Recomendações para bebês com Refluxo Gastroesofágico

Vômitos frequentes, bebê que reclama muito, bebê que briga com o peito, ganho de peso insuficiente, problemas de sono persistentes e que não respondem às alterações de rotina ou outras dicas sugeridas podem ser devidos a refluxo gastroesofágico (RGE).

Se o seu bebê tem refluxo, aqui vão algumas orientações que podem ajudar no tratamento e nas noites de sono. Não se propõem a substituir, de jeito nenhum, a opinião do médico, mas apenas fornecer algumas informações preliminares.

Com essas informações, a mãe poderá observar melhor o filho e discutir posteriormente com o pediatra. As fontes são mencionadas no fim do texto. Correções, complementações e questionamentos pertinentes são bem vindos.

* O refluxo é NORMAL em bebês bem pequenos e não precisa ser tratado com remédios ou exames invasivos, a não ser que o bebê não esteja ganhando peso adequadamente, ou esteja muito incomodado pelo refluxo e mesmo assim, somente após excluir outras causas e tentar medidas alternativas como mudanças posturais e mudanças na dieta da mãe, por exemplo.

A regurgitação tem um “pico” aos quatro meses de idade e a maioria dos bebês deixa de regurgitar com um ano de idade.

Para saber se o seu bebê está particularmente incomodado e se esse incômodo é causado pelo refluxo, é útil manter um diário (só por alguns dias), anotando as vezes em que o bebê chora, quanto tempo dura o choro, quais os horários dos choros e das mamadas.

É normal um bebê chorar, em média e de forma intermitente, duas horas por dia. Se o bebê ganha peso bem, não está incomodado, apenas vomita, ele é chamado um “golfador feliz”, caso em que não são recomendados exames nem remédios.

Apenas medidas posturais e mudança na forma de alimentar.

* Sintomas de refluxo:

– Vômitos (esse é o principal, mas não o único);

– o bebê se arqueia para trás depois de mamar;

– mama apenas poucos minutos e começa a chorar;

– quer mamar no peito o tempo todo, porque o LM alivia a azia causada pelo refluxo;

– se recusa a comer, ou diz que está com muita fome, daí come só uma colher de comida e pára;

– soluços;

– briga com o peito, parece ter dificuldades para sugar;

– tosse persistente, problemas respiratórios persistentes;

 

O refluxo pode ser oculto, ou seja, a criança não vomita, mas o alimento volta até parte do esôfago, causando azia, dores, falta de apetite. Pode acontecer de parte do líquido ser aspirada, o que causa pneumonias, otites, problemas respiratórios recorrentes.

Sono perturbado, com engasgos e a criança se contorcendo, é um traço comum a muitas crianças com refluxo. Esses sintomas podem aparecer em conjunto ou isoladamente. Apenas o sono ruim, por exemplo, já pode ser um indício de que o refluxo (já diagnosticado) está voltando.

 

*Mudanças de hábito recomendadas

– mudanças na posição da mamada

– Colocar o bebê para arrotar várias vezes durante a mamada, mantê-lo na posição vertical 30 minutos após a mamada, evitar o uso do bebê conforto em casa, evitar usar fraldas apertadas e elásticos que pressionem o estômago, evitar fumaça de cigarro;

-Evite também “superalimentar” a criança, não amamente logo depois dela vomitar, espere o horário aproximado da próxima mamada. Mas não recuse amamentar se ele pedir.

-A livre demanda é recomendada, de maneira geral, e é essencial nos primeiros meses de vida para a mãe estabelecer a produção de leite. A amamentação é extremamente benéfica para o bebê com refluxo, porque o leite materno é digerido mais facilmente. Há evidências de que bebês amamentados têm menos episódios de refluxo durante o sono noturno.

– Mesmo após os 2 meses, a maioria dos bebês, mesmo com refluxo, se beneficiam com a livre demanda.

– Não há nenhum estudo que contra-indique a livre-demanda ou indicando horários rígidos como forma de terapia. Na verdade, é um erro acreditar que a livre demanda atrapalha o refluxo, pois o leite materno é de fácil digestão e portanto rápido esvaziamento gástrico.

– Muitos gastropediatras recomendam a livre demanda para o tratamento do refluxo.

– Não há evidências de que a amamentação de 3 em 3 horas é recomendada para bebês com refluxo. Pelo contrário, a orientação geral é de que a criança coma “pequenas refeições”, em curtos intervalos. E 3 horas é um LONGO intervalo para um bb de 3 meses, que pode acabar enchendo demais o estômago. Assim o bebê em livre demanda tende a mamar pequenas quantidades com menor intervalo.

*Fórmula X LM X engrossante;

o uso de engrossantes diminui os episódios de vômitos, mas não diminui o grau do refluxo, ou seja, o bebê vomita menos, mas o refluxo continua. Experimentos demonstraram que bebês alimentados com LM têm menos episódios de refluxo durante a noite do que bebês alimentados com fórmula.

Ou seja, o leite materno é o melhor alimento para bebês com refluxo. É de fácil digestão e proporciona rápido esvaziamento gástrico, diminuindo a incidência de retorno do conteúdo do estômago para o esôfago.

*Na hora de dormir;

-evite alimentar o bebê duas horas antes da hora de dormir, principalmente com líquidos. Portanto, a mamadeira noturna é péssima para bebês com refluxo. Inclinar o berço (30 graus) também pode ajudar o bebê a dormir melhor;

-Mas continue amamentando seu bebê normalmente e não impedimento de se amamentar a noite.

-Não há ainda impedimento de se amamentar deitada, desde de que o bebê fique em posição reclinada enquanto é amamentado, e não na horizontal.

-A cama compartilhada é bastante salutar, pois dormindo junto ao bebê fica mais fácil observar qualquer sintoma. mas lembre-se que o bebê mesmo na cama compartilhada deve dormir sempre inclinado.

-A sociedade americana de pediatria avaliou os riscos de morte súbita e de sufocação causada pelo refluxo e recomendou que, mesmo em crianças com refluxo não se adote a posição de bruços para dormir.

* Refluxo x hiperlactação

Muitas vezes mulheres que amamentam podem apresentar hiperlactação. Isso, a princípio pode não ser um problema. No entanto, o bebê pode ficar incomodado com a abundância de leite e o reflexo de ejeção forte e ter seus sintomas confundidos com refluxo. Por isso, antes de achar que o bebê tem refluxo e medicar, verifique se seu caso não é de hiperlactação.

Geralmente, a produção de leite de mães com hiperlactação tende a se normalizar por volta dos 3 meses.

Como identificar a hiperlactação:

– Além de o bebê algumas vezes apresentar sintomas bem parecidos com refluxo, conforme listados acima, a mãe apresenta vazamento dos seios entre as mamadas, o outro seio vaza enquanto o bebê está sendo amamentado, os seios ficam cheios e doloridos e às vezes, mesmo após a mamada, não sente alivio. Pode ter mastite com frequencia.

Como melhorar o problema:

– Amamentar um único seio por mamada.

– dar o mesmo seio 2x ou mesmo 3x seguidas (principalmente se o bebê mama com intervalos curtos), de forma que o outro não seja hiper estimulado e após revezar.

– se o outro seio ficar muito cheio, evitar ordenha com bomba, dando preferência à ordenha manual.

– Fazer compressas frias.

– Evitar o uso de conchas coletoras, pois a pressão sobre os mamilos é um estimulo constante. Para algumas mulheres, o próprio sutiã pode estimular a produção.

– Se posicione de maneira mais recostada com o bebe por cima. Nesta posição o leite tem que subir para sair o que reduzira a força do fluxo.

– Se o bebe cuspir ou engasgar, tire-o do peito deixe o excesso de leite cair em uma toalha e recoloque-o no mesmo peito depois que o fluxo diminuir.

*Refluxo e leite de vaca:

Uma parte significativa dos casos de refluxo em bebês tem como causa a alergia à proteína do leite de vaca. Se o caso for de alergia, o tratamento padrão para refluxo não funciona.

Por isso, a Sociedade Americana de Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição (NASPGHAN) recomenda que nos casos de refluxo se faça um teste, por duas semanas, de retirada da proteína do leite da dieta.

Se o bebê melhorar do refluxo nesse período, possivelmente o refluxo é causado por sensibilidade ao leite de vaca. Reintroduza o leite em seguida, para verificar se realmente há uma relação entre o consumo de leite e o refluxo.

Se você observar que o refluxo é provocado ou piorado pelo consumo de leite de vaca, converse com o seu pediatra para avaliar o diagnóstico e o tratamento. O período total de desintoxicação do leite é de quatro a oito semanas.

Saiba que exames de alergia em bebês pequenos não são precisos. Além disso, existe um tipo de alergia em que os efeitos só são sentidos bem depois do consumo do alimento e que não é detectável por exames.

A forma mais confiável de se diagnosticar alergia/sensibilidade é a observação das reações da criança ao consumo do alimento.

* Refluxo e leite de vaca II

Se você amamenta exclusivamente, observe se o bebê melhora com a restrição da proteína do leite da sua dieta. A proteína do leite de vaca passa para o leite materno. É preciso cortar leite e derivados da alimentação da mãe.

Crianças que não puderam ser amamentadas, devem usar fórmulas extensamente hidrolisadas (pregomin ou alfaré) e em casos mais graves, fórmulas de aminoácidos (neocate). Vale lembrar que essas fórmulas são caras e de difícil aceitação pelo bebê.

Fórmulas à base de soja só podem ser prescritas para pacientes sem sintomas gastrintestinais e com idade superior a seis meses.

Levar em consideração a possibilidade de relactação, uma vez que o leite materno é o mais indicado.

Informações sobre técnica de relactação(com sonda)

Leite de cabra não é recomendado para este período de teste, porque ele é praticamente idêntico ao leite de vaca.

Se o seu bebê já come sólidos, é muito importante restringir completamente a ingestão de proteína do leite de vaca, o que inclui iogurtes, pão de queijo e qualquer coisa que contenha leite em pó, soro de leite ou caseína em sua composição. Evitar derivados e qualquer produto com derivados. Ler rótulos de tudo.

O teste de exclusão do leite não funciona sem a retirada total.

Sintomas adicionais (além do refluxo) de alergia a leite de vaca incluem: diarréia com ou sem sangue, prisão de ventre crônica, dermatite atópica, urticária e, mais raramente, bronquite e asma.

Pode-se estudar a possibilidade de alergia a outros alimentos.

A alergia a que nos referimos aqui é à proteína do leite, comum em bebês pequenos, que é completamente diferente da intolerância a lactose, que é raríssima em bebês menores de um ano.

* Principais remédios

Normalmente, os médicos receitam um tratamento com um antiácido e um procinético, associados.

Os procinéticos são remédios que tem o objetivo de “segurar” o alimento no estômago. São os esvaziadores gástricos.

Embora esses remédios funcionem muito bem para alguns bebês, são comuns os casos de reações adversas como irritação, sono agitado e cólicas. É uma reação relativamente comum especialmente em bebês menores de 6 meses e amamentados. Se o seu bebê começou a dormir mal ou ter cólicas após o uso de domperidona ou de bromoprida, converse com o pediatra para discutir uma possível substituição de remédio.

A eficácia dos procinéticos para o tratamento do refluxo é um tema um pouco controverso e há quem defenda que eles são desnecessários, porque os efeitos mais dramáticos são sentidos mesmo com o uso de antiácidos.

Além disso, muitos gastropediatras desaconselham o uso de esvaziadores gástricos em bebês amamentados exclusivamente e em livre demanda, pois o leite materno é de fácil digestão e já tem a função de ser eliminado rapidamente do estômago.

*Principais remédios II

Quanto aos antiácidos, remédios como mylanta, que só neutralizam a acidez do estômago, não são usados para tratamento do refluxo. A longo prazo só atrapalham.

Em geral, os remédios receitados (ranitidina – normalmente a primeira opção do pediatra e omeprazol – reservado para casos mais severos), que fazem com que o estômago produza menos ácido.

Esses remédios só fazem efeito depois de duas semanas de uso, não espere melhora imediata. lembrar que esses remédios possuem indicação específica, só podem ser prescritos pelo médico e possuem efeitos colaterais.

*Recomendação final

Se o seu bebê não é um golfador feliz (ou seja ele não tem ganho peso bem e se incomoda com as golfadas e/ou vômitos), experimente primeiro observar se o seu caso não é de hiperlactação.

Observe ainda a possibilidade de alergia ao leite de vaca.

Medidas simples de postura, de ajudar com a hiperlactação e uma dieta de teste para alergia podem ser muito úteis, resolver o problema e evitar medicações e exames desnecessários.

Se o bebê não responder a nenhuma dessas medidas, continuar irritado, com ganho de peso insatisfatório, irritado, com dificuldades para mamar e dormir, é MUITO recomendável que o caso seja acompanhado por um bom gastropediatra, que é o profissional que tem mais condições de tratar o refluxo.

Créditos: Daniela (moderadora Soluções e bebês com refluxo e alergia a leite) e Fernanda (moderadora Soluções, GVA e bebês alergia a leite e bebês com refluxo)

Fonte:  grupo aleitamento solidário  facebook.

