães!!!!

  22. Meu bebe faz 4 meses dia 15 de setembro ja terei que volta ao trabalho,quero pega os 14 dias com a pediatra pra amamenta ele mas,será que consigo?

    • I have…no idea what to say…never even heard of the author and the cover of this bo;eh#8230ospekc&less…yet another thing I cannot help you with…though I did entertain you with my comments on the other matters lol >.< I have seriously…no…just…wow?! how can you…I would…nope…it doesn't work…it isn't working cannot even give advice…T-T

  23. Olá, Fabiola! Estou precisando de uma ajuda especializada para continuar amamentando: por vezes minha bb se irrita na hora de mamar, chora de fome e percebo pouco leite. Meu caso, em resumo, é que minha filha de 3 meses toma complemento desde que completou 1 mês (por recomendação do pediatra) pois estava com baixo peso. Desde o 2o. mês, após o ganho de peso dela, fui reduzindo o leite artificial, pois não deixei de oferecer o seio. Tenho uma nova pediatra e ela apóia esse processo de redução do leite artificia,l mas estamos com dificuldades. Não sei se tenho leite suficiente…Volto a trabalhar em um mês e meio. Gostaria de ouvir o que acha. Muito obrigada! Abs, Letícia

  24. Olá gostaria de uma consultoria domiciliar pois meu bebê tem 47 dias e faz uso de chupeta e isto esta atrapalhando na amamentação. E além disso ele não para de chorar. Moro no rio na tijuca vc poderia me ajudar nesta segunda com uma visita?

  25. Fabiola,
    Estou com uma rn, de 18 dias, e no inicio so conseguia amamentá-la com o bico de silicone.
    Passamos a primeira semana com o bico e aos poucos fui incentivando-a a mamar sem ele.
    Hoje ela consegue mamar sem o bico mas os barulhos, durante as mamadas, são constantes. Parece que ela dá beijinhos com a boca aberta durante a sucçao. Me parece que a pega esta errada.
    Ai vem o desespero… levanto mais sua cabecinha, faço o “c” com os dedos no peito, tiro ela do seio e recomeço e nao adianta…
    Depois vem os gases…
    Nao sei o que fazer… ja li documentos sobre a pega correta, participo de grupos virtuais e uma amiga me passou o seu contato.
    Apesar desse quadro com 15 dias estivemos no pediatra e ela ganhou peso (saiu da maternidade com 2,850 e ja esta com 3,100 e cresceu cerca de 2 cm… nasceu com 48,5 e esta com 51cm)
    Estou apavorada com a amamentaçao… com medo de estar fazendo errado.
    To precisando de um help.

  26. Olá,
    Estou tendo um problema que já foi relatado aqui. Com um mês de idade meu filho começou a parar de mamar no meio da mamada e a chorar. Troco de peito, ele mama um pouco e começa a chorar. Parece que é porque o fluxo do leite diminui e ele se irrita. Eu insisto, troco de posição, espero ele se acalmar e dou o peito de novo, mas ele se irrita muito e várias vezes não pega o peito de novo. Até agora está ganhando peso dentro da faixa normal (está com quase 3 meses agora) mas esse processo irrita tanto o neném e me angustia que eu queria tentar resolver. Alguma sugestão?

  27. Boa Noite!

    Estou amamentando meu segundo fiho de 3 meses tenho uma produção de leite fantástica, sou doadora para o banco de leite da minha cidade, porem tenho um problema na mama direita que os médicos que consultei em minha cidade (são sebastiao/SP) não conseguem identificar. No periodo de amamentação da tinha primeira filha tive o mesmo problema no final da amamentação (1 ano e 7meses). Agora o problema apareceu desde o começo. Vcs poderiam indicar um medico especialista em amamentaçao? As profissionais do banco de leite da manhã cidade afirmam que o meu problema envolve conduta medica. Obrigada!

  28. Ola estou com muita dificuldade na amamentação! Meu neném chora no meu peito e eu percebi que em um dos seios ele fica mais irritado e não mama nada
    Sou de São Paulo
    Vocês fazem consultoria aqui?
    Estou precisando muito da ajuda

    • 2010å¹´8月31日下午9:50 åŒæ25:「蝗蟲」形容中國人,意思指蝗蟲入侵田野&#6292;草木、農作物都會被全面吞噬,比喻中國人太多,入侵力強,但少見良好效益,只是侵蝕,常見例子,中國人到外地作「貧窮移民」,到境後不止移民這麼簡單,而¿˜¯ç›¡æ‹¿ç•¶åœ°å¥½è™•,拿好處之餘,也把在偉大祖國慣常的懷習慣帶到別國,污染人家地方。即使在國內&#6529å;「蝗蟲」特性也盡力破壞美好事物,例如四川的海洋世界,幾天就給人破壞得體無完膚,有偷海產的、有弄死海洋生物,破壞設施等等,完全不顧及公德。此為蝗蟲之禍。

  29. Olá. Gostaria de ter conhecido esse trabalho antes. Fiz aleitamento exclusivo por pouco mais de 1 mês, mas o meu bb só chorava e muito e acabei dando ouvidos aos palpites e uma infeliz orientação de uma pediatra para que eu complementasse a amamentação. Meu bb estava saudável e ganhando peso, mas o desespero me fez cair. Hj meu bb está com qse 5 meses e ainda sofro por ter complementado, choro ao ler textos de amamentação, continuo dando o peito, mas cada mamadeira dada é uma faça no meu coração. Gostaria de saber se ainda consigo fazer pelo menos o último mês de aleitamento exclusivo. Será que posso? Por favor, me ajude

  30. Ola meu nome e roseane . Moro em mundo novo ms ..queria saber se vc viria aqui me ajudar c minha bebe de dez meses e quanto ficaria ..?

