Conchas de amamentação.

A concha de amamentação, é um utensílio hoje muito usado pelas mulheres durante a gestação e no pós parto. As empresas fabricantes divulgam uma infinidade de motivos para que a mulher adquira tal instrumento. Resolvi descrever o que a minha prática, tanto pessoal como profissional me demonstrou sobre a necessidade ou não do uso das conchas, e qual a melhor forma de utilizá-las.

1º –  As conchas devem ser experimentadas, como sutiã. Existem vários modelos de vários fabricantes diferentes.  As mamas não são todas iguais e, portanto não há um fabricante melhor que o outro, mas sim, uma concha se adapta melhor ao seu seio que a outra.

Dicas importantes:

A ventilação deve ser suficiente para a aréola respirar, evitando assim o crescimento de fungos e bactérias.

O furo deve compreender grande parte da  aréola, para evitar a compressão dos sacos de  leite que ficam por trás da aréola.

2º – Fazer bico com a concha, não é uma garantia, não existe nenhuma certeza de que a concha vai protruir o bico, porém não custa tentar!   A melhor forma de protrusão do bico é o exercício do bebê no seio.

3º – As conchas ajudam no escoamento do leite, elas mantêm a aréola vazia pela pressão que exercem, por isso também é importante que o furo da concha compreenda a aréola.  Diminuindo a possibilidade de empedramento.

4º- Para os mamilos com rachaduras, a concha protege impedindo o contato da pele com o tecido do sutiã. Porém é importantíssimo redobrar os cuidados com a higiene nesse momento, visto que a rachadura é uma porta de entrada para infecção.

Por: Fabíola Costa

49 comentários sobre “Conchas de amamentação.

    • Glaucia,
      O preço da concha varia de acordo com o fabricante.
      Eu não vendo. Mas gosto das conchas da AMAMENTE, PROMILLUS ou SAVEMILK.
      att,
      Fabiola Costa

  1. quando engravidei tinha o bico envaginado, usei a concha desde os 6 meses de gestação. Não tive problema pra amamentar e até hoje meu bico , não retornou a posição invaginada

    • Realmente Glauciana, algumas mulheres com bico pseudo-invertido conseguem a protrusão com a concha, ou com exercícios. Essa semana mesmo atendí uma moça que fez exercícios durante a gravidez e tb conseguiu colocá-lo para fora e o beb^}e está mamando super bem. Obrigada pela sua contribuição. Att, Fabiola Costa

  2. nossa fiquei super triste ao ler esse post! ontem durante um aniversário alguém me disse que usou e ajudou afazer bico..fiquei tao feliz..pq nao consegui amamentar meu 1º filho e agora estou gravida …meu seio nao tem bico….fiquei para baixo mesmo!!

    • É Patrícia, realmente não tem garantia nenhuma de sucesso na amamentação…mas vale a pena tentar. Se eu fosse vc., como não teve uma boa experiência no primeiro filho, procuraria um consultor para te acompanhar nos primeiros dias. Os primeiros dias são pontuais para um bom andamento do aleitamento materno.
      Vc. pode também se informar no banco de leite mais próximo da sua casa.
      Att,
      Fabiola Costa

  3. Olá, gostei muito do post, porém ainda me restam algumas dúvidas….mãe de primeira viagem.
    1.Bom eu já tenho um bico super grande, então fico na dúvida sobre qual concha comprar, pois eu quero a concha para coletar o leite excessivo, pois acho mais higiênico para mim e para meu bebe.
    2. Já li como também vi conchas com a base rigída e com a base fléxive,porém como nunca usei não sei excolher…
    Ficarei muitíssima grata se puder me responder.
    Abraços,
    Aline

    • Oi Aline,

      Para vc. a concha s serve para coletar leite mesmo. Vale lembrar que o leite que fica na concha no pode ser usado. Essa questo de base rgida ou flexvel depende de cada mulher, eu por exemplo no v diferena usava as duas sem problema algum. Para vc. que tem um bico grande eu compraria a concha da Nuk ela mais concava e vai forar menos o bico.

      Beijos. Fabiola Costa

      • o q vc acha da concha philips avent? pareceu que era ela aque mais me apresentou formato anatômico, porem minha aureolane enermo e o orifico nao sei se se adequaria ao meu caso, o q vc acha?

        Agradeço desde já, a informaçao do orificio foi de fundamental importancis pra mim.