157 comentários sobre “Recomendações para bebês com Refluxo Gastroesofágico

  1. minha fikha esta com 93 dias e a médica disse que está com refluxo mas não fez exames para confirmar só ouviu o meu relato e passou a medicação domperidona e ranitidina…Estou na duvida se continuo dando ou não

    • \Minha filha desde a primeira vez que comessou a mamar se engasgava muito fui ao gastro e ela disse logo que era refluxo e passou o montilha e o label,dei por um mes e retornei a gastro mas ate entao o remedio nao tinha feito nenhum efeito a pediatra pediu que eu fizesse dieta 0 de leite animal e continuasse dando os remedio,s 8 dias apos eu ter parado de tomar leite animal minha filha em fim passou a mamar mais tranquila com os engasgos cada dia menos,hoje ela ja esta com 5 meses e as mamadas sao muito tranquilas graças a Deus mas apos ter ido ao retorno ao gastro deixei de dar os remedios .ppois so vi resultados com a dieta do leite.

    • Olá minha bebe tem 3 meses a pediatra dela passou Label e domperidona, na caixinha do medicamento vem uma seringa, então você segue o peso do seu bebe. Para minha filha esta sendo excelente.Agora ela quase nem solta leitinho. O tratamento vou observar por um mês e se não houver resultado satisfatório, ai sim ela encaminhará pra um especialista que irá pedir os exames adequados. Mas de qualquer forma vá a um pediatra porque seu bebe é mais novo que o meu . Se seu bebe mama leite artificial você deve troca-lo pelo A.R, pois este é anti refluxo , E não dar mais o 1, se vc dá só o materno ai já não posso dizer a respeito , pois minha filha so mama leite artificial .. incline o berço do bebe, de sempre mama sentadinho. Boa sorte .. bjs =D

      • Boa noite, minha filha tem vomitado todas as noites, uma única vez, mais sai em grande quantidade e sai pelo nariz, isso faz com q ela fique sufoca por alguns segundos, o q a deixa muito nervosa. O médico havia passado domperidona e label, mais ela esta vomitando todos os remédios q toma. Esta ganhando peso normalmente, o q pode ser? Fico desesperada, pois ela chora bastante depois vomitar, não dorme direito. Ela mama aptamil ar, ela tem 3 meses.

    • O diagnóstico da DRGE é clínico, os exames são úteis apenas no refluxo em adultos. Se não confia nos médicos não entendo pq vai neles.
      Ridículo isso. Na hora do aperto as pessoas procuram os médicos, mas acham bonito falar que não confiam neles.

      • QUERIDA NÃO SE TRATA DE CONFIAR OU NÃO NO MÉDICO. QUANDO UM TRATAMENTO NÃO FAZ EFEITO E, NÃO SE CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA OU PELO MENOS AMENIZÁ-LO, O MELHOR A FAZER É PARTIR PARA OUTRO TRATAMENTO, E SE PRECISAR IR A OUTRO PROFISSIONAL. NÃO SÃO POUCOS OS RELATOS DE MÃES QUE LEVAM SEUS FILHOS A VÁRIOS MÉDICOS E COM MUITA PERSISTÊNCIA DESCOBREM UM REALMENTE COMPETENTE, QUE PRESCREVE O TRATAMENTO ADEQUADO.

  2. Olá Aparecida, meu filho tem 3 meses e meio e desde que nasceu tem refluxo. O pediatra receitou domperidona e ranitidina também e não solicitou exame nenhum, assim como vários pediatrsa fazem. Geralmente os exames são invasivos e os sintomas de refluxo são claros, então é melhor medicar logo do que fazer os exames. Ah! Não interrompa o tratamento sem a orientação da médica, pois é muito prejudicial para o bebê…converse com ela e tire suas dúvidas…acho que é a melhor solução. Espero ter ajudado e boa sorte!

  3. Oi
    Tenho uma bebê de 4 meses, eu realmente não sei se ela tem refluxo, cólica ou se tem os dois juntos, sempre que vai mamar fica chorando, joga o corpinho p trás, não mama direto não ganhou muito peso, não aceita leite artificial, chora muito, quando se acalma um pouco consegue mamar um pouco, a pediatra receitou remédio p colica e tbem p refluxo, estou desesperada se alguém puder me orientar, grata,
    Vanessa

    • Oi Vanessa o meu bebê tem 5 meses e faço o tratamento do médico a princípio não quiz começar o tratamento e ele foi emagrecendo muito ele também até hoe joga o corpinho para trás, mas os sintomas estão a cada dia indo embora ele não vomita, pois uso um completo que antiregurgitante que estou dando por conta própria, mas já falei para o Pediatra “eu sofria muito em vê-lo jogar tudo fora…” Apesar que isto aconteceu poucas vezes depois que começei com a medicação ele começou a engordar novamente em menos de duas semanas estava uma criança mais forte hoje tem 6kg e pouco, mas já é uma vitoria pois a irma dele está com 6900kg continue com o tratamento que tudo dará certo.

      • Ola Fabiana,minha filha tem 4 meses e 23 dias e ate hoje vomita,descobri o refluxo quando ela tinha uns 15 dias pois vomitava tanto que até saia pelo nariz,foi quando diagnosticaram refluxo,no inicio nao queria dar remedio de jeito nenhum,tentei de tudo pra ver se melhorava mais nao tinha jeito,ela teve muita colica e de fazer força pra soltar os gases ela vomitava e saia pelo nariz,ai nao tive alternativa,tive que dar o motillium e label,tem dias que quase nao vomita,e em outros vomita muito,sofro muito quando ela vomita quase tudo que mamou,mais se cortar o remedio fica pior,qual remedio voce deu para seu bebê que funcionou??,eu achava que com os meses ia melhorar mais, nao to vendo tanta melhora,apesar que ela engorda bem e nao sofri por causa do refluxo,a nao ser pelo fato de regorgitar tanto,que pelo visto nem incomoda ela,porque assim que regorgita olha pra gente e ri como se nada tivesse acontecido.

  4. oi Vanessa
    minha bebê nasceu aparentemente(não fez exames para confirmar) com refluxo, pois sempre vomitava após as mamadas. Até mesmo na troca de peito. Além disso mamava no máximo 5 minutos e engolia muito ar nas mamadas o que agrava o refluxo. Como consequencia ficou com baixo peso. A pediatra receitou motilium e recomendou deitá-la sempre com a cabeça um pouco elevada, e colocá-la para arrotar após as mamadas. Não adiantou.O remédio não fez efeito e a neném acabava mudando de posição no berço, escorregava até a parte baixa do berço e às vezes ficava quase de cabeça para baixo. Vomitava sempre que a levantava no ombro para arrotar. Acabei seguindo o meu instinto de mãe, parei de dar o tal remédio e tomei as seguintes providências: passei a dormir com ela de rede numa posição que nossas cabeças ficassem um pouco elevadas.Mamava sempre na rede. o peso da cabecinha dela sobre o peito evitava que engolisse muito ar. Também observei que durante as mamadas ela começava a chorar, aí eu a levantava e em alguns minutos arrotava. Em seguida eu voltava a amamentar. Percebi que o choro era um aviso de que ela queria arrotar. Também comecei a oferecer o peito com mais frequencia, com pouco intervalo entre uma e outra mamada. Quando completou 6 meses melhorou dos vômitos, passou a comer papinhas e a ganhar mais peso. Hoje tem 8 meses e pesa 8 Kg e 100g com 7,5 cm comprimento, gostaria que pesasse pelo menos 9kg mas a pediatra disse que ela está ganhando peso normalmente. A Alimentação é a seguinte: mama 8h, papinha de fruta 10h, sopinha+suco 12h, papinha fruta 15h, sopinha+suco 18h, mingau 20h, e passa o resto da noite mamando. àgua nos intervalos. Detalhe: no momento não come mais que 50ml, seja de sopa,mingau ou papinha de fruta; frequentemente na terceira colherada não quer mais e às vezes tem ânsia de vômito, quando termina uma refeição arrota várias vezes e até chega a regurgitar.Como já sei a quantidade de alimento que ela come (50ml), tenho uma tática para que ela coma o restante da refeição: pego um pedaço de pão e levo até a boca dela e assim que abre a boquinha eu coloco uma colherada da refeição.Toma protovit e ultrafe logo após a primeira papinha. Aqui está parte do meu depoimento. Quanto à sua bebê, não ofereça outro leite a não ser o do peito. O leite artificiau pode agravar o refluxo, tenha paciencia e dê o peito com mais frêquencia. Aproveite o sono da bebê para amamentá-la. como está perto do 6° mês vá oferecendo uma colherada de fruta ou painha salgada de vez em quando para ela ir se acostumando com os sabores.

    • Oi Diana. Tenho uma bebezinha de 4 meses e meio, o meu caso é muito parecido com o seu. Eu desconfiava do refluxo desde o primeiro mes de vida, mas como ela tb tinha cólica, o pediatra associava todo o desconforto à colica e as golfadas q eu relatava ser em grande quantidade ele sempre dizia q era normal. Aos 4 meses e já desesperada por ela ganhar pouco peso em média 500 gr por mês, procurei outro pediatra. Ele diagnosticou o refluxo apenas com exames clínicos. Receitou motilium e losec. A partir do quarto mes eu já havia introduzido sucos, frutas e papinhas salgadas posteriormente. Os horarios iguais aos seus. Estou na terceira semana de uso da medicação prescrita pelo médico, e após uma pequena melhora na segunda semana de tratamento, ela voltou a piorar, chora muito, mama pouco, vomita muito e quase não dorme. Foi então q resolvi leva-la á um gastropediatra, a consulta foi hj. E a médica disse q eu estava fazendo tdo errado. Disse q eu devia dar o peito ou outra alimentação só de 3 em tres horas e q a noite era para ela amamentar só até uma da manha e depois as seis. Disse para deixá-la chorar q depois ela se acostuma e dorme. Passou tb pra eu fazer a ecografia de abdomem total. Disse que a bb está fazendo meu peito de chupeta etc e ta. Vou seguir as recomendações dela em partes. discordo com muita cosia.Não vou deixar minha filha chorar de madrugaa sem acalma-la pq sei q ela só dá trabalho qdo nao etá bem. E ela pediu q eu suspendesse tb o leite de vaca pq acredita q minha bb possa ter alergia a proteína do leité. Ter um bb com refluxo, que chora o tempo todo pelo desconforto, e que não ganha peso adequadamente e desesperador, não faço outra coisa da minha vida a não ser viver em função dela e rezar para q um médico passe a medicação correta q alivie os sintomas dela. Um abraço a todas, e realmente só muita paciência e persistência.

      • olá Maura,
        tenha paciência mesmo, pois tudo vai melhorar quando sua bebe completar 6 meses. O leite do peito é muito fininho, por isso a criança vomita com facilidade, em compensação ele é de fácil digestão, não deixe de amamentar. A minha filha hoje está com 11 meses, fora as refeições ainda está mamando. Não vomita mais, apenas arrota muito e frequentemente tem um soluço forte. Ganhou 500g no último mês e está pesando 9100g. A alimentação é essa: 7h mama, 10h vitamina de fruta ou banana com mamão, 13h sopa liquidificada de frango, ou de carne ou de peixe ou de feijão, 16h fruta pêra, maçã, 19h sopa outra vez, e 22h papa de mucilom. Todas as refeições procuro fazer bem pastosa, o mínimo de caldo/água possível pra passar no liquidificador, porque ela come ainda pequena quantidade, no máximo 100ml, então precisa ingerir mais nutrientes. Depois da refeição é que ofereço suco e água. Temos que ter muita paciencia e disposição para enfrentar a situação. Toda refeição é uma luta, minha filha dá muito trabalho para comer, tenho que cantar, dar brinquedos, colocá-la na frente da televisão para ver o dvd da galinha pintadinha, trocar de ambiente na casa. Tudo para fazê-la comer, cujo tempo é em torno de 1 hora. Na metade da refeição frequentemente tenho que pegar em suas buchechas para que abra a boca, ainda bem que não preciso apertar as buchechas, basta pegar que ela já abre a boca! é engraçado mais é a realidade. Se eu não agisse assim minha bebe não estaria bem agora. Por isso que eu sempre falo, procure perceber seu instinto de mãe, não tenha medo de atender ser instinto de mãe no que for melhor para sua filha. O institinto de mãe é uma coisa da natureza. Quanto aos pediatras, são muito necessários, mas não devemos acreditar e fazer tudo que eles prescrevem. Porque quase tudo é normal para eles. Por exemplo, quando minha filha tomou a primeira dose da vacina tríplice viral, algumas horas depois o local da aplicação fervia de inchado e ficou vermelho, parecia uma lâmpada acendendo e em poucos segundo apagando várias vezes seguidas, a nenem ficou com muita febre e molinha, sem falar que gritava de dor e chorou até ficar rouca. Levei para a emergencia e a resposta da pediatra : ” é normal”. Entretanto, não me contentei que esta solução e procurei outras pessoas, porque não era possível que aquilo fosse normal, pois só eu sei o que passei naquele dia com minha filha sofrendo, então descobri que minha filha é alergica à vacina com uma enfermeira que é responsável pelo setor de vacinação em um posto de saúde, e então fui encaminhada para vacinação especial em um hospital da região. Não acredite em tudo que pediatra diz, eles estudaram, mas o instinto de mãe quem tem é você.
        Abraço!