    • Doh! I did forget to mention that, didn't I? But it turns out it's with Penguin NAL rather than Berkley. Th39e#&y;re oddly similar imprints. In years past, Penguin NAL published some of my writing heroes – P.G. Wodehouse, John Steinbeck . . . sigh. So cool!!!!

  31. Boa tarde! Meu BB está com 20 dias e tenho que dar complemento na mamadeira pois ele não consegue fazer a pega correta e por isso não consegue tirar direito o leite do peito… Não quero dar complemento, quero somente amamentar no peito. Preciso de sua ajuda!
    Como VC atende em domicilio? Me ajude por favor…já estou desesperada!

      • ja dessa magasin. jag är ganska beroende :). men blivit, som du säger, lite mer selektiv. fast igÃ¥r köpte jag min första cover och blev sÃ¥ld :).tusen tack moa.dina ord värmer sÃ¥ mkt, sÃ¥ som dina vackra bilder gör.klem o ha en fin sÃ!//ag¶dnjennifer

  32. Olá, pode me enviar os valores para uma consultoria para o meu e-mail ? Serei mãe de primeira viagem em agosto.

  33. Olá, meu nome Amanda
    Estou desesperada precisando de ajuda, meu filho tm 10dias, to amamentando, porem com muitas dores na pegada, já fiz de tudo pra tentar consertar, assistindo videos, e cada mamada, fico desesperada de dor, parece q ele ta mastigando meu bico.
    Sera q vc Pode me ajudar? Desde já agradeço.

  34. Olá, gostaria de uma ajuda pois meu bebê tem 2 meses e 13 dias e no primeiro mês ele não engordou o peso esperado. O pediatra pediu pra entrar com complemento, mas eu não queria dar suplemento pra ele por saber da importância do aleitamento exclusivo. Perguntei a causa, já que ele mamava normalmente e ele disse que alguns leites são assim mesmo, nesse momento eu pedi que ele me receitasse algo pra que eu pudesse tomar e melhorar meu leite para que meu bebê não precisasse tomar fórmula, ele receitou alfafa e medusa e plasil para aumentar minha produção de leite. Na consulta de 2 meses ele havia engordado 970g, mas nesse mês eu não fazia outra coisa a não ser amamentar, eu só pensava nisso, estava neurótica com a pressão das pessoas sobre mim dele ter de engordar, eu amamentava e tirava leite do outro seio e aramazena a pra dar pra ele depois. mas eu precisei parar de tomar o plasil pois atacou meu estômago tomando ele diariamente junto com os medicamentos homeopáticos. Gostaria de saber se tem algo que possa fazer pra aumentar a produção e poder amamentar naturalmente sem esse stress de “ele tem que engordar, sua meta do mês é 1k”, confesso que isso é frustrante pra mim enquanto mãe. Por favor, gostaria de ajuda.

    • Thayssa, vc resolveu o problema? Como está seu bebê agora? Sua história parece com a minha, sendo que minha bebê tem 1 mês e já foi recomendado o complemento. Abçs

  35. Boa tarde
    Minha bebê tem 20 dias e estou com muita dificuldade pra amamentar e estou quase desistindo… Meus mamilos ja racharam, sangraram, cicatrizaram, mas ainda sinto dor.. Muita dor, pois a bebê nao abre a boca, não coloca a aureola na boca, somente o bico. Eu choro, ela chora e isso está fazendo mal para as duas… Não quero passar pra fórmula.. Mas ja não vejo outra opção…

  36. Bom dia Fabiola, estou com um bebê de 18 dias. Ele está bem saudável, mamando e tal. Eu tenho sofrido muito com o bico do peito. Pesquisando entendi que tem alguma coisa errada na pega. Mas aparentemente estamos fazendo tudo nos conformes: boquinha de peixe, auréola coberta, mexe maxilar de baixo, está alinhado. … Só que onde moro não existem consultoras de amamentação. Vc acha viável um s.O.s. virtual?
    Grata

    • Não é garantia de 100% de sucesso, pq ás vezes é importante sentir o movimento da sucção com as mãos. Mas dá para te ajudar! Me liga (21) 998994885.

  37. Pingback: A amamentação é desafiadora, ainda! – Primas de Maria

  38. Olá Fabiola, meu bebe tem 40 dias e abocanha toda minha aureola e faz a succao direitinho, inclusive ja ganhou mais de 1kg nesse tempo, mas mesmo assim o bico do peito e aureola ainda arde muito como se estivesse queimado. Ja descartei a possibilidade de fungos e tbm o fato de ele ter algum problema na língua através de consultas. Como faco pra conseguir amamentar sem dor? Estou muito triste pq ninguem consegue resolver esse problema!! Na minha cidade nao tem consultora em amamentacao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s