  4. Olá… ganhei uma concha de amamentação de uma amiga, porém, ao comentar com outra amiga que também utilizou a tal concha, ela me disse que o bico do peito dela numa mais voltou ao normal, ficou com um bico enorme, muito feio. Isso é normal? Acontece com todas as mulheres que utilizam essa concha? O bico do peito nunca mais volta ao normal?? Depois dessa informação fiquei com medo de usar, se realmente for verdade acho que vale mais à pena sofrer um pouco mais pra conseguir amamentar e depois ter o bico do peito normal novamente. Não sei o que faço, minha filha nasce daqui 15 dias.
    Desde ja agradeço.
    Bjos…

    • OI Bruna,
      Realmente algumas mulheres ficam o o bico grande depois do aleitamento materno, isso depende muito da elasticidade da mama de cada uma. Não acredito que apenas o uso da concha tenha ocasionado a protrusão do bico. Acho que vc. deve observar a reação da sua mama. Algumas mulheres não gostam da concha, acham que incomoda. Não existe regra para a amamentação, cada mulher tem sua experiência particular! O Aleitamento trás inúmeros benefícios de saúde para o seu bebê! Boa sorte!
      Att, Fabiola Costa

  5. ola…

    Parabéns pelo site.. Bem legal..

    Assim como a maioria das mamães de primeira viagem, tenho muitas dúvidas…
    A concha pode ser vista como um “carefree” ( para a parte de se manter mais “limpa”)?
    Quanto tempo por dia posso usar?
    Tem contra indicação?
    Marca na roupa?
    Durante o dia o meu não vaza muito leite.. Se eu começar a usar, será que pode ajudar a vazar mais?

    Aí como é difícil ser novata no assunto.. Rs

    Valeu..

  6. Oi Susi,
    Sim a concha pode ser vista como carefree, tenha muito cuidado com o tempo que o leite fica parado na concha, e com a limpeza dela, existe um ínidce grande de contaminação por candida por conta da limpeza.

    Não deve dormir com ela. Se vc. perceber que ela machuca, ou marca muito o peito a ponto de bloquear a descida do leite, não deve usar.

    Vc. quer que o seu leite vaze? Porque?

    Pode perguntar que eu respondo, se desejar pode me ligar tb, tem meu telefone no alto do site.

    Bjs,
    Fabiola Costa

  7. Oi estou gravida de 21 semanas e tenho o pico invertido e meu médico indicou os exercícios que eu já estou fazendo. Gostaria de saber se junto com o exercício posso usar a concha e qual tipo, base dura ou flexível ? Gostaria de usar antes da minha filhas nasce pois tenho medo de não consegui fazer o bico .

  8. Bom Dia, tenho uma amiga q acabou de ter bebê a se identificou muito com a conchinha e me indicou mais eu ja tenho um bico enorme so q com muitas fissuras que chegam a ficar doloridos só com o fato de eu demorar muito no banho, estou muito preocupado com essa situação sera q a conha e indicado no meu caso. Vou ter bebê no proximo mes de Janeiro.

    • Renata,
      É importante ter cuidado ao usar esses utensílios, não necessáriamente todas a mulheres tem que usar a concha, nem as pomadas e etc… Se vc. tem um bico enorme, é melhor esperar os seu bebê nascer para vc. sentir a necessidade ou não de usar a concha. A concha faz uma pressão no bico que pode deixá-lo ainda maior e comprometer a forma de abocanhar do bebê. Não consegui entender o que vc. diz com fissuras no bico – se desejar mande uma imagem delas para informação.mamamia@gmail.com – para eu dar uma olhadinha, porque sente dor.
      Att, Fabiola Costa

  9. Gente, gostaria de saber se essa concha serve para quem não será mamãe e nem irá amamentar. Na verdade eu tenho o bico invertido, e me sinto mal com isso. Além do exercicio de com os dedos e a ducha vegetal, essa concha ajudaria a fazer meu bico crescer ??

    • Daniella,
      Não existe nenhum estudo que comprove a eficácia da concha para esse fim. Acho que vale a pena pensar e depois conta pra gente se deu certo. Tira uma foto da mama antes e depois para vc. observar a diferença se realmente acontecer a protusão.
      Att. Fabiola Costa.

  10. Olá estou de 8 meses, minha bebê é para final de janeiro, pelo que vejo ja tenho um certo bico, não sei se será o suficiente pois sou mamãe pela 1ª vez, já comprei a concha (amamente), mas não sei se ja posso e devo usa-la ou se aguardo para somente usá-la para armazenar o excesso (se tiver), e gostaria de saber também se tem que lava-la e como antes da 1ª usada, e depois quando estiver usando também, como é a higienização e por quanto tempo devo ficar com ela nos seios. Obrigada.