      • Olha é uma verdadeira guerra saber que nosso bebezinho tem refluxo,voce já não vive mas pra nada só pra ele…tenho uma dúvida o gastropediatra do meu filho tbm me suspendeu o leite de vaca mas será que é pra deixar só derivados ou absolutamente todo alimento que contenha leite por menor que seja a quantidade,alguem sabe?obrigada

      • Digo por experiência própria, sintomas como choros incessantes, cólicas, criança qie solta muito pum, com dificuldade para arrotar, são sintomas de problemas gastrointestinais. Minha bb chorava MUITO a cada mamada, ou seja, praticamente o dia e a noite toda, pois mamava de 40 em 40 min, às vzs de 30 em 30. Ela jogava a cabeça pra trás e gritava muito. Aí descobrí uma gastropediatra que desconfiou do refluxo (só que ele era oculto pq ela não golfava). Ela passou Label e Peridal. Confirmou o diagnóstico com USG abdominal. Ela teve uma melhora, mas os choros ainda permaneciam e apareceu uma assadura horrível. Ela desconfiou de alergia à leite de vaca ( coisas que eu comia e passava pra bb através do leite); depois que comecei a dieta de exclusão, minha filha virou outra criança: dorme bem, não briga mais com o peito, não tem mais cólicas, não é cheia de gases. Digo uma coisa p vcs mamães, se suas crianças tem esse conjunto de sintomas, pode ser refluxo, mas não deixem de investigar a hipótese de alergia alimentar, pois tem MUITAS crianças nascendo com isso, e outras sofrendo, pq os especialistas ainda não estão muito informados sobre isso.

    • diana sou a samanta tenho bebes gemeos a equipe que me atendeu no hospital hu me orientou a alimentalos em curtos intervalos de tempo na faixetaria de idade do seu bebe e deu certo 30ml leite a cada 2horas e nunca oferecer sucos ; frutas e alimentos acidos ou citricos a eles o importante é nunca deixa-los de estomago totalmente vazio nos intervalo de cada mamada lhes oferecia frutas bolachas sempre cuidando o tipo do alimento existe bplachas salgadas sem lactose e bolachas doces so de leite nunca imponha horarios fixos seja maleavel e paciente ; hoje eles estão 1ano e 6meses pesam 15kilos cada mais o rexuso ainda não passou continuo sempre com o mesmo cuidado é trabalhoso mais gratificante pois estão lindos……………

    • Diana, minha filha tem oito meses e se alimenta hoje mais com a mamadeira. Quer pouco alimento sólido. Já tentei pastoso, líquido, etc. Porém ela come de vez em quando. A gastropediatra receitou losec mups, para refluxo. li o comentário da Elisangela e fiquei na dúvida se continuo o tratamento ou sigo o meu instinto de mãe, pois não vejo melhora e sinto que ela ganhou pouco peso e na minha opinião, tudo que é antinatural é invasor e nos causa traumas. Quero tua opinião como mãe e que seja sincera, pois nós sofremos com aquela hora em que temos de dar “à força” um remédio que nem bem sabemos se é ou não o melhor, pois os alopatas querem resultados após testes apenas e nós “leigos”, nos cabe acatar ou não e eu não tou a fim de acatar!! Só quero saber se o depoimento da elisangela foi com ou sem o tratamento com remédio em seu filho. É muito importante tua resposta. Bjs. Sirlei. Tudo que puderes me informar, agradecerei, pois como mãe também estou preocupada e desesperada por uma solução e conto com tudo que for informação que mães como tu me forneçam.

      • olá, a criança pode não querer comer por vários motivos. Pode ser porque tem refluxo, pois sente dor e queimação por conta do refluxo, mas pode ser também porque não se acostumou com determinadas refeições. Você deve ter a certeza que sua bebe tem refluxo para contunuar dando esses medicamentos, se ela não apresenta sintomas de refluxo e só não quer comer determinados alimento, então tenha paciência e ofereça primeiro refeições pastosas, até ela se acostumar. Ofereça com mais frequencia, até conseguir acostumá-la. Minha bebe comia também só um pouquinho, no máximo 50ml de papinha, seja de fruta ou sopinha, depois que se acostumou começou a comer mais, principalmente depois que tomou profol, um estimulante do apetite. Boa Sorte!

    • meu bb tem 3 meses e tem refluxo fico com ele 30 minutos no colo;mas queria saber quantos minutos os bbs demorão pra fazer digestão.

      • Cara Rafaela

        Não sei te dizer quanto tempo de digestão, acho que isso varia de bebe para bebe, e também depende do alimento ingerido. O importante é fazer o bebe arrotar e ficar um tempo com ele no ombro como você está fazendo. Nunca deitá-lo em posição totalmente horizontal, deve-se elevar um pouco a cabeceira o berço. Claro que quanto mais tempo você poder ficar com ele melhor, pois diminui os riscos do refluxo.
        bjs!

    • olá meu nome e Ivone e meu bebe tem 4meses tambem esta com refluxo, a pediatra passou bromopan, mais ao contrario do seu ele não chora e a noite ele dorme bem, mais acredito que todos irão supera os obstaculos.
      bjos!

    • Minha filha toda fez q vai mamar logo apos uns 2 minutos chora se contorce solta pum,larga o peito e chora!Qdo pega novamente acontece tdo de novo.Entao ponho ela no carrinho e balanço até ela dormir ,e qdo ela dorme ponho ela no peitos ela mama normalmente!!!!!O q será?Refluxo?!!Colica?!Me ajudem! Laura

    • meu bebê tem 20 dias nasceu com 5.kilos e 700gramas ele saiu da maternidade mamando o peito e complemento com nan confort mais resecou passou a tomar nestogeno rescou passou a tomar aptamil mesmo assim resecou temtamos aptamil ele depos da mamada começou a se retorcer e achorar desesperadamente e recsecou aboca de imediato fiquei dseperada o pediatra disse que é normal o bebê vomitar mas é normal o bebê vomitar sem para o leite materno e chorar e se contorser todo e não dormir a noite toda, por favor me ajude,não sei mais o que fazer emu bebê sofre muito e esta um dilema de felta de pediatra na minha cidade

    • Oii boa tarde,queria saber ,meu bebe tem refluxo ,sera que o leite em po pode agravar ainda mais me ajude por favor.ele tem um ano e sete meses

      • Cara Darlene,

        O leite em pó não agrava o refluxo, a não ser que seu bebê além do refluxo tenha alergia ao leite ou intolerância à lactose, etc. Se seu bebê de um ano e sete meses tem refluxo, dê alimentos mais sólidos, evite o leite puro. Prefira mingau ou papa. Vou te dar um exemplo. Já dei meu depoimento aqui em mensagens acima sobre minha filha que nasceu com refluxo, hoje ela tem 3 anos e não sofre mais desse mal. Agora tenho mais um filho, que tem a mesma idade do seu. Quando ele era mais novinho a pediatra me disse que ele tinha um pouco de refluxo. Porém, se tinha refluxo os sintomas não passaram de soluços. Recomendo a seguinte alimentação para o seu bebê (+ou- igual a do meu): 6h mingau de mucilon, 9h uma vitamina de fruta (goiaba, banana, mamão,etc), 12h comidinha ou sopinha, 15h vitamina de fruta, 6h comidinha ou sopinha, 9h mingau de mucilon.
        O segredo para fugir do refluxo e acostumar o bebê a comer alimentos mais sólidos.
        Ok?

      • café, chocolate, refrigerantes e comidas muito gordurosas quando ainda amamentava, pois esses alimentos agravam o refluxo da criança que mama.

  5. olá minha filha tem 1 mês e meio e o pediatra receitou domperidona, já faz 3 dias q estou dando este remédio mas não vi melhora. Já estou fikando desesperada pois anteriormente ele tinha receitado bromoprida (digesan) e tb naum fez efeito, ela está ganhando peso e naum reclama, pelo contrário é muito boazinha, mas estou muito preocupada. Eu gostaria de saber quanto tempo o medicamento começa a fazer efeito.

  6. Meu filho tem 3 meses, é alérgico a leite mas sempre mamou no peito, eu que não posso comer nada de leite nem derivado, a médica mandou dar bromoprida – digesan, pq ela presenciou uma golfada e disse q era bastante, mas ele não reclama e ganha peso, faz 3 dias q estou dando remédio e acho q ele está tendo cólica, será q por causav do remédio?

  7. OLA MEU FILHO ESTA COM 6 MESSES E MEIO E NOS ÚLTIMOS DIAS ELE TEM MAMADO E LOGO EM SEGUIDA ELE VOMITA SERÁ QUE ELE ESTA ENJODAO DO LEITE MATERNO.GOSTARIA QUE MIM AJUDACEM

  8. Ola ,minha filha mamou bem até o primeiro mes ,quando completou dois meses começou a me dar muito trabalho para mamar,hoje ela está com quatro meses e continua do mesmo jeito,todas as vezes que lhe ofereço o peito ela se joga para traz e chora muito,só mama quando esta sonolenta ou dormindo,ja levei a varios pediatras e nenhum solucionou o problema ,ja dei diversos medicamentos e nada funcionou até agora,o que me resta é continuar nesta luta até ela completar 6 meses ,aí é como a Diana disse que vai melhorar .Diana ler seu depoimento foi um verdadeiro alivio para mim e me deu mais força ainda,pq não é facíl você ver sua filhinha chorar de dor e não poder fazer nada.

  9. Olá meu bebezinho está com 7 mese agora. Desde que ele nasceu eu percebi que algo não estava normal. Ele era muito agitado e apesar de não chorar ele reclamava muito, o tempo todo, mesmo no colo. Levei na pediatra e a irresponsavel me disse que o meu leite era pouco e não estava suprindo o nenem…primeiro erro! Comecei a dar leite em pó pra ele e não adiantou nada, pois ele continuava inquieto e parecia que tinha dor. Com 1 mes de idade levei ele de novo na pediatra e ela me disse que era refluxo. Começamos a dar peridal e não adiantou nada. A partir dai fomos em varios médicos e até em uma médica gastropediatrica. E demos de tudo, label, peridal, fágico, etc Ah e tentamos homeopatia tb..sem resultados.
    Com 4 meses antecipamos, com consentimento do pediatra antecipamos as papinhas de frutas e as salgadas tb.
    Levamos ele pra fazer ultrassom e deu refluxo grau moderado. A médica disse que com 6 meses melhora, pois o caso dele não é grave e vai melhorar a partir do desenvolvimento dele.
    Hoje com 7 meses, ele está tomando um remédio mais forte, o Lose Mups ( a base de omeprazol) e o fágico. Ah e ele toma o leite aptamil anti- refluxo. Já almoça e janta e come frutas.
    Na verdade nada do que nos mandaram fazer, mudou muita coisa. Eu sou muito contra dar remédios alopaticos, mas achamos melhor dar pois acreditamos que algum efeito deve fazer.
    A questão é que apesar de tudo que fizemos neste caso do refluxo não muda em nada. E este negócio que vai se curar com 6 meses..não é verdade, pois cada criança tem seu desenvolvimento individual,
    É bem dificil. E as pessoas que não passaram por isso, acham que estamos exagerando. É dificil até sair de casa com ele, pois ele fica inquieto e acaba regurgitando muito. Daí todos ficam comentando e te aconselhando..como se vc estivesse fazendo alguma coisa errada.
    Bom, eu amo muito meu bebezinho tenho esperança que daqui pra frente ele melhore e sare de uma vez por todas…é muito dificil
    (como disse uma mãe neste site) vc ver seu bebe sofrendo de dor e não poder fazer nada.
    Que Deus dê força e sabedoria pra nós mamães passarmos por isso!
    Um grande abraço a todas!

    • oi grá td bem…eu passei quase pela mesma coisa que vc ,mais ao contrario do seu bebe o meu chorava demais!!!e é mais dificil ainda quando as pessoas ao nosso redor fica dando palpites idiotas,mais ajuda mesmo que é bom nada!!!sabe eu por um mes tentei dar o aptamil ar para o meu bebe tambem mais dava muita colicas o que piora o refluxo,pois ao se torcer o leite voltava mais,e le tinha mais dores então perguntava o pediatra se não podia ser intolerancia a lactose ou alguma protéina do leite ele dizia que não ,mais eu instintivamente passei a dar leite sem lactose engroçado com arrozina,só então ele melhorou,os remédios eu tirei por conta propria pois acho que as reações adversas são piores do que o que pode beneficiar o bebe,ate memo com o fato de eu ter tirado o motilim ele melhorou bem .hoje ele esta com quase seis meses e já está quase curado,e olha que o dele era refluxo oculto,o leite subia com tanta pressão que ao subir batia no céu da boca e voltava pra baixo…o dele era forte de mais,mas depois de eu mudar as coisas ele melhorou ,hoje ele está com quase seis meses tem uma qualidade de vida melhor pesa quase dez kilos,é muito risonho e feliz ,espero de coração que não só o seu bebe mais todos os bebes que passam por isso sarem ´pois não tem nada pior que ver nossos bebes sentirem tanta dor e agente não poder fazer nada .bjs para vc e seu bebe muita saude e paz para vcsfiquem com deus

  10. meu bebê agora está com quase 6 meses,e já melhorou bem do refluxo…mais quando estava com quinze dias me deu o maior trabalho pois chorava demais,eu levava ele ao pediatra ele me dizia q era cólicas mais como eu já tinha uma filha de 3 anos sabia q não era,mais mesmo assim fazia massagens dava banho na agua bem quentinha fazendo ao mesmo tempo massagens em sua barriguinha,mais nada adiantava,muitas vezes de tanto ele chorar e eu não saber mais o que fazer e vendo sua dor chorava junto com ele,então comecei a leva-lo praticamente um dia sim outro não no pediatra,ele falava sempre a mesma coisa q era coicas chegou certo dia a dizer q podia ser problemas neurologicos,perguntava pra ele se não podia ser refluxo ele dizia que não pois o meu beb~e não era de vomitar muito,mais se arquiava demais para tras se torcia muito e queria mamar toda hora ,mais toda vez que mamava ficava de uma mamada até a outra chorando.eu instintivamente tive certeza q era refluxo então comecei a deixalo sempre inclinado pois quando eu deitava ele reto ele se sufocava toda hora,precisou ele ter um engasgamento muito forte ficar enternado para o pediatra acreditar em mim,mais ai me infezei com ele e o levei em outro,depois do exame de rx com contraste tivemos a confirmação de que ele tinha refluxo oculto,o que é mais perigoso pois pode voltar o leite ele se afogar e a gente nem mesmo saber pq…mais mesmo apos dar os medicamentos ele continuava com epsódios de choros e sufocamento,e barriga dele ficava enorme ,então perguntava ao pedi,se não alergia ao leite ele dizia q não então resolvi seguir os meus instintos mais uma vez ,tirei ele do peito e comecei a dar leite sem lactose engroçado com arrozina ,tirei o motilium e só dava o label quando notava q ele estava com azia pois a medicação tem umas reaçoes que em certos bebes podem causar ate morte ,então hoje ele já esta com quase seis meses pesa quase dez kilos e já melhorou quase cem por cento,então o que eu quero dizer a vcs ,que mais do que ninguem a gente sabe o que esta certo com nossos filhos ou nao .as vezes a gente tambem deve ser umpouco medica e ver o que é melhor para nossos bebes .pois médico não é deus para saber de td e nós mães não somos ignorantes prar não saber o que é melhor para nossos filhos ,pois para o primeiro pediatra eu estáva louca .precisou meu bebe quase morrer para ele ver q eu estava certa ,devemos sempre seguir nossos instintos afinal foi da gente q eles veio ao mundo…. bem um beijo para todos ,e muita saude …fiquem com deus

    • passar por isso e mesmo muito dificil,meu bebe logo apos nascer vomitou muito um liquido escuro,ao deitar ele sufocava começava a ficar vermelho,isso no hospital ainda.corriamos atras do pediatra e ele dizia q era porque o estomago nao estava totalmente formado ainda,a cada vez q ia trocar sua fralda ao deita-lo ele passava mal,as trocas eram tipo parada pra abastecer em corrida de formula1.recebemos alta mas ele nao melhorava,num fim de semana eu ja estava apavorada achando q era o coraçaozinho dele,fomos a emergencia e o medico ao atender me deu o mair susto perguntando se eu tinha plano de saude pois precisariamos muito.identificou refluxo,receitou motilium e me disse que seria dificil que eu pedisse ajuda p mae ,vo,vizinha…pois ia precisar.meu bebe esta agora com dois meses e toma motilium vi melhora mas demorou para ele fazer efeito.foram muitas noites sem durmir com ele no colo o estomagozinho dele fazendo muito barulho,nao ha quase vomitos mas engasgos a noite inteira,o que me faz acreditar qua seja oculto.ele briga muito com o peito e mama quase o dia todo,muito chorao e nos dias de crise quase nao tenho descanço,tadinho.mas graças a deus ele melhorou bastante pois ja posso deita-lo para trocar sem pressa.nao vejo tanta expressao de sofrimento em seu rostinho,so nos dias de crise.mas dificil mesmo eh quando as pessoas dizem assim:mas sera que e refluxo mesmo,meu filho tambem teve e nao dao a menor importancia.so a ame que fica com o bebe nos momentos de crise pra saber o que ele passa e ela por conseguinte tambem.,o medo de ele se afogar com o vomito durmindo,a sensaçao de impotencia ao ver o bebe sofrendo.temos apassado por tudo isso mas tenho forças porque sei que e curavel e que se eu cuidar dele ele vai ficar bom,beijis e forças pra todas as mamaes que cuidam de seus bebes,tamo junto.

      • pra mim nao tem cura nem remedio.minha filha tb tomou motilium e label e nao adiantava nada.foram varias mamadas seguidas de jatos de vomitos ate pelo nariz.so melhorou depois q ela fz 5 meses q foi qmdo eu decidi comecar com almoco pra ver se ia melhor.foi otimo pq diminuiu em 70% os vomitos e tb dava fruta a tarde como a pediatra havia pedido..foi uma epoca tensa.eu nao deixava ela com ngm com medo dela sufocar.pq eu ja ouvia o barulhinho do vomito de longe..gracas a deus passou ela agora tem 1ano e 3meses porem depemdendo do q come as vexes qmdo ta dormimdo volta vomito ela engasga..por isso ainda evito muita coisa.mas as vezes qndo vai pra casa da avo paterna dao muita porcaria..aff..ai e qndo volta..no mais e super tranquilo

  11. boa tarde..estou com problemas com meu bb de 2 meses…ele toma leite artificial desde nascimento, ja troquei o leite por 5X..e ainda estou testando o sexto. Desde a primeira semana de vida ele tem um vermelhao no corpo, tipo alergia…mas a ped. disse q era normal por ser RN, q ia sair…logo dpois ele teve uma forte brotoeja, essa medica deu uma medicaçao q nao ajudou em nada, passamos em outro ped. e ai sim, remedio certo. Mas por ficar na duvida qto a medica, resolvi passa-lo num alergologista, ele mudou o leite, passou cremes, solicitou exames q ainda nao saiu o resultado, estou aguardando. Porem esse novo leite alem de caro, faz com q meu bb chore mto dpois de mamar, esta com suspeita de APLV, mas o leite de soja esta dxando ele mto inquieto, fica agitado, nao esta dormindo direito, e vejo q judia dele bastante dpois de 30 min da mamada. Nao sei oq fazer, provavelmente é msmo alergia, mas nao estou acertando no leitinho dele. Pago bem caro a lata e dura apenas 2 dias, estou tendo um gasto alto e ainda tenho q ver meu bb ficar incomodado demais depois de comer. Agora, mudo d novo de medico? de leite? de estrategia?? Sera q pode ser refluxo? Ja estou na terceira pediatra agora e essa me receitou homeopatia, fazem 2 d q estou dando as gotinhas mas ele continua chorando. O q faço?

    • Alessandra,
      Sei o que é ver nosso bebe sofrer e não saber o que fazer para ajudá-lo e amenizar seu sofrimento. Pelo seu depoimento, acho que a mudança para vários tipos de leite em pouco espaço de tempo pode estar prejudicando seu bebe. Por ele ser muito novinho, seu intestino ainda é muito frágil, e ao receber leite artificial, principalmente de vários tipos, causa muitas cólicas. Essa agitação com certeza é cólicas. Vou te dar alguns conselhos, não dê mais esse leite de soja. Não dê esse remédio homeopata que não serve de nada. Porém, se for preciso continue com o remédio que deu certo para as brotoejas e vermelhidão. Seu bebe não está com alergia ao leite artificial, já que mudou para vários tipos e ele continuou com o vermelhidão e ganhou brotoejas. Veja se não é algo no ambiente externo que está causando esta alergia, tal como fungos nas roupinhas, berço, armário etc, ou alegia ao sabão, ou ácaros nos locais em que ele fica. Minha filha criou brotoejas no rosto e ficou boa com a pomada cortitop. Na alimentação: comece a dar mesmo o leite ninho integral, comece aos poucos, na primeira semana use meia colher de sopa de leite para cada 100 ml de água, na segunda semana uma colher, na terceira 1 1/2 colher , até completar 2 colheres de sopa na quarta semana. Assim seu bebe vai se acostumando ao leite. Para as cólicas faça o seguinte: em uma chícara coloque 1/4 de uma cebolinha branca picada (aquela medicinal) e 50ml de água fervente, abafe por 10 minutos, esfriar e dar 10ml ao bebe e jogue fora o restante pois sempre que for dar faça outro chá. Esse chazinho 3x ao dia fará com que ele solte os gases e diminua suas cólicas. Além disso dê massagens assim: deite o bebe de barriga para cima, eleve as pernihas com os joelhos flexionados até pressionar de leve a barriguinha dele e torne a esticá-las ao mesmo tempo em que passa as mãos nas laterais da barriga, faça várias vezes seguidas e veja se ele solta uns ventinhos. Faça esse procedimento longe do horário das mamadas.
      Qualquer coisa é so postar aqui, espero que tudo dê certo.
      Beijos.
      P.S. essas orientações foram com base em minha experiencia de mãe e de outras amigas mães.

    • Alexandra, tenho 3 filhos, meu mais velho (agora com 16 anos), não se adaptou a nenhum leite que os pediatras mandaram dar, até que a gerente de onde eu trabalhava me disse que a filha dela teve o mesmo problema e a mãe dela mandou dar leite c de padaria e deu certo. Então, eu comprei e dei para o meu filho, que benção, nunca mais tive problemas.

  12. Alessandra,
    Seu bebê está sendo avaliado por um médico alergologista, aguarde o resultado dos exames. O leite artificial carrega alguns descompassos para o bebê, esses sintomas podem ser desde alergia, RGE, cólica e tantas outras coisas que a fórmula carrega. Um bebê de 2 meses ainda está se adaptando ao mundo extra-utero. Nesses casos o gostropediatra tb pode ajudar. Boa sorte!
    Att,
    Fabiola Costa.

  13. ola,meu filho tem 8 meses nao mma peito mais so mama 150 ml de nan confor 2, cinco vezes por dia acho pouco nao come nada so leite e mesmo assim quando vai mamar faiz ancia de vomito e quase sempre vomita tudo quando esta aida mamando,obrigado

    • Ola Fernanda! Seu filho ja deveria estar se aliemtando com outros alimentos alem do NAN. O NAN tem maior propensao ao refluxo ja que ‘e mais dificil o organismo do bebe digeri-lo do que o leite materno. Aparentenmetne ele vomita muito, ele eta ganhando peso? Esta coradinho? Se nao, voce deve procurar o pediatra dele com urgencia! A ancia de vomito pode ser tambem uma resposta ao bico da mamadeira! Segue um link para um texto sobre transicao alimentar para te ajudar a comecar a introduzir outros alimentos ja muito necessarios aos 8 meses!
      http://acalantobh.blogspot.com/2011/04/transicao-alimentar.html
      Abs Luisa (Fono e Doula – Acalanto)

  14. ola,meu bebe tem 2 meses e não consegue dormir mais que 20 minutos seguidos,ele arrota todas vezes que e colocado no colo e acorda,tambem golfa apos algumas mamadas.o que posso fazer para melhorar seu sono e tambem conseguir dormir?

  15. Ola desde q nasceu minha bebe chorava muito eu achava q era colica dava remed e ñ passava entao levei na pd e ela disse p era refluxo e me receitou label durante 14 dias melhorou ñ regitava e chorava menos agora depois e um mes valtou a chorar e regugitor o leite q mama no meu peito chora mto quando quer arrotar fico desesperada por favor me ajude!

    • Oi Lara,
      Você precisa voltar ao seu médico…Para ele rever os sintomas e as medicações. Existe também a possibilidade de levar num gastropediatra para fazer um diagnóstico mais preciso. Cabe ressaltar que o Leite materno é o melhor alimento para o bebê mesmo com RGE. Beijos.

      • oi,
        tenho um menino com 3 meses que mama exclusivamente no peito. No primeiro mês aumentou 1,5 kg mesmo chorando de cólicas e com refluxo controlado por cuidados como cabeceira elevada, cuidados para arrotar… Porém no segundo mês ganhou só 200g e no terceiro perdeu 50g. Ele continua pequeno, mas é bochechudo e feliz. Dificilmente chora. Dorme a noite toda. Porém nos ultimos tempos não quer mamar tantas vezes, recusa o seio esquerdo e mama por pouco tempo no direito (só uns cinco minutos), joga a cabeça pra trás durante a mamada, às vezes até chora. Sempre volta um pouco de leite coagulado. O pediatra pediu muitos exames que não mostraram alterações, por isso pediu para aumentar o tempo das mamadas. Porém, quando mama bastante, vomita muito, até volta leite pelo nariz. Não consigo fazê-lo mamar mais vezes por pouco tempo porque fecha a boca e se joga pra trás. Geralmente com intervalos de 2 horas e meia. Estou confusa e muito preocupada. Por favor me ajudem.