    • Debora,
      O bico é sempre suficiente, seu bebê vai aprender a mamar no peito que espera por ele. Se vc. já tem alguma protuberância não vejo necessidade de usar antes, pois o seu bebê pode ter a boca pequena e se vc. aumentar muito o bico ele pode ter dificuldade para abocanhar. Deixa para usar se houver necessidade depois do nascimento.
      Em relação a higiene, sempre que vc. tirar do peito antes de colocar outra vez tem lavar, pode ser só com água e sabão neutro, não precisa ferver toda hora. Existe um pesquisa que o uso de concha aumenta o índice de candidíase no seio, por isso a higiene deve ser frequente.

      IMPORTANTÍSSMO: O leite da concha não pode ser utilizado, pois o leite materno é um líquido vivo que coloniza (cresce bactéria) muito rápido.

      att,
      Fabiola Costa

  11. estou na segunda gravidez, não tive bico na prim gestação,nessa tambem não estou tendo , comprei a concha de base rígida da lolly para preparar o bico antes de o bebê nascer , no manual diz que devo comprar uma outra pós parto para amamentar, como essa concha funciona? têm de ser de base rígida também? obrigada aguardo resposta bj…

    • Raquel,
      Não existe nenhuma garantia que essas conchas realmente fazem bico, tudo depende da flexibilidade da sua mama. Tentar é sempre uma alternativa, algumas mulheres conseguem protruir o bico com essas conchas, outras apenas puxam o bico para fora com freqüência, outras não fazem nada e conseguem amamentar.
      Não precisa comprar um monte de conchas só essa é suficiente para as duas coisas, antes de depois do parto. Você não deve dormir com ela no peito. Se obsrevar qualquer machucado, ardência ou coceira, evite o uso.
      att,
      Fabiola Costa

  12. Olá. Pois bem também sou mãe de primeira viagem e tenho o bico pseudo-invertido, estou grávida de apenas um mês, mas quero me preparar o quanto antes. Gostaria de algumas dicas sobre exercícios e massagens. Caso não consiga a protusão do bico, poderia utilizar o bico de silicone na amamentação?
    Grata.

    • olar amiga, fique tranquila que sua gestacao vai resouver o seu poblema a varias mudancas no seio inclusivel nessa epoca e tambem, seu bico esta pARA DENTRO POR QUE DEVE SER ESTIMULADO FACA EXERCICIO USE SIM A CONCHA QUE ATE OS NOVE MESES ELE SAIRAR PRA FORA BJJJJJ,NAO FIQUE PREUCUPADA ISSO E NORMAL, EU TINHA O BICO ASSIM HOJE NAO TENHO MAIS E NUNCA FIQUEI GRAVIDA, EU SO FAZIA ESERXICIO.

      • Ola! Trate logo o seu bico porque o meu tbm é assim; eu não fiz nada e sofri um pouco para amamentar. O que vc pode fazer: usar as conchas, pegue uma seringa grossa sem o bico e puxe o seu bico para fora, passe esponja ou toalha no seu bico sempre depois do banho, dê banho de sol nos seios ou passe secador todos os dias. O bico de silicone nao ajuda e ainda faz doer o peito quando o bebe suga. Espero ter ajudado!!

  13. Olá, estou com 20 semanas e comprei a concha hoje, só que após 1 hora com ela o meu seio começou a soltar um líquido transparente, isso é prejudicial? ou normal?

  14. olá gostaria de saber se vc tem informação sobre o produto mamare se é indicado ou não, um disco de gel com glicerina e poliacrilamida, obtive informações em cursos que podemos utilizar com segurança óleo de lanolina e leite materno e podemos usar a concha vc tem informações sobre este produto se posso usa-lo com segurança.grata janaina

  15. Olá….
    minha filha nasceu há 2 meses… e eu sempre tive o bico do meu seio plano.. por indicação de uma colega, com 6 meses de gestação comecei a usar as conchas de amamentação para induzir q o bico do seio se formasse… foi bom.. e uso até hoje, pois, estou amamentando e produzo muito leite.. já tentei usar absorvente para seios, pois as vzs a concha machuca… mas meu seio fica muito duro e dolorido.. usando as conchas, o leite vai saindo e eu vou esvaziando enquanto não é a hora de dar de mamar… eu não fico sem a concha.. inclusive, durmo com elas, pois, se eu colocar absorvente para seios, qdo eu acordo meu seio tá duro e dolorido.. (durmo 6h por noite) eu tomo bastante cuidado ao deitar.. mas minha dúvida é: se o bebê deixa de receber todos os nutrientes necessários pois, eu jogo muito leite fora, e, como com as conchas o leite fica livre para sair, o bebê não toma o ”colostro”, que seria o primeiro leite q sai do seio…. Queria saber se tem problema de eu usar as conchas durante 24hrs enquanto eu estiver amamentando. Lembrando q tomo banho todos os dias e lavo as conchas no chuveiro com sabonete e água quente, e enxugo na minha própria toalha, além de deixar de molho 10 min. em água fervida 1x por semana…

    Abraços!