  16. Olá. Meu filho esta com 39 dias e esta retorcendo dia e noite além dos choros intensos a noite. Estou ficando sem saber o que fazer pois meu leite parece diminuir a cada dia e estou complementando com Nan. Para mamar ele suga muito pouco fica irritado e acaba dormindo, aguardo arrotar mais 20 min e coloco no berço mas aí começa as contorções. Não sei o que fazer pois preciso aumentar a minha produção de leite. Ontém após um choro de mais de 3 horas entrei em contato com o pediatra que o medicou com Label, não melhorou muito. Não sei masi o que faço para ele não sofrer tanto e para aumentar minha produção de leite. Poderia me ajudar ? Obrigada.

  17. oi bom dia estou muito preoculpa com minha filhinha ela tem 3 meses largou do peito a um mês por causa do refluxo quando ela mama só o leite nan ar ela se esgasga com muita facilida e parece que o leite vai para o nariz dela fica com um ronco estranho o que devo vazer me ajude pelo amor de deus ela fica horas sem quer mama e quando mama é so 50 ml a cada 2 ou ate 10 haras sem mama obrigada !!!!!!!!!!!!!!

  18. oi meu bebe tem cinco meses e tem refluxo des dos 20 dias ele tem sofrido muitas dores de estomago ,mas a pediatra dele teima em dizer que nao preciso fazer dieta pois isto é mito porisso agradeço´pelos esclarecimentos abraços .

  19. meu filho tem 2 mes e 20 dias e ele vomitava muito e a medica dele mamdou da o nan ar so que ele ta com o rostinho cheio de carosinho o que poso fezer

  20. olá meninas ,realmente essa fase é bem complicada para nós que somos mães e pior ainda para nossos bebes que sofrem muito com dor por conta do refluxo,e o pior é que levamos ao pediatra e muitos acham que é exagero nosso,ou seja que é mal de mãe super protetora,passei por isso com minha menina até os 6 meses, foi uma batalha árdua,postei meu desespero aqui a uns meses atras,cheguei até ser chamada de mentirosa pelo pediatra plantonista,não abertamente mas indiretamente,o fato foi que minha menina estava mais ou menos umas 6 horas sem mamar,aí quando cheguei no pronto socorro,ela mamou um pouquinho,então quando o pediatra foi examina-la ela regurgitou,aí ele olhou pra mim e disse…. se ela não mama o que é isso então……tentei explicar mais ele não deu a minima ,sai de lá em desespero sem saber mais o que fazer,a Maria Clara só ganhava 200g,400g,150g,por mês e mamava somente dormindo,tomei medidas por contra própria e tbém com base nos depoimento que li nesse site,coloquei almofadas na minha cama e cobria com um edredom para colocar ela para dormir,jamais deixava ela dormir reta ,sempre com o tronco erguido (até hoje o berço dela tem calço na cabeceira),parei de usar o bebe conforto em casa ,só usava quando saia de carro por segurança,arrotar sempre antes de deitar e esperar mais ou menos 1 hora antes de colocar para deitar depois da mamada,trocar sempre antes de amamentar,caso nescessitace trocar depois da mamada eu esperava um pouco e depois trocava, mais nunca colocava ela totalmente deitada para não voltar o leitinho.Agora ela está com 9 meses e graças à Deus ela está bem ,já está se alimentando com papinhas salgadas,frutas,mama ainda no peito ,mas por ter pouco leite eu complemento com leite B,mas vou mudar para o leite elege baixo lactose, mais para prevenir mesmo,porque o refluxo muitas das vezes tem ligação com a intolerância a lactose,bom é isso qualquer dúvida pode postar que eu respondo.Força que no fim tudo da certo.

  21. minha filha tem 30 dias e com +- 20 dias apresentou regurgitação, engasga mamando tenho q tirar o seio da boca correndo, está chorosa irritada e a pediatra disse q é refluxo passou domperidona e label fiquei com medo de dar devido aos efeitos colaterais e procurei um gastropediatra q orientou não dar se não tivesse confiança entõ resolvi não dar e na noite de hoje minha filha aspirou achei q fosse perde-la foi um susto.será que pode ser alergia ao leite de vaca? como possso saber?

  22. ola me chamo Anderson Campos e aproximadamente dois meses atras nasceu minha Filha Ana Clara, e a duas semanas atras ela começou a ter mto refluxo e vim em busca de explicações na internet e achei este site e lendo mtos testemunhos de vcs mães sobre este mesmo problema acabei me identificando com alguns casos,mas nada que fosse diferente sempre os mesmos remedios, os mesmos leites e nada mudava, e tivemos varias idas e vindas ao medico, quase perdemos nossa filha pois ela se engasgou com o vomito, e nestas idas e vindas conhecemos um pediatra maravilhoso que receitou os mesmos remedios que mtas de vcs tem duvidas de dar aos filhos de vcs, mas ele e totalmente diferente conversamos aproximadamente por 40 minutos, e ao decorrer da conversar ele disse a mim e minha esposa que infelizmente nenhum daqueles remédios iriam curar o refluxo iriam apenas amenizar, pois quem poderia cura-la seria Deus, e ele pediu que ao chegasse em ksa nos ajoelhasse e pedisse perdão de todos os nossos pecados, desculpasse aqueles que nos tinham feito algum tipo de mal e que nos também pedíssemos perdão a quem ofendemos, e sentimos um amor tao grande em suas palavras que era como se Deus estivesse aconselhando seu filho, foi isso que fizemos, o resultado e que minha filha foi curada e hj não usa mas remédios e continua mamando normalmente como se ela nunca tivesse tido isso. Mas hj faco questão de prestar meu testemunho que Deus ele nos ama mto basta procura-lo que ele estendera seus bracos bondosos para nos resgatar coloque a vida de seus filhos e filhas na mão de Deus e tenham fé….Um Grande Abraco, caso alguem de manaus estejam interressado o nome dele dr. Victor, me procurem no Facebook e Anderson Campos e conversaremos melhor … fiquem com Deus…

    • Que bom Anderson, os remédios realmente não tem efeito curativo apenas minimizam os sintomas. Em relação as orações, cada família tem a sua crença, que bom que vocês puderam recorrer a fé de vocês para confortar nesse momento difícil.
      O refluxo é um sintoma que a medida que as crianças vão crescendo o mal estar desaparece.
      Att,
      Fabiola Costa

  23. Boa noite…

    Minha filha tem refluxo desde os 2 meses…e a medica passou label e meladim..
    Ela só mama

    Mas tenho que voltar a trabalhar…e só falta 10 dias..

    ja tentei o nam pró…o nestogeno e o aptamiil normal….em tempo alterados…

    e sempre ela vomitou depois que tomou….e só tomou pouco de cada um e só uma vez de cada….

    nem a mamadeira ela quer…

    só falta 10 dias…o que devo fazer?

    • Olá!

      Ela parece ter alergia a proteína do leite de vaca, que passa através do seu leite materno, e por isso vomita (e também causa o refluxo). Você precisa falar com a sua pediatra sobre os leites em pó hidrolisados (pregomin ou alfaré, e outros).

      A mesma coisa aconteceu com a minha filhinha de 2 meses. No caso dela, até o leite em pó hidrolisado Aptamil Pepti causou vômito. Então, talvez tenha que tentar vários até achar um que ela consiga digerir sem problemas.

      Boa sorte!

  24. Olá Anderson, Deus realmente faz maravilhas quando cremos e quando abrimos nosso coração para Ele…. Há alguns dias veio um Enviado do Senhor em nossa casa e levantamos um clamor em favor da nossa filha e nós cremos e ela recebeu a cura.

    • Geralmente o RGE é um imaturidade do trato gastrointestinal, os sintomas vão aliviando a medida que o bebê se desenvolve e começa a sustentar a cabeça.

  25. Boa tarde minha filha tem 2 anos e 4 meses e desde os 6 meses faz uso de ranitidina e domperidona até hj. el anão vomita, porém se queixa de dores e tem inchaço as vezes na barriga. Será necessário msm o ouso dos dois medicamentos ou só a ranitidina ou outro medicamento. Lembrando q não a levei ao gastro para está esclarecendo isso, pois enho dificuldade para conseguir esse medico devido condições financeiras. se puder me ajuda agradeço. Sou uma mãe cautelosa com a saúde da minha filha. não faço mais por não estar ao meu alcance. obg.

  26. Olá. A minha filha tem 2 meses e meio e a Luta tá grande. No começo ela estava mamando e complementando com o NAN 1. Sempre chorando muito, mais nunca gofou e botou pra fora. Posteriormente a minha esposa não mais teve leite materno e ela ficou apenas com o NAN 1, após 50 ml de leite, ela recusava o leite e não querida de jeito nenhum. Levamos em uma Gastropediatra que pediu para trocarmos o leite para o Aptamil Prebióticos + Label, continuou o mesmo quadro, mudamos para o Aptamil Pepti com o Losec Mulps e o quadro continuou, sempre tomando no máximo 600 mls por dia e para tomar de uma vez 100 mls era é um sacrifício e temos que ficar dando com ela dormindo. Agora estamos na última tentativa, ela está tomando Neocate, Lata caríssima + Losec Mulps, hoje fez 24 horas. Ela está tomando um pouquinho mais, ou seja, em torno de 650 mls por dia e para tomar 100 ml, ela toma 70mls bem ativa e depois ela toma o restande dormindo. A Pediatra disse para aguardarmos mais achou que pela pele ela deve ter intolerância ao leite da vaca e pode estar ainda com esofagite, causada pela Alergia. Vocês podem me ajudar? é normal? demora quanto tempo para ela comer bem? ela está com 5kg com 2 meses e meio.
    Obrigado pela Ajuda
    Raphael.

    • Seu caso eu nunca tinha ouvido falar,pq minha filha apesar de vomitar muito,o refluxo dela é diferente,e ainda toma leite materno,minha filha com 2m pesava 4.750kg,e com 3m 5.250kg,pelo grafico do livrinho do bebê o peso dela está bom.A única coisa que posso dizer é que não desistam e tenham paciência em continuar com as mamadas e sempre buscando o que é melhor pra ela,eu sofri muito com o refluxo da minha nenem ate os 4 meses dela,hj está com 5m e meio,pq vomitava muuiittoo,sempre tentei fazer de tudo pra melhorar.Vai dar tudo certo,voces vao ver.

  27. Minha bebe tem dois meses e chora quando mama no peito. Sendo que quando esta adormecida ela consegue comer. A medica acha que é refluxo oculto, receitou Label duas vezes ao dia, porem no meio do dia e duas horas antes da segunda dose da medicação ela já esta chorando e não consegue mamar. Ela começou a apresentar os sintomas depois do primeiro mês de vida. Mais tenho duvida se é refluxo, pois quando ela mama ela tambem se engasga com o leite que sai dos seios. Sei-la é confuso e cansativo, a noite ela dorme e come um pouco melhor, mais tem muito gases, geme, se contorce para os gases sair.

    • Nossa,a minha bebê antes de completar 1 mês apresentou os sintomas de refluxo,ela vomitava muito quando a colocava pra arrotar,as vezes saia ate pelo nariz,e tb quando fazia força pra soltar gases vomitava,e as vezes saia vomito ate pelo nariz por isso,dai a medica passou o Motilium de 8/8 hs,e o Label de 12/12 hs,sendo o Label usado direitinho durante 8 semanas,hj ela está com 5 meses a ainda briga com o peito nas mamadas,e mama sem brigar durante as mamadas da noite.Realmente é cansativo,mais vai melhorar.

  28. A minha bb stah com 6 meses, mas, desde o primeiro mes ela jah vomitava bastante quase todos os dias e agora soh piorou pois ela apresenta crises d choro e não dorme bem a noit e o pior eh q ela não tah aceitando nada d comida soh o l m LM mesmo. jah tentei maçã, mamão, babana, nan, nestogeno, mucilon entre outros e ela faz uma guerra pra não comer e quase sempre chora em seguida a refeição. não sei mais o q posso fazer. a pediatra tbm q eh gasez e passou espasmo cilidron e buscopam mas, não tah tendo efeito nenhum, se alguém puder me ajudar com dicas d alimentação e cuidados eu agradeço. Meu endereço eh: alleanesatila@hotmail.com..

  29. Meu bebe esta com quaze trez meses e esta vomitando muito apos mama estou dando chazinho para ele sera que tou fazendo errado.

    • Olaa!!!chá e refluxo nao combinam,pq é muito liquido,bebes com refluxo tem q comer coisas mais pastosas,no caso dela q ta no leite,é so o leite mesmo,e nao a muito o q fazer,mais com o tempo melhora a vomitaçao,minha filha tem 6 meses e tem refluxo,quando toma agua vomita,mais antes era bem mais.Melhorou bastante agora pq come papinha e frutinhas,e antes vomitava ate pelo nariz.