    • Olá Roberta, tb estou usando as conchas desde o nascimento do meu filho, 24 dias, e esta sempre foi a minha dúvida. Agora mais ainda porque ele tá com o coco verde e tem aquele negocio de leite anterior e posterior. Vc conseguiu alguma resposta? Acho que as conchas ajudaram pois não tive fissuras, pelo menos ainda. Mas ainda fico meio pé atrás. abçs

      • Olá Daiane… A pediatra da minha filha disse q ela está super saudável… isso significa q não há nenhum problema… pretendo usas as conchas até o fim da amamentação, pois qdo fico sem e vou dar mamá, o bico do meu seio dói demais…. bjs

    • Ola, Roberta!
      Eu tambem uso a concha principalmente pra deixar o bico formado. Eu tambem tenho muito leite e isso torna-se um problema para as conchas porque elas enchem e esborram! Como você consegue dormir com elas?! Queria trocar ideias.. Qual seu email?!

      • Renata,
        Não é bom dormir com as conchas. Esse ato pode causar mastite, pois a concha pode impedir o escoamento de algum ducto e fazer uma estase láctea. bjs Fabiola Costa

  16. OI COMPREI UMA CONCHA DA LOLLY COM BASE MACIA CONCHA 35S ELA É DURANTE A GESTAÇÃO A PARTIR DE 35 SEMANAS,TENHO O PEITO NORMAL,PORÉM A AORÉOLA DO BICO É SUPER GRANDE,GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ESSE MODELO,PORQUE ACHO QUE O ORIFICIO DA CONCHA NÃO CABERA NA AUREOLA,POR SER MENOR, GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE MESMO ELA SENDO UM MODELO PARA DURANTE A GESTAÇÃO EU POSSO USA-LA NO PÓS PARTO?
    FICO NO AGURADO,OBRIGADA DESDE JÁ.

  17. Meu bebe tem 23 dias e eu ainda sinto dor para amamentar, meu intuito na utilização da concha seria para uma possível formação de bico, qual seria a mais adequada…a rígida?

  18. olá,
    mãe de primeira viagem, nova e cheia de problemas… Kkkkkkk
    meu bb suga que nem um desesperadinho e acabou esfolando muito o seio. Estou usando a concha para não ter que usar o absorvente de seio – que deixa o bico umido e mais suscetível a infecções – e para dar um tempo na ‘chupação’ dele.
    meu seio vaza muito e quando vou coletar o leite para dar pro bb quase não sai leite, e com a concha recolhe bastante leite… pq não posso dar esse leite que é coletado na concha?
    alguma dica para cicatrizar mais rápido para eu poder parar de usar essa concha?
    grata :*

    • Karina,
      O melhor a fazer quando os mamilos estão machucados é deixá-los ao ar livre, sem conchas, protetores de algodão, até mesmo sem sutiã. Colocar no sol naquele horário bom antes das 10hs e depois das 16hs tb pode ajudar. Passar seu leite tb.
      Att,
      Fabiola Costa

  19. olá boa tarde, gostaria de saber qual a marca desta concha para amamentação da foto que aparece neste post. preciso comprar uma concha mas precisa ser deste mesmo modelo da foto e não sei a marca e não estou encontrando em lojas. grato!

  20. Oie…
    Boa Noite!!!
    Meu bb é para o finalzinho desse mês ou o inicio do próximo…
    Tenho seios médios e o bico também não é grande…
    Será que terei algum problema para amamentar?
    Qual concha seria mais certa para eu usar…
    Brigadão!!!

    • A produção de leite não está ligada ao tamanho dos seios. Você deve se sentir confortável com a concha, lembrando que o uso dela aumenta o índice de candidíase na mama e não deve ser usada para dormir. Att, Fabiola Costa

  21. Estou com 32 semanas e comecei a usar a concha igual da foto e começou o bico do peito a ficar com uma cera, esta saindo gotas de leite e estão endurecendo e virando uma cera isso é normal? Aguardo retorno estou preocupada. Att. Débora

  22. Uso as conchas de base rigida,pois a flexivel me deu alergia q e uma pena as de base flexivel nao machuca os seios,sera q existe uma marca melhor?

  23. Olá bom dia! Estou grávida de 32 semanas e preciso usar as conchas, mas estou com medo, pois li que as mesmas fazem o útero contrair. Tive um problema com isso e minha médica receitou Inibina. O posso fazer?

Deixe um comentário