  30. Olá Vanessa minha prima teve bebê ele tem 7 dias e eu estou cuidando dela o bebê mama muito pouco ,logo quando sai do peito enverga a cabeça para trás chora muito,soluçar ,e o leite vem a boca ,mama direto mais bem pouco .como faço para saber se e refluxo.

  31. Olá minha prima teve bebê ele tem 7 dias ela está na minha casa pq estou cuidando deles nos tenho percebido que o bebê mama muito pouco minutos e começar a chorar,o bebê se erqueia para trás depois de mamamr,briga com o peito ,parecer ter dificuldade de sucar mama pouco e logo o leite vem a boca ,tem muito soluço.como faremos para saber se é refluxo ,quais o cuidado que devemos tomar com ele .devemos pegar ele devagar,qual a posição que devemos por ele.

  32. Olá minha prima teve bebê ele tem 7 dias ela está na minha casa pq estou cuidando deles nos temos percebido que o bebê mama muito pouco minutos e começar a chorar,o bebê se erqueia para trás depois de mama
    ,briga com o peito ,parecer ter dificuldade de sucar mama pouco e logo o leite vem a boca ,tem muito soluço.como faremos para saber se é refluxo ,quais o cuidado que devemos tomar com ele .devemos pegar ele devagar,qual a posição que devemos por ele.
    RESPONDER

  33. ola Diana saint, nossa estive lendo suas sujestoes para as mamaes e me animei em pedir ajuda a vc tambe.
    Meu bebe tem refluxo oculto e so descobri dia 11/04/2012 quando ele ja estava com 10 meses , porque ele chora de dia de de noite nao dormi nem de dia nem de noite , porem estou fazendo o tratamento com losec mups, motilium e label, e ainda nao vejo resultados , a pediatra diz p/ ter paciencia q pode demorar mesmo, mas nao aguento mais ver meu bebe sofre tanto.
    Ontem comecei dar leite de soja p/ ele essa noite nao dormiu nada , ele ainda mama no peito a noite toda mas eu nao estou muito bem de saude por tantas noites sem dormir e dando mama queira colocar um leite p/ me ajudar a alimenta-lo, oq faco , me ajude , tiro o peito de vez? isso nao vai piorar a situacao dele?Que leite vc me aconselha ? me ajude por favor> aguardo resposta
    bj

    • Olá Franciele, seu bebê de 10 meses já tem idade para ingerir outros alimentos, como papinha de frutas e sopinhas liquidificadas. Você diz que ele ainda mama e quer tirar a mama porque você não está bem de saúde, pois aconselho que tire mesmo. Seu filho é alérgico a leite de vaca? porque está dando leite de soja pra ele? pra melhorar o refluxo basta evitar alimentos muito líquidos como o leite puro. Veja se dando mingal à noite ele dorme. Pode ser de mucilon e leite ninho, nem muito grosso nem muito fino. Pra minha filha eu faço 240 ml de água morna, duas colheres de leite ninho e seis colheres de mucilon. Depois de dar o mingal fique com o ele meia hora sentado antes de dormir, pra que ele não sinta queimação. Evite dar leite puro, prefira mingal(na mamadeira) ou papa(na colher) e esse leite de soja aumenta as cólicas. Qualquer dúvida é só postar.

  34. meu filho esta completando hoje 1 mes e 5 dias e ha exatos 5 dias as crises de dor que ele tem a +ou- 15 dias se intensificaram muito não esta conseguindo mamar a quantidade que ele mamava 120 ml , não amamentei no seio ele não consegui pegar e não tive leite e nem bico no seio então desde o primeiro dia alimento-o com formulas , a pedido da pediatra já usei quase todos os tipos de nam 1, comfor, sem lactose, aptamil, nestogeno e cada um dava um tipo de reação como prendia o intestino , fazia vomitar mais ainda , hoje depois de uma noite em claro e de muito desespero meu do meu marido e do bebe que chorou por mais de 2 horas seguidas contorcendo , soluçando eu podia ouvir o barulho do leite subindo pelo sua garganta mais como agora ele esta mamando nam ar que é uma formula mais grossa ele não vomitou mais o que não diminuiu em nada seu sofrimento de dor ,hoje finalmente a pediatra diagnosticou como refluxo porém ela acredita que somente a medicação LABEL E MOTILLIUM pode dar resultado , não sei mais o que pensar ,ela é contra fazer o RX RED já que a criança tem que tomar contraste ela disse que é muito sofrido então primeiro precisa eliminar todas as possibilidades , hoje pediu entao xame de sangue nas fezes , comecei a medicação hoje e estou extremamente triste pois a cada mamada o meu bebe chora , ele é lindo esta com o peso adequado e continua ate no dia de hoje ganhando peso esta com 4.450 a medica disse que ele esta ganhando 60g por dia , mais não aguento mais ver o meu filho sofrer , estou com muito medo de ele ter alguma coisa mais seria , será que vai resolver ? quantos dias para eu ver resultado? alguem já fez RX RED em bebe com a mesma idade que o meu 1mes e 5 dias?
    Para mim o mais dificil é ver ele chorar de fome e sono e não conseguir dormir e nem alimentar de tanta dor , naõ consigo agradar e passamos a noite em claro andando pela casa para ver se ameniza a sua dor já que ele não consegue ficar deitado pois contorce muito .
    Pelo amor de deus alguem já teve um resultado positivo com essa medicação?
    Rezem pelo meu filho ele se chama GUSTAVO.
    Obrigada

    • Cibele tem uma exame chamado ultrasonografia abdominal com pesquisa de refluxo gastro-esofagico pelo doppler colorido. É um exame caro, eu paguei R$ 360,00 …. mas ele da para diagnosticar o refluxo e não tem que tomar contraste. Veja com seu pediatra se ele pode fazer.

  35. estou desesperada porq o meu tem refluxo e ele chega ate engasgar,estou dando medicamento mas ta demorando fazer efeito,acho que vou trocar o leite dele pr um artificial,sera que resolve???

  36. Meu bebê de 2 meses e 8 dias apresentou regurgitamento com 1 mês e 15 dias, mas desde que nasceu sempre teve desconforto para dormir e não largava o peito depois que se satisfazia com a mamada ficava sugando com mais força e até me machucava. Só quando começou a colocar leite para fora comuniquei a pediatra. Com todos os sintomas que falei para ela “diagnosticou” como refluxo e receitou somente o domperidona ele toma de 8 em 8h já fazem 15 dias que esta tomando, continua chorando durante a maioria das mamadas, sem dormir um sono tranquilo e colocando leite para fora, Tem dias que passa uma boa parte dia sem regurgitar, mas quando começa vai várias seguidas. Durante a noite ele não costuma regurgitar. Eu dou mama para ele fracionado cerca de 10 min por mamada de acordo com o horário que ele quer mamar.
    Será que ele não melhora pelo fato de estar tomando somente o domperidona? Tem sempre que tomar ranitidina também?

  37. Quero compartilhar minha experiência com vocês. Meu filho tem hoje 04 meses e 18 dias, pesa 5,200kg, leite somente materno e desde que nasceu tem problemas de refluxo e gases. Fomos a 5 pediatras em busca desesperadamente de solução, foi feito “ultrassonografia abdominal total para pesquisa de refluxo gastroesofágico” que evidenciou refluxo de 2° grau. Cada um deu o seu diagnóstico mas o que predominou mesmo foi o meu instinto e do meu marido.
    Ele sentia fortes dores abdominais, se contorcia e gemia desde o 1° dia de vida, e por 2 vezes saiu um pouco de sangue nas fezes. Nem sempre a simeticona resolvia, então dávamos o lisador ( à base de dipirona, 1 gota por kg ) em momentos extremos. Um enfermeiro nos orientou a dar 2 gotas de simeticona antes das mamadas (base no peso de 3,500kg) e assim foi feito. Com o passar do tempo vimos que alguma coisa não estava bem, ele golfava o tempo todo, babava, arrotava muito em seguida de leite talhado ou só uma água grossa, mamava muito o tempo todo, não dorme bem, chiado nos peitos, irritação, posição somente em pé no colo.
    Os medicamentos são: 1° Digesan (bromoprida), 2° Motilium de 8/8h; 3° Label 12/12h; 4° Addera D2 1vez ao dia e 5° Simeticona 02 ou mais vezes ao dia. Dando-os separadamente, no mínimo 30min. antes das mamadas. Após 02 meses de tratamento posso dizer que estamos vendo “uma pequena melhora”.
    Em casa tomamos algumas medidas, sendo elas a elevação da cabeceira do berço; não usar o bebê conforto em casa; esperar mais ou menos 1 hora antes de colocar para deitar(sempre com a cabeça alta) depois da mamada; trocar sempre antes de amamentar; deixá-lo mamar tranquilamente e mais vezes. Percebi que se ele ficar agitado, mamar rápido e muito, ficar em posições que apertam o estômago, a golfada é certa. As vezes fico horas com ele no peito “chupeta”, sei que é muito trabalhoso e cansativo, mas é o único jeito dele não golfar, acredito que vai mamando aos poucos e mais vezes.
    Pedi orientação para maior produção de leite, e me receitaram muito líquido, ou seja, leite, suco, água etc. Fiquei sabendo que existem remédios que ajudam na produção do leite. Como não tenho bico, faço uso de um bico de plástico da KUKA (comprado em farmácias mais diversificadas ex.:que vendem muletas e outros).
    Após ler esses comentários irei mudar a minha dieta, substituindo o leite de vaca, que à medida em que as crianças vão crescendo o mal irá desaparecendo, fiquei mais tranquila em saber de outras experiências e que os remédios realmente não tem efeito curativo apenas minimizam os sintomas.
    Que Deus continue nos dando paciência e sabedoria, para superarmos esse obstáculo que é difícil mas não impossível.

  38. Meu filho esta com um ano e meio, e deixou o peito com 1 e 5 meses, e, desde os 8 / 9 meses tenho observado que quando ele dorme e ou mesmo amamenta fica engolindo …e faz um barulho …. Nos dois ultimos meses, apos deixar de amamentar isso tem intensificado e ele começou a acordar chorando a noite em razão deste “ficar engolindo” e as vezes chegando a chorar muito. Levei em um gastropediatra, fizemos uma ultrasonografia abnominal para verificar o reflexo, e o reflexo era de pequena intensidade …. Então ela entendeu que poderia esta associado a intolerancia a proteina e pediu para tirar tudo que fosse derivado de leite, soja, proteina para fazer um teste …. Mas está dificil pois meu filho nao aceitou os leites alternativos …. além deles serem de alto custo. Sinceramente nao sei o que fazer …. pois ele pode perder peso ….ou baixar a imunidade ….

  39. Boa tarde, olha estou com un inconveniente, a minha menina de 2 meses e meio nao faz coco sozinha, a cada 3 dias tenho q colocar supositorio de gliserina, e isso ja faz 1 mes e meio,, mama no peito e de vez emquando demos leite em po,,,e isso muitas vezes acaba dando um ataque de colicas..

    Estou dando Factor AG, e Vitanat pra bebe; e a mamae nao comsome nada de derivados de leite,,

    aguardo respostas

    • Ola!! Minha filha era exatamente assim,só fazia coco no prazo de 3 a 4 dias,pra melhorar isso,qndo chegava no 3º dia eu batia mamão com leite bem concentrado,bastante mamao,dava uns 3 copos,dai EU tomava,pois ela so tomava leite materno,entao passava para o leite dai ela fazia no mesmo dia ou dia seguinte,e a pediatra havia liberado 30ml de agua 3x ao dia pra ela,pra ajudar,mais isso logo passara quando ela começar a comer,hoje a minha filha faz umas 5x ao dia,pois agora come de tudo,melhorou depois dos 5 meses.

      • Oi,,, muito boa sua resposta obrigado, mas me diz o que faço o pediatra prohibio o leite pra mae,, qual posso usar entao,,,

      • Sinceramente,eu não restringi nada,absolutamente nada na minha comida,no inicio sim pq dizem que da cólicas no bebê,MAS percebi que não adiantava de nada e dava cólicas do mesmo jeito,tudo que li e disseram sobre cólicas eu fiz,cheguei a conclusão de que não a nada que se possa fazer pra cólicas,a única coisa que percebi que realmente fazia dar cólicas na minha filha foi refrigerante,dai cortei mesmo,dai voltei a minha alimentação normal,pq achei q restringir coisas fazia falta no leite materno e para mim tambem,pq afinal amamentar suga tudo da gente, e não mudava em nada no bebê,geralmente em 90% dos casos esses leites de latinha fazem prender o intestino,e muito,e o leite de vaca e derivados injeridos pela mãe faz é soltar,tanto é que tanto meu obstetra qnto a pediatra disseram q se minha filha tivesse alergia a derivados do leite daria diarreia,e q eu ia perceber isso ingerindo esses alimentos,se nao ingerisse como ia saber,?caso contrario poderia consumir normal.Se fosse Eu evitaria o leite que nao fosse o materno…Por que ela toma outro leite conjugado com o materno??

      • Olha as vezes a bebe toma outro leite, por que parece que a Esposa nao tem suficiente, a noite principalmente, mas nem sempre a gente da pra ela, tem dias que nao damos,, a Minha esposa esta tomando a Vitamina Materna, diz que ajuda; passo meu email gostaria de falar contigo, vanderlei_jm@hotmail.com

  40. Bom dia Thaiene; gostaria de conversar mais contigo, por favor si poder me reposponder, deixei o meu email mais acima,, obrogado

  41. Desde o dia do nascimento minha filha tinha muita ânsia e mesmo com fome não conseguia mama, só ao terceiro dia que pegou o peito. De acordo com os médicos havia muitas secreção na barriguinha dela que causava ânsia. Mas quando chegamos em casa tudo ficou muito complicado, ela vomitava muito, tinha muita ânsia e chorava o tempo tempo, não havia o que acalmava memso por que ela dormia mais de 30 minutos por vez e quando conseguia dormir. Fomos ao Ps no quinto dia de vida, pois já não sabiamos o que fazer. Foi passado pra ela o digesan que ajuda nos refluxos. E na consulta ao pediatra nos primeiros 15 dias, ela disse que era provável que ela tinha refluxo, mas não levou muito fé pois alegava que é normal na idade e pediu que mantivessemos o remédio. Um mês depois retornamos ao pediatra e para grande tristeza nossa ela tinha apenas engorado 100 gramas em 40 dias. Isso nós deixou muito decepcionados pois achavamos que estavamos fazendo tudo certo, até então ela só estava com o LM, passou a tomar o Nan Ar após as mamadas que por ser mais grosso para tentar segurar o leite. E foi assim mês após mês uma luta mensal para controlar os vomitos e engordar. Passou a tomar Motilium e Label, com alguns resultados, mas continuava regurgitando muito, com 4 meses ela foi encaminhada para a gastropediatra que passou uma bateria de exames…sangue ( deu anemia), ultrasson, Rx do esôfago e o Ph metria de 24h um exame muito chato mas é o único que dá uma posicionamento correto sobre o refluxo. E nesse exame realmente acusou que minha filha tinha DRGE com 137 episódios de refluxo acidos com duração de mais de 5 minutos sendo que alguns com duração de mais de 30 minutos em um periodo de 21 horas. Não era a toa que ela só chorava e não dormia, depois desse exame é que os médicos começaram a ter um outro olhar pra com a minha filha, viram que não era apenas o regurgitamento normal de bebê. Cheguei a fazer a dieta da exclusão ao leite de vaca, mas não surtiu resultado. Agora com 6 meses começamos com papinhas de frutas e salgada, mama no peito ainda e toma o Nan Ar. O Label foi substituido pelo Losec, mais caro mas é o que ajuda minha filha dormir…pois ainda tem muita dificuldade. E vamos indo com o tratamento. A gastro disse que conforme ela vai se alimento por substancias mais grossas vai diminuindo os episodios de regurgitamento, mas ainda percebe que ela vive engolindo alguma coisa,já não sai com tanta forma, mas ainda volta bastante. Ah…..pediu também pra evitar muitos liquidos e alimentos àcidos ou que causam fermentação no estomâgo. Foram meses complicados….ainda hoje com quase 7 meses ela ainda está abaixo do peso, continua sendo uma luta diária controlar os vomitos,seja com posicionamente correto pra dormir, comer, mamar, evitar movimentação depois de cada refeição e sempre anoto as vezes que regurgita e a intensidade para passar pra gastro e vamos indo assim…… espero que logo ela possa se livrar das medicações e espero ter dado uma luz para alguma mãe ou pai que esteja passando pelo mesmo.

  42. Meu filho tem um ano e quatro meses e vomita mais de uma vez por dia e por não poder se alimentar de nenhum tipo de leite, bebe muito suco industrializado (ades, delvalle, sufresh e outros ) . Porém fico espantado vendo meu filho beber quase um litro de suco dás 21h até ás 9h da manhã, daí desde ele parou de mamar peito (3meses) ele só quer beber essses sucos e eu acho que esses sucos estão fazendo mal para ele. Vira e mexe ele solta uns arrotos azedos, é importante ressaltar também, que ele já se encontra há três dias com as vias nasais congestionada, sendo que o neném nebuliza três vezes por dia.

    POR FAVOR, ME AJUDEM NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, JÁ TENTEI VÁRIOS RECURSOS. CADA PEDIATRA MEDICA UM RÉMÉDIO E MEXETEM OPINIÕES CONTRÁRIAS.

    • Olá…..eu também já passei em varias pediatras também e é sempre assim, o importante é vc passar em uma gastropediatra que pedirá os exames especificos e o tratamento mais certeiro, a minha passa também. Quanto a medicação a gastro disse que em muitos casos as crianças tomam até depois dos 3 anos de idade e um controle rígido da alimentação, uma vez que muitos alimentos pioram o desconforto do refluxo, como exemplo esses arrotos que mencionou e sucos industrializados não são os melhores em especial de frutas citricas. O refluxo também pode causar problemas respiratórios e pulmonares por isso é muito importante um acompanhamento com a gastro e medicação para controle. Em geral eles receitam o Motilium, no meu caso melhora os vomitos pois parar definitivamente ainda não ocorreu.
      No começo quando a minha vomitava muito ela também tinha muita necessidade de mamar e a medica disse ser normal, pois pode ser fome já que nada parava no estômago e tinha que prestar atenção pra ver se não fica desidratada.
      Sugiro realmente passar em um gastropediatra ( dificil encontrar) que vai orientar melhor, principalmente quanto aos tipos de alimentos que devem ser evitados e as medicação melhor. Claro que o tratamento pra refluxo demora um pouco pra mostrar resultado no caso da minha filha foram 4 meses de confusão entre troca de medicação e adaptação do organismo e ainda sim ela com 7 meses ainda coloca muito pra fora. Espero ter ajudado.

  43. Oi, sou pai de gêmeos recém nascidos. Um deles tem refluxo já examinado e confirmado. Minha dúvida é se a inclinação do berço em 16 graus protege o bebê, ou se há necessidade da inclinação ser de 30º.

    • Olha a gastro da minha filha disse que tinha quer ser 45 graus!!!! Ou dormir no bebe conforto pra não correr o risco de aspirar ou engasgar quando dorme ainda mais que é recem nascido que ainda não sabe expulsar o liquido da boca quando volta……não cheguei a usar dessa forma, pois ela não conseguia dormir….ela ficou um tempo no bebê conforto e depois levantamos o berço e ainda usavamos o travesseiro anti refluxo…então ela ficava inclinadinha mas confortável…….o melhor mesmo é pedir recomendação ao seu médico…..

  44. MEU FILHO TEM 2 MESES E COM 1 MES FOI DIAGNOSTICADO APLV, COM SANGUE NAS FEZES.FAZ USO DO NEOCATE, MAS AINDA MAMA EM MIM.TAMBEM TEM REFLUXO SECUNDARIO, SEGUNDO A PEDIATRA DELE, O REFLUXO EH CONSEQUENCIA DA ALERGIA, ENTAO NAO PASSOU NENHUM MEDICAMENTO, VOMITA UM POUCO, MAS DORME BEM E NAO CHORA COM DORES. POREM RESOLVEMOS PROCURAR UMA PEDIATRA ESPECIALISTA EM ALERGIAS, ELA RECEITOU UM REMEDIO P O REFLUXO, E PASSEI A DAR O PERIDAL P ELE, AI PERCEBI QUE DEPOIS QUE INTRODUZI O REMEDIO ELE PIOROU, AGORA VOMITA AGUA MUITAS VEZES, CHORA E NAO DORME TAO BEM, PRINCIPALMENTE A TARDE. o QUE DEVO FAZER?PARO COM O MEDICAMENTO?

    • Olá! Remédios para refluxo, como o Peridal (domperidona), costuma afetar o sistema nervoso de bebes e os deixa nervosos/agitados e esse pode ser o caso com o seu bebe. Se o refluxo nao era tão greve assim, talvez a melhor coisa era ficar sem medicamento. Eleve o colchão do berço e mantenha-o ereto por meia hora após as refeições. Se o refluxo do bebe é inteiramente causado pela APLV, você deve fazer uma dieta de exclusão total de leite de vaca e soja, pois essas proteínas passam pelo leite materno. Assim o refluxo do seu bebe melhorarah. Após o terceiro mês, seu bebe já pode se alimentar exclusivamente do Neocate, que é bastante completo, e o refluxo desaparecerah quase que certamente. Boa sorte!

  45. as colicas tambem pioraram e ainda sai muito muco nas fezes dele, sem falar no quanto está agoniado o tempo todo.Será até quando esse muco sairá?O uso do medicamento pode ser mesmo o responsavel por tantas mudanças no comportamento dele?Só dorme bem no colo, colocar ele no berço eh muito dificil.

    • O muco deve ser sintoma da alergia e nao do remédio. Se for continuar amamentado, precisa excluir leite/soja e seus derivados urgentemente de sua dieta e assim o muco melhorah. Minha filha também tem APLV e estou falando de experiência: mude logo para o Neocate, pois dois meses já é o suficiente. O principal beneficio do leite materno é a lactose, que é um açúcar bom para o cérebro. Porém, já é seguro mudar e o seu bebe estará melhor sem o leite e temos que pensar no bebe e no que é melhor para ele. Quanto mais tempo passar, mais difícil será pro bebe aceitar o Neocate. Boa sorte!

  46. minha bebe tem 2 meses , e tbm foi diagnosticada refluxo..ela nao golfa mto, porém ao mamar o peito tirava o da boca toda hora, se irritava ao mamar, mama pouco e arrota como se estivesse mamado um monte. Por causa disso meu leite vem diminuindo e tenho q incluir a mamadeira. O que fazer para continuar amamentando no peito ate sarar o refluxo e ela nao gostar mais da mamadeira??
    Me ajudem por Favor..bjoss a todas mamães

    • Também foi o meu caso por um tempo mas insiste no peito e comecei a dar um complemteno após as mamadas ( pouco, nan AR) para tentar manter o leite na barriga. Mas o peito ainda é o melhor alimento para a criança…porém é necessário passar em um gastro pediatra que com certeza dará as orientações adequadas e possivelmente uma medicação para aliviar as dores e desconforto. bjs

    • Cicera..não só mamando como após as mamadas e possivelmente durante o dia…minha bb tinha um nivel de acidez grande que causou esofagite que causa dor também….é aconselhavel procurar um grastro pediatra.
      bjs

    • Não conheço estudos que fundamentem essa afirmação, porém considerando que dependendo de quantas semanas se fez a cesária existe sim a possibilidade do corpinho ainda não estar maduro o suficiente para nascer……bjs

  47. oi meu irmaozinho acabou de nascer e ja esta com refluxo minha mae da mama pra ele ai sobe pra ele o leite de volta e ele fica sufocado sai pelo nariz e miinha mae nao sabe como lidar com isso ela fica em desespero queria saber como curar isso do meu irmaozinho.

  48. Me identifiquei com o site e hoje mesmo coloquei em pratica um monte de coisas. A principal foi colocar minha bb sentada pra mamar. Minha bb fez 30 dias segunda-feira e a umas tres semanas fui ao pediatra e ele disse que ela tinha refluxo (esse da azia). Mas ganha peso normalmente e nao vomita. Tb nao volta leite. So vomita quando tento muda-la logo apos as mamadas. Estava com label de 8 em 8 horas desde a constatacao do refluxo e na terca dia 05/03 fui na reconsulta com o pediatra e ele mudou o label pro losec mups e pediu pra dar buscopan de 6 em 6 hs. Como mudei a posicao de mamar dela, ela mamou muito mais e nao teve dor do refluxo. Quanto as dores da colica, ela teve apos as mamadas. Falei com pediatra por e-mail sobre a experiencia hoje e ele me ligou a pouco. Disse que posso voltar com o label e suspender o uso do buscopan. Quanto ao simeticona que estava dando, ele disse que nao era necessario, pois minha bb solta bastante gases e faz coco normalmente a cada mamada. Tb disse que as choradas de 10 minutos mais ou menos depois de cada mamada nem simeticona nem buscopan iriam resolver e era normal do bb. Espero que de tudo certo daqui pra frente. To bem mais tranquila e desejo a todas as mamaes bastante persistencia e pesquisa sobre o assunto. Sou mae de primeira viagem e nao sabia nem trocar a fralda da minha bb quando ganhei ela. Realmente nao e facil vc ver o seu bb chorar e nao saber o que fazer. Bj a todas.

  49. É muito bom saber que esse mal tem um fim seja ele por medicamento, pela idade ou através da fé más Deus é que pode nós abençoar nessa situação para curar e dar vitória, meu Bebe tem os sintomas iguais mas eu creio que Deus vai me dar vitória independente do método que irei usar.

  50. Meu filho de dois meses tem refluxo primeiramente indicado por os sintomas que nele foram evidentes, e confirmado por ultrasson, o pediatra passou a domperidona, mas meu filho continua gofado e as vezes vomitando, o ganho de peso dele é lento e fica irritado pra mamar, tenho medo de que ele não queira mais o peito de tanto ele recusar o que eu faço?????

  51. Olá boa noite minha filha está com fazendo quatro meses amanha ela tem refluxo o pediatra passou domperidona e label mas ela fez uma ultrason em cinco minutos ele teve um refluxo o medico diz que o refluxo dela é leve, eu gostaria de saber se eu posso dar leite Apitil pos ela mama no peito por favor me ajude.

    • No meu caso a pedi receitou NAN AR (anti regurgitamento) após as mamadas no peito só para tentar segurar um pouco mais ( pouco quantidade) pois esse leite é mais grosso. Mas na realidade não houve grandes melhoras….

  52. OLÁ MEU BEBE TEM 3 MESES E FOI DIAGNOSTICADO REFLUXO,A PEDIATRA MANDOU EU DAR LEITE DE 2 EM 2 HORAS,MAIS ELE NÃO AGUENTA MAMAR NESSA FREQUENCIA,ESTÁ MAMANDO ENTRE 90 E 50 ML DE LEITE A CADA 2 E MEIA E MESMO ASSIM COM DIFICULDADE,ELE TEM INTOLERANCIA A LACTOSE E DOU APTAMIL SEM LACTOSE,MAMA MAIS OU MENOS 650 ML DE LEITE POR DIA SERÁ QUE ESTÁ POUCO?

    • Diagnosticar intolerância a lactose nessa idade é muito difícil. Acho que está parecendo mais alergia ao a proteína do leite da vaca. Você podia tentar o leite de soja e ver se melhora. Apesar deles não recomendarem soja para essa idade, não tem problema nenhum. Pode dar e o seu bebe será sempre muito saudável. Boa sorte! Tente o NAN Soy.

  53. ola meu bebé tem 48 dias e acho que é refluxo pois chora muito mama toda hora, vomita toda hora e engasga toda hora também não durmo mais direito não sei o que fazer, ela chora de mais peço a DEUS todo dia e a todo instante passa isso pra mim não aquento mais ver a minha filha chorar tanto, mim ajude

    • Primeiro vc deve passar sua filha em uma gastropediatra ou mesmo que seja uma pediatra para ter certeza que é refluxo…ela poderá fazer os exames clínicos que darão uma noção se existe a necessidade de medicação que possa aliviar esses sintomas da sua bb. Por enquanto vc pode tomar medidas posturais como berço e carrinho elevados…evitar movimentos após as mamadas….cuidado com o leite oferecido..etc…

  54. oi me chamo Fernanda tenho um filho com um mes de vida ela tambem tem refluxo fico muito angustiado com este problema pois nao durmo vigiando ele dormir mas tenho certeza que logo ira passar pois tenho um lindo garotinho lindo e forte pois tenho fe em Deus pois ele e quem sabe de todas as coisas acreditem boa sorte

    • Olá, me chamo Vanessa Lima e tenho uma filha que está completando 8 meses hoje. Desde de bebezinha ela vomita muito. O pediatra dela diz que é normal e que ela não tem refluxo, mas já trocou o leite dela várias vezes, ela começou com o nam confort, depois o nestogeno, o ninho instantâneo e agora ta no aptamil, além do vomito ela tem o intestino preso, com o aptamil melhorou o intestino mas o vomito piorou, ela já come de tudo mas só vomita com o leite, já dei com muscilon, sem, com aveia, sem aveia e o vomito não para o que fazer nesses casos.

      • Parece que sua filha tem alergia à proteína do leite de vaca. Realmente parece e é surpreendente que o pediatra não lhe falou sobre essa possibilidade. Tente mudar para o leite de soja. Não existe garantia que o leite de soja funcionará, pois 50% das crianças que são alérgicas ao leite de vaca também são ao de soja, mas pode ser sua solução. O melhor conselho é ficar longe de leites. Acostume sua filha a comer comida e outras coisas. Em geral, APLV passa aos três anos de idade. Porém, é importante que haja exclusão total do leite para o corpo se re-estruturar. Para mim, é 100% de certeza que ela tem APLV. Investigue.

  55. Minha filha tem 1 ano e 10 meses ela tem gastronomia e apresenta muitos refluxos como devo cuidar para diminuir

    • É melhor dar só leite, pois ele é muito novinho ainda, só o leite supre suas necessidades. Já que não mama o melhor é dar leite próprio para a idade, como o Nestogenio ou o Nan. O sistema digestivo ainda não está preparado para alimentos mais consistentes como o mingau. Pode até causar um problema!

  56. Oi,estou muito preuculpada !
    tenho uma bb de um mes ,percebi que o leite volta des de quando ela tinha uns 10 dias nao sei oq faco tenho q ficar do lado dela o tempo todo pq acaba se engasgando o medico falo q é normal eu sei q nao é normal pois nao é minha primeira filha tenho outros o q faco ??
    Me ajuda por favor

  57. Tenho um bebé de 2 mases e se contorce muito fomos ao gastro e ele receitou o motilium e o nexium e o gavis,mas ñ ta resolvendo pois ganhou diarreia e mita colica!alguem pode nos ajudar?

    • se contorcer pode ser sinal de gazes presos, o que causa muita dor, quando minha filha recém-nascida estava assim fiz um chá de cebolinha branca e fiz massagens pra ela soltar os gazes, aí ela melhorou.
      O chá é assim: pique 1/4 de uma cebolinha-branca (a medicinal) em uma xícara, acrescente 10ml de água quente e abafe (obs. adoce bem fraquinho a água antes de ferver), abafe com um pires até a agua ficar morna. Coe e dê na chuquinha 2x ao dia manhã e noite antes do beber dormir. As massagens: deite o bebe de barriga para cima, eleve as perninhas até a barriga com os joelhos flexionados, como se o bebe ficasse de cócoras. Segurando cada perna pressione um pouquinho a barriguinha e estique-as lentamente enquanto ao mesmo tempo passa os dedos de suas mãos na barriga do bebê. Repita esse movimento várias vezes. Observe se ele solta vento. sente em uma cadeira e coloque o bebe deitado de bruços nas suas pernas e relaxe por alguns minutos, deixe ele movimentar livremente as perninhas e proto!
      Se seu bebe mama evite comer alimentos gordurosos, café, chocolate, refrigerantes, frutas muito ácidas, tudo isso causa cólicas no bebê.

  58. Meu bebe só mamava no peito ate os três meses mas um pouco antes de comprentar os 3 meses mas o menos 15 dias antes no período da noite ele começou a se queixar mamava sugando o leite parava e começava a chora parecia que não sai leite percebi que tava saindo pouco leite passei no pediatra ela falou que era encomodo da cólica mas tinha ganhado pouco peso e passou leite artificial em um mês ele ganhou 500gr comecei a da o leite artificial uma semana depois que ele começou a mama o leite artificial o nariz dele ficou congesonado parecendo que ta gripado e vomitouna aquela mesmas semana

  59. Meu bebe só mamava no peito ate os três meses mas um pouco antes de comprentar os 3 meses mas o menos 15 dias antes no período da noite ele começou a se queixar mamava sugando o leite parava e começava a chora parecia que não sai leite percebi que tava saindo pouco leite passei no pediatra ela falou que era encomodo da cólica mas tinha ganhado pouco peso e passou leite artificial em um mês ele ganhou 500gr comecei a da o leite artificial uma semana depois que ele começou a mama o leite artificial o nariz dele ficou congesonado parecendo que ta gripado e vomitou na aquela mesmas semana uma vez só na outra semana vômito de novo uma vez e as suas vezes que ele vômito foi na mamadeira da noite e refluxo.

    Resposta

  60. Olá mães! Meu filho tem APLV(alergia a proteína do leite de vaca) e agora foi diagnosticado, através de exames, que possue refluxo. Eu coloco ele para rotar depois das mamadas, mas quando é hora de dormir ele sempre dorme mamando, e eu nunca conseguir faze-lo rotar dormindo. Gostaria de auxílio nesse sentido!!! Desde já muito obrigada!!

    • A primeira providencia é levá-lo ao pediatra. Em casa incline a cabeceira do berço de modo que o bebe durma sempre com a beça mais elevada que a barriga, quase em posição semivertical, para evitar que o alimento/líquido estomacal volte pela boca.
      Nunca deite seu bebe logo após mamar, o ideal é no mínimo 30 minutos depois de mamar e só quando arrotar. Caso não arrote nesse tempo tente mais um pouquinho, peça orientação ao pediatra para lhe ensinar a melhor posição para o bebe arrotar pois tem toda uma técnica, não é de qualquer jeito.
      Se o bebe mama, procure comer alimentos saudáveis, não beba café, nem refrigerantes, nem como chocolate e frituras e comidas gordurosas pois tudo isso passa para o leite e piora o refluxo do bebe.
      Essas são as principais providencias que tem que tomar.
      Se o refluxo for muito forte, terá que praticamente vigiar o sono do seu filho, infelizmente.
      Quando o refluxo é fisiológico (normal) dura aproximadamente até o sexto mês de idade e quando o bebe começa a comer alimentos mais sólidos.
      Quando o refluxo é patológico (doença), dura por muito mais tempo, senão por toda a vida. Nesse caso pode ser controlado por medicação.
      Ambas espécies podem ser controladas por medicação, mas só com o tempo saberá qual deles o seu bebe tem. O exame para detectar o refluxo patológico não se faz em bebes.
      Minha filha sofria de refluxo muito forte, quando estava mamando, enquanto eu mudava ela de um peito pro outro, o vômito vinha. Nenhum medicamento conseguiu conter o refluxo, com exceção de um: bromoprida. Mas deve ser passado pelo pediatra pois ele é que sabe se seu bebe pode tomar.
      Minha filha tinha refluxo fisológico, pois ao completar 6 meses de vida melhorou bastante, principalmente porque começou a comer papinha de fruta e sopinha.
      Espero ter ajudado! boa sorte com seu bebe!

  61. Oi minha filha tem nove meses e ela ao em vez de ganhar peso ela ta perdendo preciso de um gastro ela não pego nem um tipo de leite ja tentei farios …(pediatra dela so passa vitaminas e nao pede nem um tipo de exames nao entendo muito mais axo que ela tinha que pedir )
    Ela come de tudo mais muito pouco …
    Ela ainda esta mamando no peito mais sinto que não tenho muito me ajudem por favor a axar um bom gastro em são Paulo obrigada

    • olha passei exatamente isso que você tá passando, minha filha até 2 anos de idade era mirradinha. Acredito que por dois motivos: até o sexto mês tinha refluxo fortíssimo, daí em diante era um sacrifício para alimentá-la. Comia pouquinho depois de muita peleja.
      No caso da sua filha, se ela come de tudo não precisa dar leite puro. Insira o leite em uma vitamina( bananada, goiabada, etc).
      continue dando as vitaminas passadas pelo pediatra porque é um complemento caso falte na alimentação.
      segue um cardápio que dei à minha filha quando tinha a idade da sua:
      6h uma bananada ou vitamina de mamão ou das duas frutas (vai depender se a criança está com prisão de ventre ou não);
      9h uma maçã sem casca(pode ser raspada ou picadinha)
      12h sopinha (frango ou carne moída com legumes)
      15h uma vitamina de goiaba ou abacatada
      18h uma sopinha também
      21h um mingau de mucilon

      tente estabelecer uma quantidade certa desses alimentos, uma quantidade que seja suficiente pra criança ficar farta, criança dessa idade não precisa comer demais.
      na hora das refeições dê um brinquedo pra criança abrir a boca (isso não é recomendado pelos especialistas nutricionista, pediatras, etc. porque retira a atenção da criança dos alimentos) mas pode ter certeza que no seu caso funciona, porque eu fazia isso e deu certo, minha filha abria a boca que era uma beleza, e hoje não precisa mais disso e ela está uma moça linda de 4 anos, mas parece que tem 6 anos.
      Se está perdendo peso, procure o gastro mesmo pois temos que tomar o máximo de providencias para resolver a situação.
      quanto às mamadas recomendo que retire pois aos nove meses de idade não é mais tão importante quanto a alimentação. O leite materno é importante até o sexto mês, essa história de que tem que amamentar até os 2 anos é conversa de Governo, e os entendidos do assunto sabem muito bem disso.
      Espero ter ajudado!

      • esqueci de dizer após o almoço e o jantar dê um pouquinho de suco de laranja ou de goiana ou de manga ok?

  62. Minha filha tem 2 meses e 10 dias, com 15 dias de vida veio o refluxo, a pediatra deu domperidona e não resolveu agora ela incluiu o label. Faz 15 dias e ela continua vomitando igual ou até mais que antes, não sei mais o que fazer o que me acalma é que ela esta ganhando peso normalmente e não reclama muito com desconforto.

  63. Boa noite meu bebê tem 2 meses não pegou o peito por nada tentei tudo e não pegou então passei pra fórmula mas ele vomitava de mais começamos com aptamil Ar ele parou o vômito mas chora de mais quando mama oq pode ser a pediatra fala q é colica será só isso ……grata desde já..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s